13 março, 2007

Bidinha de "putado" - Parte II

Kouzas e Louzas

Meus caros,

Volto a cena, para tentar retratar o mais fidedignamente a bidinha do nosso "putado" "Bostamim" no nosso areopago.

Ora bem, regressado do repasto ( um cachorrito), o seu putado depois de ter aproveitado para desferir alguns golpes nos "Colegas" Benfiquistas e Sportingistas ( o lobi do futebol), volta às lides parlamentares, como quem diz ao trabalho.

Ainda mal se levantou da cadeira, ouve a "sineta". É verdade... nesse dia há plenário, aquele sitio onde ninguém quer estar... onde nada se faz... a não ser jogar à "batalha naval", jogo do galo, "game boy" ou "Play Station Portable"... ou se tiver portátil, um jogo de cartas.... AAAH.., isto é para os duzentos e vinte e quatro "putados", pois que seis deles (lideres parlamentares) esses têm sempre de "botar faladura" para a televisão, jornais e rádio.

"Bostamim" confessa "em off" à sandrita a "magrita" que um dia também quizera "botar faladura" em plenário, para mostrar aos seus "eleitores", ora representados, que tem nível para o fazer. Só que os invejosos... não o deixaram, limitando-se a autorizá-lo a fazer requerimentos ao governo a saber como estão determinados dossiers.

Talvez, por isso, o nosso "putado" com a sua condição humilde, recatado, longe dos holofotes da politica, enceta negociações com outros "putados" para a criação de uma comissão "especial" que defenda a fileira de cortiça...., ou como será conhecida a "suber comissão"

Muito bem, respondem em unissono os industriais transformadores de cortiça e os agricultores proprietários de sobro. Para liderar tal "suber comissão", nada melhor que um "suber-putado", que doravante se passará a chamar "suber-comissário Bostamim". O NOSSO BOSTAMIN.

Enquanto decorria o plenário e depois de ter dado "dez a zero" ao benfiquista do "Nel Triste" na batalha naval, o "suber-comissário" toca o "clarinete" para juntar os demais seis "comissários" para agendar acções em defesa da cortiça.

Tomando a liderança, o "Bostamim" diz que é preciso criar a ideia na opinião pública da importância da defesa a montante do sobro e a jusante da indústria transformadora de cortiça ( a única que Portugal é lider mundial, quiçá como o canal 1 da RTP). Muito bem respondem os seus seis "sub suber comissários". O Bostamim tenta explicar o percurso da fileira (desde a tirada de cortiça até ao tratamento da rolha), mas a explanação encalhou na ignorância dos restantes "putados" do que era uma "broca", uma "ponsadeira", etc. etc...

Então surgiu-lhe a ideia de visitar empresas representativas do sector de transformação de cortiça, herdades de sobro... etc..... Não!!! respondem os seis "sub suber comissários" - Isso dá muito trabalho, obriga-nos a saír de Lisboa... Não Não, dizem eles..., é melhor chamar cá os empresários e agricultores para serem ouvidos em sede de comisão e depois elaboraremos um relatório...

"Bostamim" estava a ver as coisas pretas... vai daí teve outra ideia genial e convence os seus amigos que aqui na Feira, conhece pelos menos três sitios, onde se come muito bem.... onde se pode falar alto, de tudo o que se quiser, fica a caminho das empresas que se propõe visitar e ainda por cima fica a caminho do "Calor da Noite" ( tão bem descrito na última obra prima da consagrada "Carolina Insonsa"), citando de memória o Ilha em Canedo ( pró cabrito, coelho ), o Camilo das Iscas em Mozelos (posta de bacalhau) e o Restaurante do Rancho Folclórico de Escapães.

Perante tal insistência, os demais "sub subercomissários" deixaram-se convecer, agendando logo para a semana seguinte o périplo por essas empresas, na condição, de se visitar uma, no máximo duas empresas por cada vez, pois senão restava pouco tempo para o contacto pessoal com a população autóctone.... ( os ditos restaurantes e...).

Bostamim, trabalhador incansável... muito contrariado acabou por aceder e aceitou tal condição.

Já são 17 horas.... ouve-se a sineta... é a hora das votações.... todos correm para os seus lugares no plenário... é nessas alturas que as televisões filmam os "putados" todos reunidos a levantarem-se sempre que o chefe (regente de banda ou não) assim o ordena.

No final das votações, Bostamim não sabe ao certo muito bem o que "botou" mas ficou de consciência tranquila porque respeitou a "botade" do seu lider.

Antes de sair do parlamento, o seu "putado" volta ao seu gabinete, cumprimenta a sua secretária com um beijinho (que ela não veste mal de cara) e pergunta se há novidades.... ao que ela responde que não, não tinha recebido qualquer telefonema do seu escritório, da sua familia, dos amigos ou mesmo do "barbinhas". Então, aproveitou para se despedir... com mais um beijinho ( porquê?? vocês já sabem...), tentou ainda convidá-la para jantar... mas ela declinou.... pois já tinha aceite o convite de outro "putado".

Dito isto, o Bostamim regressa ao seu quartito e encomenda a meias com o seu colega de quarto um pizza ( há que saudades do cabrito da mota, pensa o bostamim). O Quarto não tem TV Cabo, logo o seu "putado" tem de ir ao café ali na esquina ( esse sportinguista....) para ver o seu FCP jogar com o Chelsea..., Veio de rastos.... aquele brasileiro...frangueiro... Por falar em "franguito" e em brasil, em Lisboa é o que não faltam... anima-se o seu putado... e convida o "colega do quartito" para dar uma volta a Lisboa "by night"...

O resto do dia, ou da noite, fica para a vossa imaginação...

(ver Parte 1)

Sem comentários: