Intervenção na Assembleia Municipal de Boaventura A. S. Santos, engenheira civil, natural do Lugar de Alveada – Várzea, freguesia Canedo.
"Desprezo pela População de Canedo"
Boaventura A. S. Santos (...) Elemento integrante do “Movimento de Cidadãos por Canedo” diz e requer o seguinte:
Canedo, teve 3 lixeiras durante mais de 30 anos.
É constante, o lamento dos habitantes acerca do mau gosto, que as águas passaram a ter.
As águas das fontes, poços e furos artesianos, usadas pela população, para uso doméstico e, para regas, denunciam a destruição ambiental, feita em Canedo.
Mas agora, em vez de pedirem um estudo, para saberem os problemas que as lixeiras provocaram, e continuam a provocar, porque actualmente, ainda têm escorrimentos, arranjaram outro estudo, para se esconderem atrás dele, e agravarem o mesmo crime.
Este estudo nem sequer menciona as falhas geológicas em Canedo.
Canedo, e terras à volta, já têm dose de contaminação por muitos e muitos anos.
Os autarcas têm que perceber, o quanto vão ser responsabilizados, por opinião pública cada vez mais assustada, e descrente em políticos sem preparação ambiental, que aceitam soluções fáceis para lixeiras e que também não respeitam o princípio que tanto apregoam de “Utilizador - Pagador”.
Os autarcas que ainda não perceberam isto, estão no sítio errado.
Não é com prepotência que se resolvem os problemas, razão pela qual, fizemos o 25 de Abril.
Pelo exposto requer-se que:
1 - Seja, pedido e publicado, um estudo sério sobre as consequências das lixeiras, em Canedo, nos solos e nas águas subterrâneas.
2 – Tornem acto administrativo nulo por vício de forma, o estudo prévio apresentado pela Suldouro.
3 – Como memória e à semelhança de outras obras, sejam colocadas nas lixeiras, placas com os nomes dos autarcas, à data da existência das mesmas.
4 – Se dê tempo de recuperação, aos solos e águas subterrâneas de Canedo, NÃO QUEREMOS, qualquer tipo de lixeira em Canedo.
Sem comentários:
Enviar um comentário