Hoje temos aqui para trocar umas palavras a Maria Lucinha Comuna de Jesus Cunhal, ex. Operaria da rolhas e actualmente dona de casa !
MLJ – Desculpe a correcção, eu era gaspeadeira. A rolheira é a que foi para a direcção de biaçon!
KL – Queira desculpar pelo equivoco!
Poucos sabem, mas a senhora é a mãe do Jesus da Bilha deste ano! Fale-me do seu filho!
MLJ – Que posso dizer do meu pequeno? É muito bom rapaz, sindicalista e emigrante faz duas semanas!
KL – Não sabia disso! Mas emigrante à duas semanas e já no nosso concelho?!
MLJ – Ele está de vacances! Ele coitado até tem aquele aspecto de mal vestido e cabelo e barba por fazer, porque ele trabalhava na rohde e ainda não recebeu o ordenado em atraso!
KL – Mas ele aparece todos os anos nesta altura para ser crucificado!
MLJ – Você acha? Só se ele fosse masoquista é que aparecia todos os anos para ser crucificado!
KL – Desculpe, este Jesus já aparece há alguns anos na bilha!
MLJ – Ahhh! Não! Este é a primeira vez. Das outras vezes foram os outros meus filhos!
Este é o Francisco Jesus, ano passado foi o António Jesus. Há dois anos o Celestino Jesus e há 3 anos foi o Marcos Jesus.
KL – tem quatro filhos?!
MLJ – Não!!!! Tenho oito filhos! Sabe, se bem se lembra, não havia direito ao aborto e eu era sempre defensora do amor seguro! Isto é: quando era para fazer o amor, fechávamo-nos no quarto dois dias à chave. Era mais seguro!
KL – E porquê um novo filho todos os anos para ser crucificado?
MLJ – É sempre um diferente porque é muito perigosa esta coisa de ser crucificado!
Ainda há três anos o meu menino Marcos Jesus gripou, porque na sexta-feira santa fazia muito frio! Todos sabem como é difícil ressuscitar passados uns dias com uma gripe! Felizmente ele recuperou porque colocamos umas luzinhas daquelas de aquecer pintainhos e ele ficou bom!
KL – Que é feito desse seu Jesus?! O mais velho, presumo!
MLJ – Sim, é o Jesus mais velho! Olha, ele coitado, era carpinteiro aqui e até tinha uma boa clientela, mas com a entrada do Socras Pinóquio e os aumentos de impostos ele teve de fechar e emigrou para a Venezuela. Aliás ainda há pouco tempo ouvimos um bispo dizer ao presidente venezuelano, o Chavez, que Jesus não era socialista. Era o meu filho…ele é CDU desde pequenino!
KL – Dizem que você tem muita influência na Cambra para que seja sempre um filho seu a ser crucificado. Como comenta isso?
MLJ – Então!... É mentira! Todos os anos há um concurso público para escolher o Burro! Todos sabemos que burros é uma coisa que não falta nesta bilha, mas nem todos querem se assumir como tal. Como necessito de dinheiro, sou sempre a única a apresentar o meu burro!
KL – E então, está confiante para mais uma crucificação?!
MLJ – Para ser honesta, ando um pouco receosa! É que com este governo sempre a poupar e pelo que sei fecharam o posto médico do castelo, onde é a crucificação, não sei se o meu menino não correrá perigo. É que ele tem de ressuscitar ao fim de três dias como se nada fosse. Ainda para mais, ele tem de se apresentar ao trabalho na segunda-feira!
KL – Para terminar! Porque é que este “seu” Jesus é meio sisudo?! Ora bem…. Não mostra os dentes!
MLJ – Quero desculpá-lo por isso! Ele de facto não mostra os dentes porque coitado, tem os dentinhos todos podres. Mas mal ele ganhe mais algum dinheiro vai meter uma Placa nova!

Sem comentários:
Enviar um comentário