07 fevereiro, 2012

Governo é culpado pelo caos no hospital de Aveiro

A falta de macas disponíveis no hospital está a causar, tal como foi particularmente visível no dia de ontem, graves constrangimentos nas corporações de bombeiros da região. 

Sem macas em número suficiente, o hospital vê-se assim obrigado a recorrer às dos bombeiros, retendo as tripulações durante horas. 

Para o BE este hospital, tal como todos os outros têm que ter macas suficientes, não podendo ser os bombeiros a disponibiliza-las, ficando muitas vezes as ambulâncias impossibilitadas de serem usadas por falta de macas, colocando em causa o socorro às populações.

Por outro lado, a falta de capacidade do hospital conduziu também à insuficiência de vagas no internamento e nos serviços de pediatria, obrigando os pacientes a permanecer nos corredores das Urgências ou do Serviço de Observação durante varias horas. No pico do congestionamento, os acompanhantes dos utentes das urgências foram mesmo obrigados a retirarem-se, devido à falta de espaço, numa clara violação da lei recentemente aprovada, por proposta do Bloco de Esquerda, que institui o direito de todos os pacientes das urgências ao acompanhamento dos seus familiares.

A situação que se vive no hospital de Aveiro é um reflexo das dificuldades enfrentadas pelas unidades do Sistema Nacional de Saúde por todo o país, e que se agravam à medida que a austeridade reduz o investimento na saúde pública em Portugal. Com efeito, se os cortes orçamentais se mantiverem, este será o cenário mais provável na maioria dos hospitais em Portugal. Ou seja, uma situação em que o serviço público nacional de saúde deixa de conseguir dar resposta às necessidades da sua população, empurrando os mais abastados para o privado, e os mais pobres para serviços de cada vez menor qualidade. O Bloco de Esquerda opõe-se a esta politica de destruição do SNS e exige respostas do Governo relativamente ao ocorrido no Hospital de Aveiro.  

O deputado do BE eleito por Aveiro já questionou o Ministro da Saúde. Ler aqui as perguntas
 
Bloco de Esquerda Distrital de Aveiro

Sem comentários: