13 junho, 2012

Prémio Manuel Laranjeira 2012 para António Joaquim

image O Prémio Manuel Laranjeira, neste ano 2012, data em que se celebra o centenário da morte deste pensador e humanista, natural de Mozelos, será entregue, no dia 30 de Junho, pelas 15,30 h., no salão da Junta de Freguesia, o qual distinguirá uma personalidade do concelho da Feira que é reconhecida internacionalmente. É um homem de grande capacidade artística, que ficou intimamente ligado a esta localidade por ter retratado Manuel Laranjeira e desenhado, para uma magnífica coleção de postais a imagem do monumento erigido, no parque do Murado, em Mozelos.

António Joaquim nasceu na freguesia de Travanca, concelho de Santa Maria da Feira, no dia mundial da criança, em 1925, dedicou mais de meio século à pintura e os seus quadros estão espalhados por todo o mundo. 

Sobre ele já se disseram as coisas mais extraordinárias: 

Que “é um pintor de almas”… Que os seus quadros são “mensagens de luz, cor e emoções, transmitidas de forma clara e calorosa”… Que “traça com seus pinceis, telas onde vibram as paisagens”… Que “atendeu ao chamado do poeta e pinta Portugal, mar e rio, cidades e aldeias, a serra e o porto, a claridade e o mistério”… 

As crianças da sua terra natal falam dele como uma dádiva divina. 

Privou com as mais altas individualidades e manteve-se igual a si mesmo: simples e verdadeiro. 

Aceitou com agrado estar presente neste nosso humilde reconhecimento. 

Disse recentemente que “a idade não nos pode inibir de sonhar… e que o melhor obra é aquela que está ainda por fazer…” 

Reconhece que pinta “com alma e emoção”, que se serve da “cor, do ambiente, das neblinas que contêm um mistério…” 

O centenário da morte de Manuel Laranjeira ficará para sempre marcado pelas cores da beleza e da vida, do prazer e do sofrimento, celebrados nas pinturas de António Joaquim… que será distinguido pelo GDC, em Mozelos, neste ano de 2012, com o Prémio Manuel Laranjeira.

4 comentários:

Anónimo disse...

Felicitamos o Autor do Blog pela sensibilidade demonstrada no comentário àcerca do Pintor António Joaquim.
E ficamos muito honrados porque foi, de facto, no King's Bar em Ramil-Vergada que foi traçada a ideia da proposição de António Joaquim para o melhor Prémio Artístico que Mozelos atribui.
É uma honra para o Artista, mas é uma grande honra para a Colectividade que atribui a homenagem.

Anónimo disse...

concordo que seja um justo reconhecimento pelo trabalho do artista.Não concordo é com o comentador anterior,quando diz que o tal bar se situa em Ramil Vergada.Não confunda,Ramil-Argoncilhe Vergada Mozelos.O seu a seu dono.

Anónimo disse...

O certo, porém, é que foi em Ramil que primeiro se celebrou o Centenário de Manuel Laranjeira!
Foi em Ramil-Vergada que nasceu a ideia de homenagear António Joaquim!
Ramil-Vergada é grande!...

Anónimo disse...

Pelo que me é dado saber,o Laranjeira foi um artista,mas mais se salientou na área das bebedeiras e outras piores bagabundices,foi o que ouvi.de qualquer forma se tornou famoso e isso é quanto basta