23 abril, 2006

A minha opinião…

Voltando novamente ao tema do momento que é o encerramento da escola de Manhôce, quero aqui deixar algumas ideias pessoais sobre o assunto.
Antes de mais, quero deixar claro que este blog não é, nunca foi, nem será de direita, esquerda ou centro. Aqui é um sítio onde de forma livre, aberta e com respeito por todos, escrevemos as nossas opiniões ou transcrevemos a dos outros.
Como repararam, durante esta semana, estive mais do que nunca atento ao caso do encerramento da dita escola. Quero desde já, agradecer à associação de pais a forma simpática como me trataram, assim como agradeço a confiança que depositaram em mim sobre alguns acontecimentos para os quais estavam preparados.
Não querendo alongar-me em demasia, pois teria de fazer outro blog para o efeito, considero que sexta-feira esclareci algumas das minhas dúvidas. Claro que uma maior análise atenta à Carta Educativa também ajudou.
Com a excelente participação e explicação da Associação de Pais e a FAPFEIRA, cheguei à conclusão de que não há nenhuma explicação lógica para o encerramento da dita.
Quando se sabe que professores das várias escolas arrifanenses reconhecem que a de Manhôce é a que tem melhor estrutura física e ambiental; que tem mais que 10 alunos ( 1º razão para possível encerramento); tem mais de 20 alunos, com taxas de aproveitamento acima da média nacional (2º Factor para encerramento); tem mais de 30 alunos (escolas com menos de 30, podem fechar), tem 4 salas, etc, etc, etc…..
Quando vemos (peço desculpa se estou errado) que Arrifana tem quatro escolas, com 5, 4, 3 e 2 salas respectivamente, sendo fechada a que tem 4 salas. Quando se ouve o orador da FAPFEIRA, a dizer que serão necessárias 12 salas de aula para todos os alunos, então qual a razão de se fechar 4 para se construir duas salas novas? Como o referiu, neste caso, o bom censo aconselha a transferência de duas turmas para Manhôce, e nunca o seu fecho.
Ainda é referido que neste momento todos devem ser intervenientes e não meros espectadores. Como é possível ter-se apresentado este processo aos pais como um facto já consumado? Realmente acabaram por ser espectadores passivos! Mas de um jogo viciado e visto muito para além do seu términos, na gíria futebolística, acabaram por ver o jogo em diferido.
Agora pergunto:
Será mesmo que o encerramento foi consumado de forma oficiosa em reunião informal nos bombeiros de Arrifana? DREN, CAE, JUNTA e CAMBRA?
Porque será que o presidente da Junta de Arrifana de forma não oficial assume ser contra o encerramento da escola, mas não o faz publicamente?
Porque será que o Barbinhas da Cambra diz que é sempre a favor do melhor para os alunos, mas não assume o que isso significa ou o que pretende com essa afirmação? Diga e explique apenas se é contra ou a favor do seu fecho. É apenas isso o que os pais querem saber. Já agora a quem o senhor pergunta o que é melhor para a dita escola? Em nenhum documento oficial refere, se é bom para a educação que tal escola tenha de fechar ou não. O senhor não é nem nunca foi alguém ligado à educação. Apenas pode ter uma perspectiva politica.
E, como politico que é, será que é essa a razão de não assumir se é contra ou a favor? Será por isso que lhe dá jeito fechar a escola e assim poder receber dinheiro do estado para construir mais obra, e assim poder alimentar mais empresas e quem sabe também fazer mais alguma engenharia financeira para assim financiar o “Pão e Circo” que os homens da cova funda da feira tanto gostam?
Agora para amaDEUZinho.
Porque é que o menino não fala? Não entende mesmo nada da poda, ou já quer fazer como o “guru mor” do PSD, Cavaco Silva, está a gerir o seu silêncio? Será que o menino apenas está interessado em aparições públicas, entregar prémios, sorrir para as câmaras fotográficas???? Sendo como é, assim tão novo, já tem preocupações apenas partidárias????
Pense nisso, pois o seu antecessor, Carlos Martins, nunca teve medo de enfrentar as coisas que por muito desagradáveis poderiam ser para a sua imagem.
Enfim, os leitores podem sempre descontar um pedaço grande do que digo, pois não passo de um leigo na matéria. Mas a mim parece-me que não se trata de um caso de Educação mas sim de outros assuntos mais ao menos estranhos.
Fechando essa escola e recebendo dinheiro do Estado para mais dois anexos, é de certeza manobra política para a Cambra poder financiar teatro de rua e esculpir pedrinhas aqui e ali! Mas lembre-se que esse dinheiro é tirado ao povo sob a forma de impostos!
Bom fim-de-semana a todos.

Sem comentários: