13 novembro, 2011

CDS esteve em Mozelos com militantes e mundo associativo.

image A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Santa Maria da Feira continua a percorrer o concelho, de forma a conhece-lo ainda melhor e levar as ideias do partido a todos os feirenses. 

Desta vez foi Mozelos a freguesia escolhida. A visita iniciou-se na sexta-feira, dia 4, com um jantar que, para além de diversos dirigentes da Concelhia, contou com cerca de 3 dezenas de militantes e simpatizantes de Mozelos do CDS.

Jantar com boa ementa e boa conversa, que pretendeu ser uma troca de opiniões entre os presentes. Augusto Duarte, membro da Concelhia e coordenador de Mozelos, tomou a palavra e agradeceu a presença de todos, justificou mais de uma dezena de ausentes e lembrou que está na altura de se começar um grande projecto para a freguesia: “aproveitar o que de bom ficou de 2009 e começar a trabalhar por Mozelos”. “Temos de ser uma oposição construtiva mas actuante e sempre presente”, referiu ainda. 

image Alferes Pereira, presidente da estrutura concelhia, elogiou o espírito mobilizador das pessoas de Mozelos, acrescentando que para se ganhar juntas não se pode começar o trabalho 3 meses antes das eleições: “as pessoas não acreditam em projectos políticos feitos em cima do joelho, preferem sempre projectos sustentados e com anos de trabalho”. Lembrou também a nova dinâmica do CDS feirense, acompanhando diariamente os seus autarcas, as estruturas das freguesias e os seus militantes e simpatizantes. “Acreditem que podemos ir longe em 2013, o sonho comanda a vida e com trabalho, organização e tempo iremos conseguir resultados muito bons”. “Mozelos é a vossa terra, lutem por ela pois mais ninguém o fará”. Terminou dizendo que o “CDS concelhio está ao vosso dispor, inclusive através da Assembleia Municipal, pelo deputado Rui Tavares”, dirigente também presente. 

Já no sábado, dia 5, duas reuniões marcadas com o movimento associativo na área do desporto. Primeiro, a Juventude Atlética de Mozelense, com a direcção praticamente toda. O presidente da direcção fez um breve historial da associação, destacando a juventude que garante a continuidade do trabalho da instituição e lembrando das dificuldades do mundo associativo. A grande preocupação desta associação dedicada ao atletismo prende-se com a ausência de uma pista em condições. Segundo a direcção, a de Sanfins é a única com medidas oficiais, mas também tem mau piso. A solução avançada pelos responsáveis da JAM consiste em adaptar a pista de Sanfins e colocar tartan, solução simples e não muito dispendiosa. A nova sede da associação no edifício de outra associação também foi questão aflorada. 

Alferes Pereira agradeceu a reunião, dizendo que o CDS estava ali sobretudo para ouvir, prontificando o partido para tudo o que entendessem. Ressalvou que desporto não é só futebol, mostrou-se satisfeito pela solução para a sede pois “não faz sentido uma associação sozinha num edifício, sendo mais fácil para todos dividir espaços e diminuir custos”. Terminou assinalando a quantidade de troféus da JAM, “prova do seu trabalho meritório na sociedade”.
Segunda visita, Futebol Clube de Mozelos. Ainda se assistiu à parte final do jogo da equipa, em Pousadela, Nogueira de Regedoura. Isto porque a equipa Mozelense não tem campo próprio. Esse seria, de resto, um dos assuntos mais conversados na reunião com a direcção do clube, já na sede, em Mozelos. De facto, o campo de jogos/estádio há muito que está prometido mas nunca mais vê a luz do dia. O presidente do FCM já por diversas vezes alertou a Junta de Mozelos para essa necessidade. Enunciou a capacidade mobilizadora da instituição e o franco crescimento desta. 

image

O presidente da concelhia do CDS compreendeu a mágoa desta associação em relação ao campo, afirmando que merecem, sem dúvida, um espaço próprio, embora seja necessário “lembrarmo-nos dos tempos difíceis em que vivemos”. “O deporto é fundamental para a juventude, e não só, e as instituições que trabalham e lutam por esse ideal merecem ter as condições mínimas”. Alferes Pereira agradeceu a reunião, colocando o CDS à disposição do Futebol Clube de Mozelos. 

Nas duas visitas, o CDS Mozelense, através de Augusto Duarte, entregou um projecto para a construção de diversas infraestruturas desportivas e constituição de uma federação que albergasse todas as associações da terra, tendo 3 objectivos: 

1 – Agregação dos diversos equipamentos desportivos (e não só) da freguesia;
2 - Maior peso institucional para conseguir meios para essas associações;
3 – Diminuição drástica de despesas de funcionamento de cada associação. 

O projecto está aberto a discussão, sendo apenas uma base de trabalho, aceitando-se críticas e melhorias. É fundamental a envolvência de todas as forças vivas da terra.

Sem comentários: