24 setembro, 2012

Olimpíadas da Física: Portugal conquista três medalhas

Olimpadas da Fsica: Portugal conquista trs medalhas
Equipa portuguesa na XVII Olimpíada Ibero-americana de Física que decorreu em Granada, Espanha, de 16 a 23 de Setembro 

A equipa portuguesa que se apresentou em Granada, Espanha, para competir nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física, voltou para casa com uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze.

Os líderes de equipa que acompanharam a delegação lusa a Espanha, os professores Fernando Nogueira e Orlando Oliveira, fazem um balanço muito positivo: “É um ótimo resultado, ficámos separados da segunda medalha de ouro por algumas décimas, o que seria um resultado histórico. Portugal obteve os 2º e 7º lugares da classificação geral, o que é excelente.”

Os docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) destacam “o bom desempenho dos portugueses na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao seu trabalho de preparação ao longo do ano, para além da escola".

"É preciso recordar que a componente experimental do ensino secundário português é praticamente inexistente, ao contrário do que se passa noutros países”, sublinharam os docentes em comunicado de imprensa da FCTUC.

A medalha de ouro foi conquistada por João Ricardo Pais Correia (Escola de Santa Maria da Feira), a de prata por Pedro Manuel Vianez (Escola Eça de Queirós) e a de bronze por João Nuno Pereira Lourenço (Escola Filipa de Vilhena, Porto).

63 alunos de 18 países


As Olimpíadas contaram com a participação de 63 estudantes finalistas do ensino secundário de 18 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental), o vencedor foi um estudante de Espanha.

As participações nas Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência e da Agência Ciência Viva.

O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark! de Física para jovens, com o apoio do programa operacional QREN-Mais C.
in BN

Sem comentários: