11 fevereiro, 2012

Jornalismo? Não, bisbilhotice é que é

image Uma câmara da TVI, ao que dizem indiscreta, eu chamo-lhe bisbilhoteira, apanhou o nosso Ministro das Finanças a falar ao ouvido do seu homólogo alemão. Podiam falar de muita coisa, falavam da nossa vida e tratavam dela também. E bem.

Já mal acho eu é o teor da conversa, que pelas imagens parecia ser particular e intima, ser revelado. Mas pior ainda me parece, é o jornalista usar uma câmara/espia, pois ignorante como sou na matéria, julgo que aquilo de captar à distância o que se sussurra ao ouvido, não é para qualquer maquineta.

E já agora até posso especular, com o que aquele engenho-atrevidote já teria gravado de comprometedor para outros intervenientes, sem estes se aperceberem? E que uso poderão vir a ter por parte de quem os captou?

Tudo isto nos devia fazer pensar e parar para reflectir sobre este arremedo de Big Brother Qual quê Cavalgou-se foi esta libertinagem, a começar pelos políticos.

Estes andam nesta altura mais interessados em apanhar os seus adversários mais pelas gaffes do que pelas ideias que possam transmitir. Dá-me a entender que no pressuposto que pela boca morre o peixe, partem para a matança sem se cuidarem e acabarem é por cair no ridículo.

Então aquele com cara de acólito, foi o primeiro a chegar-se à frente e a vangloriar-se também de ter sido o primeiro a falar em Portugal e em voz alta do que os Ministros falaram em voz baixa no parlamento europeu. Dêem-lhe a taça, antes que desapareça.

Não compreendo onde é que anda aquela entidade que zela pela nossa privacidade e sempre tão zelosa a dificultar quem queira, para nossa segurança, montar câmaras de observação num qualquer espaço público. Imagens que diga-se são tomadas em modo panorâmico e sem som, ao contrário destas, filmadas ao pormenor, em grande plano e audíveis. Onde ande andam esses senhores, que nada têm a dizer?
Pois digo-lhes eu. A caixa de Pandorra está aí, prontinha a ser aberta. Se é que já não foi.

8 comentários:

Anónimo disse...

E se o seu colega alemão lhe tem bichanado ao ouvido que lhe ía mandar fruta fresca ao hotel. O que faria o jornalista da gravação desta conversa? É esse o problema aqui muito bem levantado.

Anónimo disse...

Li num jornal de ontem que o governo alemão protestou em Bruxelas e que a comissão da comunicação social do parlamento europeu está a pensar agir contra a tomada das imagens.

Anónimo disse...

Muito bem colocada a questão. É uma vergonha. Podemos ter maus politicos e infelizmente até serão muitos. Mas temos ainda muitos mais e piores jornalistas. Importa é sangue, quanto pior melhor. Informar - não sabem o que é.

Anónimo disse...

"O vídeo, que entretanto foi parar ao Youtube, mereceu também a atenção das redacções de informação na Alemanha. Na edição online da revista Spiegel, a notícia vai muito para além da disponibilidade alemã para rever o cumprimento do pacote de austeridade em troca do empréstimo internacional de 78 mil milhões de euros concedido a Portugal. “A postura corporal e o tom de Schäubel têm o seu quê de paternalista, o seu colega português está, mesmo assim, visivelmente satisfeito e agradece-lhe educadamente”, descreve a Spiegel.

No jornal Handelsblatt, especializado em assuntos económicos, o tema dá origem ao título “Depois da Grécia, segue-se Portugal”. “O plano de resgate da Grécia ainda não está fechado e, no entanto, a atenção já está virada para outro país em crise. Num vídeo, Schäubel fala pela primeira vez sobre um novo programa de ajuda a Portugal”, noticia o mesmo periódico na sua edição online."

Notícia do Público, disponível aqui: http://m.publico.pt/Detail/1533137

Recomendo também a leitura, na Der Spiegel, disto: http://www.spiegel.de/international/europe/0,1518,814500,00.html

Para que se perceba, sem hipocrisias, por que motivos isto cada vez se parece mais com a Casinha de Chocolate dos Irmãos Grimm: "- Comam, comam, meus meninos, comam tudo...".

Pedro A.

Anónimo disse...

O homem chama-se Schäuble e não Schäubel ...

Anónimo disse...

Há gente muito atenta. Bem haja.

Anónimo disse...

JORNALISMO BREJEIRO E DEPLORÁVEL... NESTE PAÍS É MESMO ASSIM, VALE TUDO MESMO! O PIOR É QUE FOI PREMEDITADO, NÃO FOI CASUAL OU OS MICROS DOS PRÓPRIOS INTERVENIENTES ESTAVAM LIGADOS... ENFIM...

Anónimo disse...

Temos os eleitores Alemães a mandar em Portugal... e há gente a aplaudir.