04 novembro, 2008

Suma com a Suma... (a não ser que seja da Coba, claro!)

Kouzas e Louzas
Bom jour!
Estas próximas linhas reflectirão acerca da limpeza (quase étnica) que tem vindo a ser operada na terra das febras, das festarolas, e agora... dos aspiradores.
C’est ça!
De facto, embora por estes “caminhos da modernidade” se esteja a verificar que, afinal de contas, a montanha pariu um rato (ou ninhadas de ratos), a verdade é que ninguém parece ter coragem de denunciar o “incrível” contrato celebrado pela Cambra com a empresa SUMA, para a limpeza das estradas e valetas deste concelho.
É verdade. Hoje em dia, não há rua que se preze que, nas suas laterais, não esteja adornada com vegetação daninha que, pela sua densidade, permite até, um razoável amortecimento em caso de queda de um qualquer motociclista.
Um verdadeiro regresso ao passado.
Oui, oui. C’est incriablle!
En Garde !!!
É claro que, na mui nobre e medieval civitas Bilha da Feira, as kouzas são diferentes. Pelas suas ruas e ruelas, não raras (todos os dias) são as vezes que visualizamos enormes aspiradores mecânicos e homenzinhos vestidos a rigor que limpam e põem num esmero a cidade da Coba. Também, a não ser assim, como é que poderíamos aspirar (salvo seja) a que se realizasse o Imaginarius, a Festa da Febra, o comboiinho do Pai Natal, e agora a Terra dos Sonâmbulos.

O investimento tem sido muito bem repartido:
- Aspiradores e festas para a Coba;
- Lixo e ervas daninhas para as outras trinta.

Proponho por isso, a todos os (in)satisfeitos, uma pequena manifestação, de forma a demonstrar o desagrado (se é que existe) em relação à limpeza das valetas.
A minha sugestão é que a malta, nas suas freguesias, faça um “ajuntamento” e se apresse a ir depositar umas carradas de “tojo” (os Coba não sabem o que é) na Alameda do Tribunal.
Há!!! E já agora, aproveitem e levem embora os carros de mão amarelos que lá estão faz meses, que poderão vir a fazer jeito do caraças para a limpeza das vossas freguesias.

O slogan que proponho é: SUMA COM A SUMA (a não ser que seja da Coba, claro!).
Mas, está interdita a participação dos Presidentes de Junta e seus acólitos. Tal façanha tem de ser natural e advir da dita sociedade civil.
Podem ter a certeza.

É que Eu já (não) conheço les president’s. Perderam todo o seu esplendor:
- Começaram por perder o livro de requisições;
- Já não carregam com relativa facilidade meio camião de areia e dois ou três sacos de cimento;
- Já não têm os cantoneiros;
- Não pagam almoços e meio macieira às brigadas;
- Cúmulo dos cúmulos: Permitem que as suas valetas estejam cheias de lixo e ervas daninhas.

As coisas vão de mal a pior.

Por isso, no próximo Domingo... SUMA COM A SUMA...

Voilá!

Sem comentários: