08 setembro, 2011

Sanguêdo – também tem o seu Centro

imageOs centros escolares estão tanto na moda, que uma terrinha que não possua uma, quase que pode dizer-se é uma analfabeta! 

Entre muitas virtudes, penso que a sua maioria será usada no próximo livrinho de campanha eleitoral como obra realizada pela freguesia local, seja ela de que partido for! Tudo o que está mal, não é a responsabilidade deles, mas quando é o contrario, lá estão eles de peito aberto para receberem tão pesarosos….elogios!

Ora, uma dessas terriolas que também quer estar com a respectiva foto escolar actualizada é Sanguêdo! 

Devo dizer-vos que tirando o que está mal….está tudo muito bem! 

Não sei se está mal ou bem, mas acho estranho que um centro escolar esteja “vedado” pelos quatro lados com estrada! Com jeitinho até poderia servir de rotunda! 

Ainda mais estranho é o facto de em três dos quatro lados, não haver um centímetro de passeio para as crianças andarem com segurança! Ruas muito movimentadas e que com os carros parados é ainda muito mais perigosa! Sem um passeio?! Mais me parece que o “técnico responsável” pela escolinha tenha feito estágio num país africano onde as auto-estradas são caminhos de cabras! Já viram a quantia de milhares de euros que ali foram gastos?! Não havia meio metro que pudesse ser usado para passeios? Não…é claro que não, porque os putos andarem no meio dos carros encostados à parede, rezando para não serem esmagados ….faz parte das actividades extra-curriculares! 

Ok… já soube que ali na frente da escola, vão fazer uma espécie de estradinha mais elevada! Isto, quando e se houver orçamento! E é seguro?! Uns dirão que sim…outros nem por isso….e mesmo assim pergunto: As ruas laterais apertadas não continuam a ser um perigo?!

8 comentários:

sM disse...

Caro Shrek! Este Centro Escolar tem por base as antigas instalações da Escola Primária. Daí que, naturalmente, não existam passeios nas ruas laterais e na rua da frente. Acha que era viável destruir muros que agora recuperados estão em perfeitas condições?! Claro que é perigoso as crianças andarem na rua sem passeios, mas vamos aguardar que existam outras soluções mais seguras e que não impliquem tantos gastos!
Cumprimentos

Anónimo disse...

Gostaria de deixar uma pergunta ao sM : o que é mais caro um muro novo com passeio ou a morte de uma pessoa?

Anónimo disse...

Estas obras, são aliás como a maioria dos centros escolares uma borrada... projectos fracos, apenas com preocupações pontuais. Quando se enfrentar os projectos como um todo, aí sim consegue-se uma obra controlada em todos os aspetos... Não há segurança (sem recuo de muros, nem passeios), espaços interiores e relações espaciais mal resolvidas. Luz pouco controlada... Enfim. Nada de novo.

sM disse...

Caro anónimo! Aquele escola já existe à muitos anos e nunca lá morreu ninguém atropelado! E caso não conheça a escola, se fossem a derrubar muro e construir um novo para colocar passeios as crianças iriam ficar sem praticamente recreio nenhum! Se tiver em conta que lá estarão cerca de 100 crianças diariamente, onde queria que elas estivessem durante os intervalos? Cumprimentos

Anónimo disse...

Caros leitores a escola estava realmente a precisar de obras pois eu mesmo la andei e aviam varias partes a cairem aos bocados, por as probabilidades de um crianca morrer eram maiores dentro da escola do que na parte de fora. Cumprimentos e gostei muito das suas respostas sM

Anónimo disse...

este sM deve ser um dos arqº que acompanhou as obras :D Para estar tão preocupado...

sM disse...

Caro anónimo que pensou eu ser o Arquiteto daquela escola! Não sou o Arquiteto, nem tenho formação em tal área, assim como se calhar o sr. não tem. Mas como já aqui comentaram é muito mais útil gastar dinheiro arranjando a escola por dentro e dando todas as condições para as crianças poderem estudar e ter o conforto que devem ter. Ou o sr. quando vai a algum sitio com crianças não as deixa andar na rua se não houverem passeios? Em todos os edifícios públicos, ou não, que o sr. frequenta tem passeios à volta? As crianças, em principio, não vão sozinhas para a escola, e pelo menos, no ano passado só saiam da escola quando algum adulto as fosse buscar. O perigo está em qualquer lado, quer existam, ou não, passeios. Desde que haja consciência quer por parte dos adultos que acompanham as crianças, quer por quem conduz nas ruas, os perigos podem ser minorados. E caso não saiba, a entrada principal da escola fica numa estrada de um só sentido e com pouquíssimo movimento, só mesmo os pais que levam os filhos para a escola. Mas cada qual tem direito à sua opinião e por isso é que este é um Blog livre, e que eu apoio, porque informa a sociedade de muitos problemas que se passam em cada freguesia e que muitas dessas pessoas desconhecem. E muitos desses problemas, depois de aqui serem noticiados, são resolvidos no dia, ou dias seguintes, como tem acontecido ultimamente aqui por Sanguêdo! Cumprimentos

Anónimo disse...

Sou a favor das obras na escola, mas contra o edifício exagerado que lá foi levantado!