14 outubro, 2012

CDU - Fornos

imageConseguimos!

A Coligação Democrática Unitária saúda todos os Fornenses pelo empenho e participação demonstrada, nas iniciativas em prol da manutenção da autonomia da freguesia. 

Os Fornenses provaram que são uma população de cidadãos praticantes, que não se abstém de tomar o seu destino em mãos, nem renegam a sua história e identidade próprias. De forma inequívoca a maioria da população rejeitou totalmente a possibilidade da freguesia de Fornos vir a ser extinta, ao ser unida a uma outra qualquer freguesia vizinha, no caso, a da Feira.

Como é seu atributo, a Coligação Democrática Unitária cedo se apercebeu do perigo que constituía para o poder autárquico democrático, uma das mais marcantes conquistas de Abril, aquilo a que alguns chamavam de “Reorganização Administrativa Territorial Autárquica”. Logo no Inicio de Dezembro de 2011, tornamos público através de comunicado, a nossa posição em relação à referida lei e, ao que se dizia ser a proposta para a nossa freguesia. 

Em Janeiro de 2012, dada a passividade que se ia assistindo localmente, decidimos alertar a população mais desavisada, através da colocação de faixas prevenindo para a eminente extinção da freguesia. Fizemos sair novamente a nossa posição em comunicado. 

Em Julho, quando o tempo para se tomar uma decisão se encaminhava para o fim, quando já era visível algum desalento na população que dava o facto da extinção da freguesia como consumado, a Assembleia de Freguesia de Fornos abriu-se à população e ouviu-a. Por unanimidade foi decidido refutar a extinção da freguesia como propunha a câmara, ficando já ali mandatada a assembleia para redigir um documento com os argumentos justificativos para essa tomada de posição, bem como, seria elaborado um “abaixo-assinado” que percorreria a freguesia. Todos os eleitos locais foram igualmente unânimes em corroborar estas posições. 

A C.D.U. Fornos, tendo-se comprometido com estas orientações, organizou-se e, com todo o empenho que lhe é reconhecido obteve 1430 assinaturas, num cômputo das 1670 assinaturas conseguidas. 

Foram 1670 cidadãos eleitores Fornenses que firmaram por seu punho, acompanhado dos números de identificação e de eleitor, a indignação que lhes transmitia a proposta aventada pelo grupo técnico a pedido da câmara municipal da Feira. Foi portanto um rotundo e significativo NÃO! 

A freguesia manterá assim a sua junta de freguesia como ponto de apoio à população enquanto poder de proximidade, tantas vezes o último e único elo de organização social para a nossa população. Continuaremos a poder contar com a junta enquanto órgão colegial e democrático, para o qual cada um de nós enquanto cidadãos eleitores tem uma palavra a dizer. Com a vitória da razão, que sempre soubemos que nos assistia, manteremos o último vínculo ao estado, na defesa dos nossos interesses e anseios coletivos, dentro do nosso espaço demográfico. Estamos igualmente convictos de que se nada fosse feito estaria hoje consumada a funesta proposta da câmara municipal da Feira, disso não temos a menor dúvida. 

Poderemos pois, às gerações futuras de Fornenses deixar um legado que tem mais de oito séculos de história, que a alguns parece que pouco ou nada importar, mas não andaremos depois com desculpas mais ou menos esfarrapadas por nada termos feito. 

Estamos orgulhosos mas não estamos distraídos, pois, sabemos que ainda há caminho a percorrer que pode trazer dissabores, pois estes senhores que nos governam estão mais virados para o mercantilismo economicista do que interessados em atender os anseios das populações! 

Só vence quem luta!
P’la CDU FORNOS
Manuel Soares da Silva











Sem comentários: