Queria iniciar o meu relato da última parte da Assembleia como um trecho colocado no meu último post sobre o mesmo assunto:
“Como já o disse, a causa é justa e o pobo deve lutar pelo que acha ser o seu direito. Não deve é cair na armadilha dos políticos que apenas querem transformar isto num circo. Acham que alguém se preocupa com o aterro ou a lixeira de Cai-medo? Exceptuando os residentes de lá?! Mas ou muito me engano, ou os “verdadeiros Pais” deste grupo de pessoas que ali está sem politiquices, estão a ficar fartos do Circo a que têm sido obrigados a participar como figurantes! Não é por acaso, que se queixaram (os verdadeiros país) de que é uma vergonha o que estão a afazer. Camionetas? Andar a entregar panfletos à porta da Igreja? Fazer anúncios num Jornal?”
Agora vejam as diferenças entre estas duas fotos que não são montagem:
Os partidos, sejam quais forem, cometem alguma imoralidade ao “colarem-se” a algum grupo de pessoas que lutam por algo? Nem pensar!
Eu tenho o direito de gostar mais de grupos de pessoas que lutam pelas kouzas sem terem colados a si qualquer tipo de partidos? Tenho sim!
E por isso mesmo, desde que tal acontece, para além de conseguirem ter ainda mais a minha admiração, sem qualquer tipo de interesse podem contar aqui com o “boneco verde” para passar a ser mais um de Cai-medo!
Assim como critiquei algumas atitudes que não considero aceitáveis, embora possam ser desculpáveis devido ao calor e angustias das pessoas, devo aqui dizer que ontem fiquei com boa impressão dos “verdadeiros pais” deste grupo de pessoas, a dos próprios oradores, sem excepção! Mais ainda, quando vi que eles tudo fizeram para amenizar alguns ânimos mais exaltados. Não os podem acusar de terem incitado a boicotes, insultos ou kouzas que tal!
Da Assembleia:
Muita gente como era previsível! A não ser que o nosso Alcaide Azeiteiro, ilustre líder Xuxinha estivesse ontem lá como um simples e anónimo cidadão, não compreendo como ele pôde entrar à frente de todos, quando outros cidadãos ligados a outras forças partidárias não o puderam fazer também no imediato. Exemplo dos Comunas e dos bloquistas!
Como era previsível, os Xuxinhas tentaram usar desta questão uma grande questão política e dai recolher todos os dividendos. E perguntam-me: “Caro Shrek, há algum mal?”...Há! Há porque mais uma vez provaram que este “partido todo partido” continua na sua senda de kouzas sem nexo sem nada de palpável, sem ideias nem alternativas. Não consigo entender quando tanto criticam os da sua esquerda de apenas fazerem barulho! Que fizeram? Aprovaram uma moção onde dizem ser contra o aterro em todo o concelho da feira! Como alguém disse, limitam-se a ser solidários de ocasião.
Dizem que o aterro fica aqui ou ali? Não! Seria penoso demais terem de usar a cabecinha!
O que os Xuxinhas fizeram neste processo todo foi uma cópia do que mais criticam....alimentaram, ajudaram ou apenas colaram-se a uma manifestação, que supostamente quando acontece pelo país, é sempre culpa dos Comunistas!
Uma mão cheia de kouza nenhuma! Pediram (exigiram) que todos os deputados deveriam ter direito a falar após a intervenção do público para poderem esclarecer algumas questões! Alguém pode dizer que esclarecimentos deram?!
Por isso não podem estranhar que os Laranjas sejam lideres na Feira há tantos anos. Não é por nenhuma forma ditatorial que acontece. É mesmo por falta de capacidade dos xuxinhas em ser alternativa. Talvez um dia, quando as questões internas ficarem resolvidas, haja mesmo alguma capacidade de fazerem politica a sério!
Sem ir mais além, inesperadamente, um ilustre putado demonstrou como de uma forma simples se consegue aliviar a tensão que se vivia na sala.
Falo do putado Comuna, que ao aviso dado pelo Presidente da Assembleia para que encurtasse a sua intervenção responde “ Para quem gagueja não é fácil”! Parecendo que não, foi fantástica esta resposta e como obra e graça do tal e coisa, parece que o Céu azul-escuro desaparece e espreitaram finalmente uns raios de sol.
A minha vénia pelo humor!
Intervenções do Público:
Estiveram globalmente bem! Baterem forte e feio nos laranjas e nos xuxinhas! Destaco algo mais ou menos comum a todos. Culparam tanto os rosas como os laranjas! “Não tirem dividendos sobre isto. Não nos usem. Não merecemos isso.”
Presidente da Cambra:
Anuncia que ao contrário do que dizem, não esteve só com a Junta de Canedo a tratar de contrapartidas. Esteve também com uma comissão da Assembleia de Freguesia, onde estava o líder xuxinha de Cai-medo, onde este supostamente até estaria a discutir que tipo de piscina que iria para lá!
O Líder xuxinha de Cai-medo, no meio da assistência disse que era mentira! Melhor dizendo, , saltou-lhe literalmente a tampa.
Mas a kouza não caiu lá muito bem, pelo menos para alguns dos presentes que questionavam a veracidade da kouza. Segundo as más-línguas, o líder terá dito que estivera realmente lá mas numa de gozo a tratar da piscina!
Final:
Mantenho a convicção de que este assunto desde o início está a ser mal conduzido pela Cambra e pelas laranjas. Da mesma maneira que acho que os xuxinhas perderam uma grande oportunidade de marcar pontos, mas cismam em se auto-flagelarem.
Finalmente não entendi porque é que os laranjas locais e concelhios ainda não fizeram uma leitura política sobre a célebre moção de censura em Cai-medo!


Sem comentários:
Enviar um comentário