20 novembro, 2008

Crónicas de Mozelollywood

Kouzas e Louzas
Olá... estou a falar-vos de Mozelollywood, a Meca do cinema artesanal!
Estão com sorte, pois parei agora mesmo uns dez minutos para uma sandes de carapau com uma folhinha de alface, tudo oferta do “oferecedor”!
Na madrugada de 3ª para 4ª feira os senhores “filmadores” andavam ainda a filmar a Igreja às 7 da manhã! Andaram portanto toda a noite em trabalho.
Quando soube, pensei logo que estariam ali naquela hora porque o Padre Bern mais uma vez se teria atrasado ao encontro. Não, achavam que ficava bem mostrarem o padre a fazer uma qualquer pregação do género “olhem para o que eu digo...não para o que eu faço?” Mas desta vez, ele não tinha mesmo responsabilidade nenhuma! Ficava muito chato...o filme! Mas sempre seria interessante vermos o padre a acender e apagar as luzinhas que colocaram na igreja! Era a cena perfeita do render-se ao consumismo! Isto porque, há poucos anos, o senhor padre não autorizou que se colocassem por ali enfeites de Natal! Com certeza que a publicidade ao consumo é muito mais importante que o Natal!

Kouzas e Louzas

Por falar em Natal, comovi-me quando vi dois ou três casais com filhinhos no café a fazerem horas para: “Estamos a fazer horas, porque disseram-nos que tem prendas dentro do camião para oferecer a quem ali está!” digam lá...não tão bonito vermos este povo simples que acreditam firmemente no Pai Natal?! Eu gosto!
Mas ...adiante, a razão de ali estarem ás 7 da matina era com toda a certeza a captação de imagens e som do “chilrear” dos cacarejos galináceos! Parvónia que se preze, não consegue viver sem kouza tão linda!
Já na madrugada de 4ª para 5ª feira, o espectáculo foi outro, embora no mesmo local!
O quiosque ardeu!!!
Eram também umas 6 da manhã, quando estavam ali guardas e bombeiros! Para terem uma ideia, no incêndio foram usados chamas verdadeiras, fumos e até kouzas que ardiam mesmo!
É o cenário perfeito para filmarem as cinzas e depois aparecerem os senhores do Tio Belmiro a cantarolar “Vamos erguer esta terriola das Cinzas”! Se bem que continuo a achar complicado...pelo menos enquanto o “fogo” não pega em alguns!
Mas, não era do filme....ardeu mesmo e é “caso de polícia”!
Tenho que terminar a minha crónica.... pois se por acaso eu não mais voltar até vós, com toda a certeza irei aparecer numa novela da TVI....amadores por amadores, os nossos sempre ganham menos!

Nota: Espero que o senhor do quiosque tenha seguro, pois segundo me dizem, “mal dava para a comida o tal negócio”, e o senhor já andava a tentá-lo passar, por alegadas razões de saúde!

Sem comentários: