19 outubro, 2008

Viva...o Posto médico não fecha!

(este post é longo e como as Assembleias de Freguesia também pode provocar insónias)

Kouzas e Louzas
Como sabem, primeira teoria (geocêntrica) assentava no pressuposto de que a Terra era o centro do Universo! De seguida apareceu a actual, Heliocêntrica, onde o centro do universo é o Sol!
(bem sei...estão admirados, até eu mesmo diante do espelho fico extasiado com tanta sabedoria)
Ora, na última sexta-feira, a teoria dominante foi a “Mozeliocêntrica”!
Isso mesmo, esta terrinha foi por momentos o centro “político” deste pequeno universo concelhio!
Kouzas e Louzas

A Assembleia de freguesia, ou como diria alguém que muito estimo (eu próprio) uma espécie de Campanha Eleitoral! Numa espécie de milagre da multiplicação dos pães, a gente presente eram mais que as mães! Tendo inclusivamente obrigado a mesma a ser transferida da Junta para a Sala de ensaios da Tuna Musical Mozelense!
Kouzas e Louzas

A comunicação social esteve presente em peso! Todos os nossos “pasquins” do concelho assentaram arraiais, para divulgarem o que ali se iria passar!
Mais uma vez os leitores deste blog tiveram o privilégio de por antecipação saberem um dia antes do que iria acontecer e realmente aconteceu! Não agradeçam, eu mesmo agradeço a mim mesmo!
Faço notar que a bancada Laranja teve várias ausências! A razão de tal ausência deve-se à enorme pressão que sentiam com tanto público a assistir! É que mesmo calado ou sem dizer nada, é necessário ter fibra para mostrarem o seu (pobre) papel!
Feita a introdução, vamos ao acto em si:
Período antes da ordem do dia: sem surpresa, a bancada laranja teve dois ou três olhos a pestanejar, um bocejo ....e boca calada!
Se não houve surpresas nos laranjas, nos Xuxas, bem pelo contrario...nada de novo! Uma lástima estes xuxinhas. A diferença entre estes dois grupos “parlamentares” é que um fala enquanto o outro nada diz! Mas coincidem num coisa: Não dizem mesmo nada!
Com tanto assunto que podiam falar, desde o assunto do pavilhão, do atraso das escolas...foram falar de uns sinais e de um buraco.
Peço encarecidamente ao senhor Bitó das Neves, de Lourosa, que venha para aqui... pelo menos para falar algo de novo e inovador....as lâmpadas!

Assunto da renomeação da rua do Murado: outra surpresa que eu tinha já mencionado! Aprovado por unanimidade! Os xuxinhas, lá se lembraram que poderia haver uns pequenos contratempos com a documentação dos moradores, mais uns blá_blás, e nada mais! Fizerem assim uma espécie de proposta sem apresentar qualquer proposta, ao qual o nosso Dr. Eca, prontamente responde “ a proposta é esta, e vai ser votada, querem apresentar alguma?” perante o silêncio a proposta foi votada favoravelmente por todos.
Se eu já era contra, ainda sou mais, quando a única razão que o Dr.FF dá é que “como vai ser feita uma fundação com o nome da “Tininha”, gerida por todos os irmãos, e a sua sede vai ser na casa onde morava, vamos dar o nome dela à rua em questão!”
Amanhã, quando eu fizer uma fundação Shrek, espero ter a mesma atenção!
Porém, este caso mostrou o primeiro “constrangimento” público do Dr. FF!
O nosso membro da Junta, “Minguinhos Farias_mas_não-Faz” pediu a palavra, e disse que era contra e que não foi consultado em qualquer momento sobre este assunto!
Não é segredo, que o “Minguinhos” foi recrutado da Assembleia para a Junta, porque ele era o único Laranja que ainda falava! Bem, exceptuando o nosso Presidente da Assembleia, DR. Eca, que esse fala...fala...e nunca mais se cala!
Bem, o Dr. FF lá pediu quase com as lágrimas (falsas) no olho, desculpa ao ilustre membro da Junta.
Assunto do Posto médico:
Kouzas e Louzas
Quero desde já realçar que antes do início da kouza, eu coloquei um papel num cofre (tipo o mágico Matos) onde no final verificamos se o que ali estava escrito correspondia minimamente ao que se passara! Ai está o papel!

Kouzas e Louzas

Apresentados os senhores convidados, Dr. Serrano e Dr. Nunes! Ahh... também estava o Dr. FF, mas segundo ele, não trouxe a bata branca, e portanto era o presidente da Junta. (e eu que pensava que ele era o presidente do Centro Social)
Iniciou o seu discurso, o Dr. FF! Pediu desculpa pela deslocalização da Assembleia, mas que a “futura Junta” iria ter as condições ideais para os receber numa próxima Assembleia! (esta foi um piada sobre uma das promessas compridas e não cumpridas dele)
O Dr. FF apelou ao coração dos Mozelenses, que se emocionaram, quando disse que Mozelos já tem tão pouca coisa e que até quase perdeu a “Casa do Povo”, seria dramático perder o Posto médico! Estas e outras balelas “bateu fundo” no coração dos Mozelenses, que inclusive aplaudiram o nosso presidente, tendo obrigado a que o Dr. Eca a dizer que não podiam aplaudir... (podiam, mas fica bem dizer que não)
Confesso, que também me emocionei... afinal de contas, não temos nada! Que pena o Dr. Coimbrinha e Dr. FF não serem presidentes de junta nestes últimos 11 anos. Se o fossem, com toda a certeza teríamos muito mais!)
A respeito do Assunto, enumerou “N” de pontos, que já os referi em outros resumos, e falou de um pedido de transferência de uma utente de Mozelos para Lourosa, com a justificação de que “o posto de Mozelos iria fechar”! Questionou o porquê de o Dr. Nunes, ter assinado tal kouza com semelhante justificação! Terá sido assinado em branco a transferência e só depois preenchida?!
O Dr. Nunes, que iniciou a sua intervenção, também apelou aos corações dos presentes, quando disse que “Mozelos é a minha segunda casa!” e disse que de facto assinara aquele documento, mas que nem vira o que era. Era um procedimento normal!
(Assinar em branco, também eu já desconfiava que era hábito no Dr. Nunes, falo de um outro assunto, que não interessa para nada nesta questão)
O Dr. Nunes, no entanto refere que considera estranho que o tal pedido feito pela utente de Mozelos esteja assinado e ela nunca mais lá apareceu para o levantar! Estaria a insinuar que aquilo seria uma espécie de cabala que estava a ser montada pelo Dr. FF?...pergunto eu!
Mas, o que o “pobo” queria ouvir, o Dr. Nunes disse: “O posto médico de Mozelos não vai fechar...nem nunca isso esteve em questão! Na celebre entrevista, nas minhas declarações, nunca disse que o posto iria fechar!”
“Foi uma espécie de cabala que os jornalista lhe fizerem”- disse o Dr. Serrano!
O Dr. Serrano, médico “xuxinha” de coração, mas desiludido com algumas politicas xuxas, funcionou nesta noite como uma espécie de contra poder aos dois poderes. Isto é, não ia nas vontades do Dr. Nunes, mas também não alinhava em todas as justificações do Dr. FF! Aliás, para, melhor definir a sua “actuação” basta-nos lembrar do celebre debate “Álvaro Cunhal/ Mário Soares” quando nasceu a intemporal frase “Olhe que não...olhe que não”!
Dr. Serrano disse também que o DR. Nunes não estava a dizer exactamente a verdade toda, quando afirmava que tudo ficaria como antes! Pois, não sendo uma USF, Mozelos iria passar a funcionar “fora de horas” com uma espécie de parceira com Argoncilhe e Sanguêdo!
Não adianta eu continuar com esta discussão, pois como compreendem, não domino minimamente a kouza e poderia estar aqui a dizer coisas que não correspondem minimamente à verdade dos factos!
Tecnicamente refiro que o Dr. FF entrou “a matar”, diminuindo gradualmente a sua “agressividade!
Dr. Serrano, quanto a mim, o mais equilibrado dos três. Nem para a Serra(ano) nem para o Mar! Tentou alargar o assunto para que se percebesse as razões das muitas das kouzas da nossa saúde quer local quer nacional!
Dr. Nunes, como alguém disse, “chuta bem com os dois pés”! Afirmou não ser um Director autoritário, se bem que por vezes (raras) a elevação que fez da voz indicava que talvez fosse...um pouquinho, pelo menos!
Para que me tratem uma vez por outra por senhor, peço a palavra nestas Assembleias, pois o ilustre Dr. Eca diz sempre “Tem a palavra o senhor...”!
Não o Shrek, mas eu mesmo, pedi então a palavra para dizer/questionar o seguinte:
O Dr. FF , tem muitos defeitos, mas burro não é, sabe que tem é de explicar aos Mozelenses que o seu “Não”, nada tem que ver com o aparecimento da sua clínica!”
- diz o Dr. FF que de facto o seu não, não tem mesmo nada a ver com a abertura da sua clínica e que por mais que uma vez explicou isso.
“Dr. Nunes, como diz, as USF funcionam por objectivos; segundo sei, os horários das mesmas vão ser alargados para os Sábados de manhã, precisamente porque os objectivos propostos (em Lourosa) não foram todos conseguidos! Pergunto: o objectivo destes alargamentos de horários são para beneficiar os utentes, ou apenas e unicamente para que tais objectivos sejam conseguidos e por consequência os médicos vejam salvaguardados os seus prémios/objectivos conseguidos?”
