29 setembro, 2012

Amadeu Albergaria: “devemos apoiar todas as iniciativas que valorizem a cortiça”

O deputado lembrou que somos o maior produtor mundial de cortiça e que lideramos a sua exportação.
Amadeu Albergaria manifestou, esta sexta-feira, a concordância do PSD com o Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que promova uma ampla discussão junto das instituições europeias com objectivo de consagrar a introdução, na rotulagem dos produtos vinícolas, da menção facultativa do tipo de vedante utilizado. No entender do deputado o Governo português deve liderar esta discussão junto das instituições e dos seus Parceiros europeus.

“Somos o maior produtor mundial de cortiça, lideramos as suas exportações, a fileira da cortiça representa 2% das exportações, existem cerca de 600 empresas a laborar no sector e 9000 pessoas trabalham na indústria da cortiça. Não tenho dúvida que os consumidores apreciam a rolha de cortiça e que devemos apoiar todas as iniciativas que visem valorizar este vedante natural em relação aos seus concorrentes sintéticos”.
O deputado realçou que a própria Organização Internacional da Vinha e do Vinho recomendou a utilização da cortiça e que a própria sociedade cível portuguesa já está alerta para esta matéria tendo mesmo apresentado uma Petição que solicitava que passasse a constar nos rótulos qual o tipo de vedante utilizado.
Quanto à postura do PSD, Amadeu Albergaria enfatizou que “afirmamos na altura e mantemos, que devem ser encontradas as soluções legislativas adequadas à defesa da competitividade dos vinhos portugueses nos vários mercados e ao direito que os consumidores têm de obter a informação que lhes permita exercer de forma mais esclarecida as suas opções de compra. Concordamos que os consumidores devam ter acesso ao maior leque possível de informação sobre o produto que vão comprar, ideia que se visa neste Projeto”.
A terminar a sua intervenção o social-democrata recordou que no passado dia 21 de Setembro, realizou-se a 3ª Gala Anual da Cortiça, promovida pela Associação Portuguesa da Cortiça, onde a Assembleia da República foi distinguida com o Prémio Mérito pela elevação do sobreiro a árvore nacional. “Na verdade a Assembleia da República tem demonstrado uma constante preocupação e empenho com todas as questões relacionadas com o montado e a fileira da cortiça e os grupos parlamentares têm conseguido criar os consensos necessários. Este Projeto de Resolução é mais um contributo nesse sentido e merecerá o nosso voto favorável”.



Sem comentários: