26 outubro, 2005

Gripe das Aves em Santa Maria da Feira

“Internado produtor de aves, após várias mortes de galinhas na sua produção agrícola.”
Abertura do Jornal da Tarde, na RTP

“Uma pessoa encontra-se sob vigilância médica no Hospital de S. Sebastião, Santa Maria da Feira, depois de várias das suas galinhas terem morrido sem causa ainda conhecida, afirmou ontem à noite o director-geral de Saúde.”
Correio da manhã

“Uma pessoa encontra-se sob vigilância médica no Hospital de S. Sebastião, Santa Maria da Feira, depois de várias galinhas da sua exploração terem morrido sem causa ainda conhecida.”
Rádio Renascença


Um dia para entrar para os anais da história de Mozelos, Santa Maria da Feira.
Por um bom e mau motivo.
Mau, pela suspeita pela primeira vez de um caso de gripe da aves em Portugal, bom, porque afinal, não havia nada e Mozelos foi o centro de informação (desinformação) do pais.
Desde a RTP, a TVI, 24 HORAS, CORREIO DA MANHÃ, e muitos outros, todos estiveram nesta nossa vila, claro que não disseram exactamente a palavra Mozelos, mas também como esta seria mal dita, foi melhor assim. Pois de facto em outras ocasiões dizem “MUZELOS” ao invés de “MOZELOS”, mas isso é outra história.
Agora o mais importante:
Ontem, segunda feira, o Zé, conhecido por muitos por “Zé do Café”, foi ao veterinário, pois algumas das suas galinhas morreram sem explicação aparente, ao falar com o veterinário, disse-lhe que também estava com gripe, ás tantas já tinha a gripe das aves.
O veterinário, disse-lhe que pelo sim pelo não, era aconselhável consultar um médico, pois nunca se poderia saber o que de facto poderia estar para acontecer. Assim o Zé fez! …foi a uma urgência no Hospital S. Sebastião e contou o sucedido, logo lhe foi dito que em principio se tratava de uma gripe normal, e que não haveria qualquer ligação com a gripe das aves. Mas iriam ser tomadas as medidas adequadas como prevenção Em todo o caso, foi-lhe pedido para não espalhar a notícia, nem mesmo aos vizinhos, para não causar algum tipo de alarme.
Contudo, hoje de manhã muito cedo e para espanto de muita gente, principalmente para os familiares, um Jornalista da RTP, estavam em casa do dito senhor, á procura de notícias, não tardaria muito as outras televisões estarem presentes. E afinal quem espalhou a noticia?
O senhor, que em principio era para ter alta pelas 20.00 horas, não a teve ainda, pois estão á espera de um último exame das galinhas entretanto levadas para analisar.
Agora conclusão:

Os Jornalistas são uns inventores/ contadores de Histórias.
Vamos por partes:
O senhor José, não é, nem nunca foi produtor de aves; muitos menos possuí alguma exploração agrícola.
O senhor tem um estabelecimento de fabrico e venda de móveis, e tem um pequeno quintal, onde possuía 10 (DEZ) galinhas, tendo morrido apenas 2 (DUAS) e uma estaria doente.
Hoje mesmo quem veio buscar as galinhas para exame, eram para levar a “DOENTE”, porém quando já estavam de partida, receberam um telefonema de alguém de cima, onde mandaram levar as restantes galinhas, por acaso, eram apenas 8 (OITO).
…Ora chamar criador de Aves, a alguém que vende Moveis.
…Ora chamar Exploração agrícola a quem tem algumas dezenas de metros quadrados de terreno e onde estão DEZ galinhas, não é informação. É mesmo incompetência.
…Para terminar, é extraordinário como eles (jornalistas) tiveram tanta ânsia de informar, melhor, mentir, que nenhum teve os olhos necessários, para ver que mesmo coladinho á dita exploração agrícola, tem uma ESCOLA PRIMÁRIA.
Enfim, é o país que temos….

Sem comentários: