20 janeiro, 2009

Modelo....de totós da Geografia!

modelo

Como sabem (alguns até que acham mal), eu sou de Mozelos! Critico por vezes, não a terra mas algumas espécie de  aldeões que a governam, mas sou de Mozelos.... e por isso mesmo tenho a consciência que de uma forma errada, a minha terra é a mais bonita de todas, que com toda a certeza não me levarão a mal por isso!

Ora, o que me faz fazer este post é esta espécie de Geografia que parece ter nascido de uma qualquer espécie de modelo educacional “Socrastiano”!modelo01

Recentemente com a abertura do Modelo em Mozelos, tivemos logo uma lição desse tipo de Geografia de Totós, quando colocaram a minha terrinha num mapa como se esta estivesse ali para os lados do Minho!

Um lapso...perdoa-se!

Também os visitantes do supermercado, puderam ver algumas fotos de “Mozelos” que ali modelo02estavam expostas na entrada. Estavam por exemplo “as Termas das Caldas de São Jorge”, Museu de Lamas, Castelo da Feira”....tudo de Mozelos, pois as mesmas fotos estavam no site onde se lia “Mozelos”!

Dois lapsos...perdoam-se!

Como sabem, o Modelo promoveu um concurso “a nossa terra é a mais bonita de Portugal”, onde os participantes eram convidados a tirarem duas fotos no máximo e enviarem-nas para modelo03o site do Modelo. As três primeiras tinham um prémio (1º Premio – 350 €)

Claro que aqui o Verde não concorreu....mas quem está por trás do verde, esse concorreu. Não fiquei nos 10 primeiros..... “ Lá está ele a fazer este post como uma vingança por ter sido irremediavelmente atirado para o canto”, pensarão os meus caros amigos! Errado.... Quem me conhece, sabe que não me sigo por essas coisas tão desinteressantes.

Confesso que desde o início achava que para ser um trabalho com algum rigor, deveria ter modelo04alguém de Mozelos, para que pelo menos a tal “kouza Geográfica” fosse minimamente acautelada! Também pensei (pelos vistos mal) que estas fotos seriam assim uma espécie de “catálogo Turístico”, onde os locais fotografados poderiam ser alvo de uma visita de quem sentisse curiosidade!

Também não é uma crítica ao Júri, pois estes apenas tinham que apreciar a foto e não de saberem de onde é que estas são!modelo05

Permitam-me por este instante ser também júri, sem dar qualquer opinião técnica sobre a foto, pois essa parte não é do meu campeonato.

As fotos estão por ordem (cliquem para a aumentar)

1º Classificado – Narciso Rocha – Gosto desta foto e considero que a mesma tem muito de histórico, pois o “Adro da  Igreja” foi algo que deu muito trabalho a voltar às mãos dos legítimos donos...o povo”

2º Classificado – Sónia Dias da Mota – muito bonita esta foto, tem apenas um pequeníssimo “se não”! modelo06Esta imagem é de um local que não é Mozelos nem sequer é do concelho de Santa Maria da  Feira! Pela imagem, tenho quase a certeza absoluta que tal sítio é em Sã, freguesia de Sandim, concelho de Gaia! Agora...também é possível que este não seja um acto de “geografia para totós” e tenha sido algum protocolo entre Filipe Menezes e o nosso Dr. FF!

3º Classificado – Carlos Oliveira – a curiosidade desta foto que está muito bonita, é o facto de a realidade deste local ser por agora o local mais degradado de toda a freguesia. Parece modelo07que com a requalificação do Murado, a kouza irá inverter-se! 

4º Classificado – Fernando Leite – é a árvore de Natal do CASM paga pela junta...ou kouza do género...mas é Mozelos!

5º Classificado – Sara Pereira – Não faço a mínima ideia se é ou não Mozelos.... Também não faço a  mínima ideia que beleza esta foto representa de Mozelos que não o possa fazer em qualquer esquina de uma qualquer ruela!modelo08

6º Classificado – José Augusto Costa – Um linda foto, mas que me traz uma série de problemas. Há já alguns anos, um homem importante da terra perguntou-me o que achava de convidar o José Hermano Saraiva para fazer a Historia de Mozelos. Disse-lhe então, convencido que era o certo, que se tal acontecesse, seria a historia mais cara de sempre. Seria uma fortuna a pagar por ...duas páginas ou  três de História que tínhamos. Ora, é claro que estava convencido que  Mozelos nem castelo tinha! Agora que vejo que temos o Castelo da Coba em nosso poder....a kouza muda de figura!

7º Classificado – André Oliveira – é das minhas preferidas...mas são gostos!

8º Classificado – Narciso Rocha – esta não entendo.... nem sei se foi tirada em Mozelos ou se em modelo09alguma Viagem Medieval. Não vejo que ligação exista entre a senhora ou as suas vestes  com Mozelos.... é claro que o Fardo de Palha, talvez seja alguma insinuação para o “Pobo”...quem  parece ser apreciador de tal  guloseima!

9º Classificado – Sónia Soares – representa a modernidade de Mozelos....ou pelo menos das ultimas coisas que foram feitas na terrinha...há já algum tempo!

10º Classificado – Virgílio Silva – uma foto bastante interessante que para além de mostrar o modelo10que de mais bonito temos em Mozelos, representa por isso mesmo a pobreza que esta Aldeia é!

 

 

Caso o Modelo corrija algum dos pontos que citei, queria que aceitasse duas ou três imagens que anexo aqui como das mais bonitas de Mozelos.... Pelo menos segundo o rigoroso critério de “totós da Geografia”!

 

 

Ahhhh.... Já me esquecia..... Três lapsos...perdoam-se!.... mas não comam a palha toda!

Sem comentários: