24 junho, 2012

Tuna Musical Mozelense – 122 anos

image
A Tuna Musical Mozelense foi fundada em 24 de Junho de 1890 por um grupo de Mozelenses, tendo nessa data a designação de “Troupe Mouzelense”.

Em 17 de Agosto de 1913, data em que é hasteada pela primeira vez a bandeira, foi tirada uma fotografia ao Grupo, sendo esta a mais antiga recordação no espólio desta colectividade, na altura composta por 33 elementos.

Na década de 30, um grupo de dissidentes formou um outro agrupamento a que foi dado o nome de Tuna Nova de Mozelos, que ao dissolver-se veio dar um maior dinamismo à Tuna Musical Mozelense, cuja denominação havia já adquirido a “Troupe Mozelense” em 1920.

Em 10 de Janeiro de 1977 constitui-se em Associação Cultural, Beneficente e Recreativa, tendo como sede a Vila de Mozelos, concelho de Santa Maria da Feira.

Em 28 de Julho de 1980, foi lançada a primeira pedra para a construção da sua sede, que será oficialmente inaugurada no decorrer das comemorações do seu primeiro centenário, e que se fica a dever à boa vontade e sacrifício dos muitos amigos desta Colectividade.

Em 1990, enquadrado, ainda, nas comemorações do seu primeiro Centenário, a T.M.M. grava o seu primeiro “LP”, com o título “Olá Mozelos”.

Em 1993, a T.M.M. grava a sua primeira cassete áudio.

Em 14 de Maio de 1990 é concedida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira o título de mérito municipal.

Em 1991 é concedido pelo Governo da República Portuguesa o título de Associação de utilidade pública.

1 comentário:

Anónimo disse...

´Muitissimo obrigado pelo relatar do percursso desta associação.ainda temos em Mozelos algo de muito valor.