06 setembro, 2012

Trabalhadores de fábrica de papel em Stª Maria da Feira sem trabalho e sem cartas de despedimento

Os trabalhadores da fábrica de papel Sosac, que a semana passada encerrou a laboração, em S. Paio de Oleiros, estão até hoje a ocupar as instalações dessa empresa inativa, reclamando as cartas de despedimento que a administração ainda não entregou.

Produzindo sacos de papel para padarias e rações, entre outros artigos, a firma não tem salários em dívida para com esses 19 operários, mas já lhes terá comunicado "que a empresa está falida e não vai trabalhar mais, e que não pode dar as cartas de despedimento a ninguém". 

O relato é de Jairo Fontes, que trabalhando na Sosac há cinco anos, se vê assim "no desemprego, mas sem os devidos direitos", com a esposa, que também é funcionária da casa desde 2006. 

"O patrão ou desaparece ou fecha-se no escritório sem falar com ninguém, mas já nos disse que a empresa está falida e que não há volta a dar ao assunto", conta o operário à Lusa. "O problema maior é que nós não podemos pedir o subsídio de desemprego enquanto ele não nos der a carta de despedimento e ele diz que não vai haver nada disso, porque o antigo sócio é que era responsável por essas coisas e não sabe dele para assinar os tais papéis". 

Jairo Fontes garante que o referido empresário já terá vendido a sua participação na empresa há quatro meses e que, "na prática, o trabalho sempre correu bem sem ele", pelo que o argumento da sua ausência será agora "só uma desculpa". 

Nélson Silva, que trabalha na fábrica há 21 anos, 11 dos quais já sob a atual designação da empresa, defende que "isto é tudo um esquema para a Sosac passar para a Sacocel, que é outra empresa do mesmo grupo". 

O operário admite que o pessoal da casa "nem se importa muito, porque já ninguém aguentava a pressão louca dos últimos quatro meses, para se trabalhar mais e fazer mais horas", mas realça que "ficar sem as cartas de despedimento é que não pode ser". 

Nélson Silva garante, aliás, que "nunca faltou trabalho" à Sosac, o que encara como uma agravante do problema. "É uma vergonha fazerem isto agora, quando a empresa sempre esteve cheia de encomendas, toda a gente fazia horas extraordinárias e ainda há um mês o patrão contratou uns trabalhadores reformados para cá virem fazer umas horas". 

A Sosac - Sacos e Saquetas Lda tem instalações na Rua Joaquim Francisco Couto, em Oleiros. A Sacocel - Sociedade Produtora de Embalagens de Papel tem sede na mesma morada, também no número 440. 

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar telefonicamente ambas as empresas. O número da Sosac estava inoperacional; no da Socacel não houve atendimento

Lusa/Fim









1 comentário:

GáGá disse...

E ainda se esqueceram de dois funcionarios em Marrocos, que foram instalar a maquina que venderam, aguardam os bilhetes de volta