- diz o Dr Nunes, que os objectivos foram conseguidos, com excepção de Lourosa! Mas que esse objectivo em particular, foi o de ter ultrapassado a média de gastos de uma unidade e que se deveu à vinda de médicos do Hospital para o serviço e assim terem mais que pagar (se não foi exactamente isto, entendi algo mais ou menos como isto)
“ Há alguns anos atrás, a lista de utentes sem médico era zero. Neste momento a lista é de uns 12 mil utentes sem médico! Haverá alguma ligação entre estes números e as USF?”
- diz o Dr. Nunes que não! Inclusivamente, se não fosse as USF, este número poderia ser de umas 20 mil! As causas são de que há mais médicos a sair do que os que entram. Vários factores: velhice, reformas, falecimentos.etc...etc
“ Segundo foi falado, há a possibilidade de o novo posto de Nogueira e Oleiros, possa ser feito na fronteira Nogueira­/Mozelos. Caso tal aconteça, mais tarde poderemos associar-nos a eles ao invés de Argoncilhe?”
- Dr. Serrano responde afirmativamente, sendo que não será um “associar”, mas antes o estabelecimento de um protocolo.
Pronto...chega de eu falar do que realmente não sei!
Deixo-vos agora o que bem ou mal entendi:
As USF na minha opinião tem utilidade, principalmente quando necessitamos de ir ao médico ao nosso posto de saúde, e por vezes ele não se encontra ali. Nas USF, supostamente se não tivermos o nosso médico, teremos sempre um outro para nos atender.
O Dr. Serrano está enganado, quando diz “as dores agudas não escolhem horas” (tipo das 16 às 20, horário das consultas abertas). Está enganado porque, com este governo xuxa, não tarda nada que o nosso primeiro-ministro crie um decreto qualquer a obrigar-nos a apenas podermos ter “dores agudas” dentro desse horário.
Entendi ainda que, normalmente uma USF é constituída desde que haja um número de 11 mil utentes. Mas, segundo a lei, o mínimo de utentes tem de ser de 4 mil!
Esta espécie de Associação, foi proposto pelo mesmo DR. Nunes há alguns anos atrás, em Mozelos, onde seriam os de Argoncilhe a vir para cá, devido às boas condições que temos, ao contrário de Argoncilhe. Porque não foi aceite?
Desconfiam até, que foi a partir desse momento que Argoncilhe andou assim de uma maneira “mais ou menos secreta” a tratar de que fosse construído lá um novo posto.
(esta parte de andarem mais ou menos de uma forma secreta, é verdade, pois eu sabia que andavam em segredo a tratar disso, antes uns meses da tal reunião em que Midinho, Dr. Nunes, Dr.FF e Coimbrinha tiveram para dar como consumado a passagem de Mozelos para o lado de lá da estrada nacional!
Fico com a nítida sensação que esta questão é uma questão de Médicos onde o utente não é o problema, mas sim a desculpa! São a favor ou contra, usam o utente como desculpa de serem contra ou a favor, mas de facto a questão é de uns querem ganhar mais dinheiro e outros quererem estar como estão, ou porque tem outros locais onde podem ganhar mais, ou pelos simples facto de estarem bem como estão, e não estão para mudarem de hábitos nesta fase da sua vida!
Aliás, desconfio muito que o Dr. Nunes sinta de facto alguma surpresa por ver que os novos médicos acabadinhos de sair das faculdades estejam a aderir em massa às USF!
Podia ter perdido um tempinho comigo que eu explicava-lhe com imenso gosto: “Senhor doutor, os novos médicos preferem as USF porque assim não tem e andar por terrinhas do interior a ganhar metade do que podem ganhar nas USF...cumprindo os objectivos! Entendeu?! Boa...eu vi logo que sim!
Bem....já se faz tarde!
Esta espécie de comício promovido pelo Dr. FF correu bem, pois para além de conseguir ter muitos espectadores, conseguiu passar a imagem de que tinha conseguido resolver algo que estava e continuará a estar resolvida: o não fecho do posto Médico!
Disse-o e mantenho que o Dr. Nunes na célebre entrevista não disse que o posto ia fechar: Como disse na altura, ele diz que “o posto de Mozelos fecha, se os utentes mudarem para as USF que existirão na vizinhança! Esta sexta-feira disse exactamente o mesmo!
O Dr. FF esticou a corda ao máximo, pegando sempre nessa “falsa” questão!
Agora, não deixa de ser verdade que o Dr. Nunes ao dizer o que disse, não o fez inocentemente! Conseguiu de alguma maneira alarmar algumas almas mais distraídas para que fossem inscrever-se nas USF!
Termino com uma questão: querer cada vez mais utentes nas USF, não será porque o DR. Nunes passando a ser a partir de Janeiro um “simples” médico, tenha que reforçar a sua parca lista de utentes? É que queiramos ou não, sem doentes não há dinheiro! Não é a verdade?”...e como ele mesmo assume (devia não o fazer) vai deixar de ser o Director porque a partir de Janeiro, o cargo passa a ser profissionalizado...e como muito bem diz “Eu sou medico...e ok...também ganharei mais dinheiro”!....kouzas que por acaso já sabia que ele dizia!

Nota: O que estes senhores médicos disseram é uma mentira pegada! Após o encerramento da Assembleia, uma e tal da manhã, fui ao posto médico e....estava fechado!
Em todo este fim-de-semana o posto médico esteve fechado!

Sem comentários: