16 outubro, 2012

nota de imprensa do PCP reunião de 11 de Outubro

clip_image002
Reunida no passado dia 11 de Outubro, a Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP analisou detalhadamente a evolução da situação política e social e as suas repercussões no Concelho e planificou a sua intervenção para os próximos meses.

1.
Correspondendo ao agravamento brutal da situação do país e do desastre para que a política de direita e o Pacto de Agressão, que PS, PSD e CDS assinaram, nos estão a conduzir, também aqui os feirenses sentem os efeitos desse rumo desastroso. Desde logo no número recorde de d
 
esempregados registados: no mês de Agosto ultrapassara já, pela primeira vez, os 10 mil. O que, como é reconhecido, peca por defeito pois, segundo os cálculos, e com base nos dados do próprio Instituto Nacional de Estatística, o número real de desempregados no Concelho é cerca dos 20 mil, com todas consequências dramáticas para a vida e sobrevivência de quem é atingido por este flagelo e para as suas famílias, e do mesmo modo para o próprio equilíbrio social e o futuro do Município. Como se isto não bastasse, sucedem-se com crescente frequência mais notícias e informações de processos de encerramento e insolvência (Sosac, ICL e ICAL, Mundial e outras) muitas delas de carácter fraudulento, despedimentos e alastramento da precariedade um pouco por todo o Concelho. Micro, pequenas e mesmo médias empresas, asfixiadas pela política das troikas, pela falta de apoios e crédito bancário e com a subida de impostos, fecham portas, aumentando ainda mais o desemprego e a recessão entre os feirenses. Aqui, porém, e no lado oposto, consequência directa desta mesma política de favorecimento ao capital, regista-se a concentração crescente dos grandes grupos económicos, não só no sector da cortiça, onde é cada vez mais esmagadora, mas agora igualmente na grande distribuição, que tem recebido no Concelho, é bom salientar, todas benesses e apoios do Executivo PSD.
2.
Mas, além da grave situação social no Município, a Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP, regista e denuncia a total inoperância e atavismo da gestão autárquica do PSD na resolução dos contínuos e sérios constrangimentos estruturais que subsistem no Concelho mais populoso do Distrito de Aveiro. Não contente com o facto de ser a primeira responsável pelo atraso de várias décadas na implementação de obras fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida dos feirenses, (caso do saneamento, rede de transportes, etc.), a maioria social-democrata na Câmara, em total consonância com a proposta do Governo PSD/CDS de eliminar centenas e centenas de Juntas, vem agora apresentar, à total revelia de todos, das populações, dos eleitos, quase como um facto consumado, a extinção de várias freguesias o que representaria uma verdadeira machadada no poder local e na sua principal função de aproximar as populações dos órgãos autárquicos e da resolução dos seus problemas.
3.
Foram ainda temas de debate ao longo da reunião, a luta e resistência dos trabalhadores e de amplos sectores da população contra a política e as medidas do Governo e que tiveram particular expressão de massas na grandiosa manifestação do passado dia 29 de Setembro em Lisboa, convocada pela CGTP, e mais recentemente na Marcha contra o desemprego, que passou inclusive por várias empresas e localidades do Concelho, onde foi manifesta o apoio e solidariedade da população. Luta que terá que prosseguir ainda mais forte, nomeadamente com a convocação da Greve Geral do próximo dia 14 de Novembro, para a preparação e mobilização da qual os comunistas feirenses darão todo o seu empenho.
Mas no centro das preocupações do órgão de direcção do PCP do Concelho estiveram igualmente as próximas 3 grandes realizações do partido: a VIII Assembleia da Organização Concelhia em 20 de Outubro, um Comício Distrital em Oliveira de Azeméis em 4 de Novembro com o Secretário-Geral Jerónimo de Sousa e o XIX Congresso do PCP a 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro em Almada, sob o lema ” Democracia e Socialismo – os valores de Abril no futuro de Portugal “
Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP










1 comentário:

Anónimo disse...

No meu entender,estamos a colher os frutos das sementes dos cravos de abril.São os tais valores de abril no presente de Portugal.