22 agosto, 2011

PCP - O ministério da educação quer encerrar mais escolas no concelho!

clip_image002Foi agora publicada a lista das escolas do Ensino Básico que o Governo PSD/CDS pretende encerrar um pouco por todo o país.

Tal como noutras áreas e matérias, este corte cego em equipamentos essenciais para a formação e educação das nossas crianças terá sérias e muito graves consequências para a qualidade de vida das populações, já que limitará ainda mais, em muitas regiões e concelhos, o acesso pleno ao ensino público e universal, como está consagrado na Constituição da Republica.

No caso concreto de Stª Mª da Feira está previsto o encerramento de 4 escolas: Proselha e Agoncida em Mosteirô; Igreja em Espargo e Goim em Romariz. Além de contrariar mais uma vez a Carta Educativa do Concelho, aprovada em 2003, que o Ministério da tutela e a própria Câmara assim ostensivamente desrespeitam, o fecho destes estabelecimentos de ensino constituirá mais um duro golpe não só para a população daquelas freguesias, como no fundo para todos os feirenses. 

Embora se trate do Concelho mais populoso do Distrito de Aveiro, é conhecida a sua carência absoluta em equipamentos públicos, particularmente no Ensino Básico e Secundário, como amiúde temos denunciado. Nos últimos anos, sobretudo em períodos eleitorais, sucederam-se as promessas e os projectos de novos Centros Escolares que colmatassem esses deficits estruturais em matéria de Educação. Sucede, porém, que lamentavelmente a maior parte ou não saiu sequer do papel ou a sua conclusão e construção está por concretizar, com os resultados conhecidos – aulas em contentores improvisados anos a fio... 

Acresce, no entanto, que todos estes cortes e encerramentos assumem uma dupla gravidade no Concelho de Stª Mª da Feira já que, além de não estarem minimamente asseguradas as soluções alternativas para as crianças e respectivas famílias daquelas escolas, rareiam, como é por demais evidente, os transportes públicos na área do Município e a progressiva transferência dessa responsabilidade para a Câmara implica cada vez mais encargos, agravados pela redução na transferência de verbas para as autarquias locais, apontada no Pacto da Troika e programada pelo Governo PSD/CDS, com o apoio do PS. 

O país e o concelho não podem ser mais depauperados. Os serviços públicos são fundamentais para a vida das populações e para o desenvolvimento das regiões. A sua destruição empobrece a democracia e compromete o nosso futuro!
 
Chega de cortes e encerramentos! Defendamos a escola pública, o ensino universal e gratuito
 
Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP.

1 comentário:

Anónimo disse...

O encerramento das escolas Proselha e Agoncida devesse à conclusão do centro escolar da freguesia de Mosteirô!
Aqui as condições não melhoram para as crianças que irão usufruir deste novo centro escolar?!