30 abril, 2009

Assembleia de Freguesia de Mozelos

assembleia

Logo de inicio, na leitura das actas anteriores, um pormenor sem importância…. constava algo que tinha sido aprovado por unanimidade…com três abstenções! Bem que tentaram lançar uma nuvem de fumo para eu não entender, mas eu…não entendi! Depois lá se verificou que eram duas votações que teriam acontecido e juntaram por engano!

Era de inegável interesse esta Assembleia…. Seria a primeira em que o nosso “Mingos Farias” ali estava após a sua demissão do executivo da Junta, a primeira vez que estava como “putado” laranja…. e Já como candidato assumido pelos xuxinhas às próximas eleições! Confusos?!

Nesta espécie de primeiro frente a frente, o nosso “Mingos” pediu a palavra e iniciou a sua espécie de Campanha eleitoral, fora de época, mas justificada, pois a caminhada é longa e sinuosa! Começou por referir que a requalificação da rua do Murado, não estava como o projecto inicial! Não entendia o afunilamento da rua ali para os lados do “mangas”! Era perigoso e desnecessário, pois bastava terem falado com os proprietários antes do inicio das obras para que a kouza ficasse bem feita! Diz que o “antigo parque do murado” agora é apenas um jardim, pois segundo ele, este ficou reduzido em mais de 700 metros quadrados! Não consegue entender como se possa chamar passeios (na estrada de ligação do Murado a Lamas), a algo que apenas tem uma guia à face da estrada. Segundo o que aprendeu, um passeio deve ter entre 10 a 15 centímetros de altura! Já com respeito à pedra que se usou nesses “passeios”, o “Mingos” pergunta se a freguesia é a mesma. Pois como o material é diferente (paralelo maior) …terá pensado que ali pudesse a ser a freguesia de Lamas.

Ainda referenciou que existem uns “mecos” em alguns passeios, que são uma vergonha. Falou de…uns mecos que estavam ali em frente a uma confeitaria no sobral. Que “honestamente, e há mais de dois anos que ia à loja do lado e nunca tinha reparado”!

Disse ainda que o sistema de rega na rua do Murado deveria estar a funcionar! Mas o facto é a que Junta anda por ali a regar, mas isso competia à Cambra! Continuando na rega, diz que o sistema de rega no Coteiro, está mal feito. Continuando nestas kouzas de “jardinagem”, acusou a junta de plantar muitas árvores no Coteiro, mas que o poderia fazer nos passeios (a exemplo de espinho) e não o faz.

Eleva a voz (um pouquinho) quando fala na requalificação das ruas ali para os lados da zona industrial de Fundão. Que alguém está a querer enganar alguém, quando surgem nos jornais a dizer que a Cambra vai investir 175 mil euros na kouza, quando há anos que os proprietários, pagaram ….e muito mais que esse valor. (…)

Enumerou mais umas situações na freguesia, onde supostamente existem até algumas irregularidades, devido à necessidade de se fazerem passeios e nada se ter feito.

O actual líder xuxinha, “Martinus”, iniciou a sua intervenção, apelando ao bom censo e pediu que não voltassem a ficar sentados de costas para o público, como tem acontecido nestas últimas Assembleias. Referiu também que na rua do Murado, em dias de chuva é impossível os peões transitarem, pois as sarjetas estão no “passeio” e toda a água desloca-se para ali.

(Vamos passar à frente, que o tempo urge)

Dr.FF, diz que vai ser rápido, porque está-se a perder muito tempo e que nos mais de 30 minutos em que “Mingos” falou, pode-se resumir a duas kouzas…pois de tudo o que foi dito, espremido não dá nada!

Disse que se o “Mingos” andou dois anos sem ver os mecos…andava mesmo distraído! Já quanto às árvores, é determinantemente contra a colocação de árvores nos passeios!

Concorda que o parque nada tem que ver com o anterior…. “está muito bonito!” tem muita honra na obra, e que pessoas de vários quadrantes e de outras freguesias, constantemente lhe têm dado os parabéns.

Não passou despercebido o facto de o “Mingos” falar sempre em “Rua do Murado” e o DR. FF de forma vincada falar sempre em “Rua Albertina Ferreira Amorim”…. Uma espécie de “guerra fria” dos anos 80!

Dr. FF continua a demonstrar a sua estranheza com respeito do “Mingos” ter aberto AGORA os olhos e ter andado distraído durante estes anos todos que se passaram!

Refere que o “pagamento” dos industriais na zona industrial, não foi um pagamento de estradas, mas antes um pagamento normal de taxas que qualquer construção está sujeita.

Quanto aos reparos que foi alvo sobre os atrasos da requalificação da N1-14 , Dr.FF dia que tal obra é da responsabilidade das “Estradas de Portugal”, que será feita de uma só vez e que estes lhe asseguraram que seria este ano! Anunciou ainda que dentro de 15 dias, as novas placas de limitação (ou indicação) da freguesia, serão colocadas, “muito bonitas” e que terão o brasão da freguesia.

Mais um ponto desta espécie de pré campanha:

“Mingos Farias”, lembrou ao presidente que este afirmara em mais que uma Assembleia que se a requalificação não ficasse conforme o projecto inicial, se demitiria! Porque não se demite então?!

Dr.FF, mais uma vez lembrou que “anda mesmo distraído”! Que o que afirmara, e mantinha, era que como a Cambra pretendia enviar material (restos) de Lamas, nomeadamente o material para os passeios meio avermelhado, para salvaguardar essa situação que tivera uma “discussão” com o nosso “avariador peso-pesado” e disse-lhe “Se vier esse material para Mozelos, a Junta cai! Todos os elementos da junta vêm aqui entregar as chaves à Cambra”!

Passaram (finalmente) para a apresentação do relatório e contas do ano de 2008 e actividades. Refiro apenas que o “Nosso Barbinhas de Mozelos” deu uma achega ao “Mingos” a respeito ainda da zona industrial para referir que o “tal pagamento” não foi para as ruas nem kouza que o valha…foi para o pagamento de uma espécie de “Zonamento industrial”…e que por exemplo “não há que esconder nada” a firma FOC nem estava como assim dizer…licenciada! (presumo que é o nome da empresa esteja certo)

Entretanto, nas contas e actividades, notou-se que o “Mingos” era bem capaz de votar contra! Talvez por isso, Dr.ECA (muito calado até então) lembra ao “Mingos” que este apenas se demitiu em Fevereiro e que as contas são do ano de 2008….ano em que ele estava em funções na Junta!

Mas…. O facto é que as contas e actividades apenas passaram, porque o Dr.Eca fez valer o seu voto de qualidade e colocou o “resultado final nos 6 a favor e 5 contra!

É questão para perguntar “Onde andam os outros “putados” laranjas que deveriam estar ali e não estava….e não é já a primeira vez”…terão colocado o nome apenas porque fica bem?!

No período para o publico, pela minha parte fiz 3 perguntinhas ao nosso Presidente. Faço sempre isso, pois é das poucas vezes que o Dr.Eca trata-me por senhor!

A saber:

-“os balneários que eram da JAM e que foram demolidos, foram-no no pressuposto de haver uma requalificação do espaço. Gostava de saber que tipo e para quando esse requalificação.”

- “hoje, o senhor Presidente disse que o parque do Murado, inclusive iria ter um parque sénior, onde os idosos poderão frequentar e que terão toda a mobilidade….e o xixi senhor Presidente?”

-“ a Junta dá dinheiro a quem bem entende, mas nas contas, consta uma determinada verba que a Junta dá às comissão de festas da Vergada. Gostaria de saber qual a razão, se a referida festa é em Argoncilhe?”

As respostas também são sempre um momento de orgulho para mim, porque também o Dr. FF me trata por senhor…já imaginaram a importância??

Respostas:

- “O senhor anda também distraído. As obras de requalificação no local dos antigos balneários da JAM, iniciaram-se hoje pelas 14.00 horas (embrulha Shrek, para te calares…foram apenas por umas horas)

- “Quanto às casas de Banho, eu era a favor que elas continuassem abertas, mas aqui há democracia e a maioria optou pelo encerramento. Embora agora reconheça que era de todo impossível conseguirmos manter as casas de banho abertas todos os dias.”

- “damos uma quantia para a festa, é importante, se houvesse aqui ao lado também daríamos, e a Vergada é Mozelos!”

(esta não entendi….como se algum dia eu entendesse alguma coisa)

Nota Final: o “Mingos” quanto a mim, fez o seu papel, mas na minha opinião não está isento de alguns “pecados”! Não faz muito sentido que sendo candidato pelo xuxas, continue na bancada Laranja. Quanto a mim, seria preferível, continuar por ali, mas como independente.

Teve um inicio bastante razoável, num papel difícil de se opor ao Dr. FF, tendo estado com ele nestes últimos anos. Pecou em demasia pelo excessivo tempo que demorou a expor as suas “Kouzas”, se bem que eram muitas as que pretendia referir!

Eu sei a razão, mas aparentemente não fica muito bem votar contra as contas de um ano em que ele fazia parte do executivo.

Dr. FF optou por uma táctica de expectativa (sabia que iria ter confronto com “Mingos”)…. Usou e abusou do “anda distraído Sr. Mingos”…usou também umas pinceladas à Sócrates, onde apenas respondia ao que queria e como queria!

Em termos pessoais, três derrotas para mim. Uma mais ou menos leve e duas bastantes pesadas.

A de falar sem saber (balneários da JAM)…derrota leve

Como referi anteriormente noutro post, fique irremediavelmente afastado de ser cabeça de lista pelos Xuxas e Laranjas! (derrota pesada)

Ontem tudo o que disse durante quatro anos das Assembleias de Freguesia, caiu por terra. Sempre “acusei “ os laranjas de serem a “Equipa dos caladinhos”!...eles nunca falam. Só ontem, o “putado” laranja, candidato “xuxa” há junta de Mozelos, falou mais que todos os laranjas durante todo este mandato.

Termino com a entrega do prémio “porque não te calas ó meu”, para o “putado” laranja, “Elisinho do Talho”. Foi de uma inteligência fora do comum, o nosso “putado” dizer que é a contra os passeios, pois estes até são perigosos, que fazem com que as pessoas tropecem, possam cair e até se podem magoar!... talvez esteja aqui uma das razões de alguns silêncios laranjas durante este mandato…quando abrem a boca, a sala fica vazia de Moscas!

Enfim…politiquices!

Sem comentários: