02 abril, 2012

Jovem salva idosa de casa a arder

image Diogo Gomes nem pensou duas vezes quando passava na rua da Várzea, em Arrifana, Santa Maria da Feira, e reparou em fumo negro a sair de uma residência. "Assim que vi a dona da casa corri para ela, pedi-lhe para sair dali enquanto fui à cozinha para tentar desligar o gás e tirar a botija para evitar que explodisse", conta ao CM o jovem de 21 anos.

Tudo aconteceu ao início da tarde de ontem. "Foi uma aflição porque a botija estava muito quente e mesmo com panos não conseguia manuseá-la", explica. Foi então que as chamas atingiram a botija. "Procurei manter a calma, até porque a senhora veio atrás de mim e começou a ficar desorientada", acrescenta.
Sem conseguir apagar o fogo e com a idosa Ermelinda Marques, de 79 anos, a desfalecer, Diogo pegou-lhe no braço e levou-a para fora de casa. "Estava com muito medo e só quando o vi é que fiquei descansada", diz a namorada Filipa Jesus, que ficou no exterior com dois amigos do casal. "Na altura não tive medo, não pensei em nada, acho que foi instintivo", afirma Diogo, que correu depois para os bombeiros de Arrifana. Entretanto, o marido da idosa chegou a casa.
Em poucos minutos, os bombeiros extinguiram as chamas. Diogo sofreu queimaduras superficiais num dedo e intoxicação por inalação de fumo, tal como a idosa. Os dois foram ao hospital. O incêndio teve início num forno onde Ermelinda fazia um assado. Saiu de casa para ir à missa e quando regressou tinha o forno em chamas.
in CM

Sem comentários: