30 abril, 2009

1ª Pedra do Lar Comendador Américo Amorim

capa

Em Mozelos, esta quarta-feira aconteceu a lançamento da primeira pedra do novo “Lar Comendador  Américo Ferreira Amorim”! Como seria de esperar, estiveram ali presentes algumas das mais importantes personalidades da nossa terra. Estou-me a lembrar por exemplo de mim mesmo e alguns representantes do “pobo”!

Diga-se de passagem, fui muito bem recebido por quem lá estava, principalmente quem não me conhecia de lado nenhum (quase todos)!

Estando a poucos metros do meu Tio Américo Morim, comentei com alguém que nunca tinha estado num local onde o rendimento “per capita” por metro quadrado fosse tão elevado. Finalmente e por instantes, em média eu ….estava rico!

A “kouza cerimoniosa” teve o seu início com uma breve actuação das crianças do centro, que cantaram uma canção infantil, com palminhas e batimento de pés…tudo feito com um ar de improviso, depois de muitos ensaios…mas o Tio ficou contente (ele disse-me)!

Passaram então para a área propriamente dita para assinarem assim uma espécie de “papiro” e o sepultarem no meio do frio e duro cimento! Houve alguns discursos de circunstância desde uns versos recitados pelo nossos estimado ex presidente de Junta, “Zéquinha Coimbra”, um discurso emotivo (como sempre) do nosso ilustre Dr.FF, onde disse que o nosso “Barbinhas” era um grande presidente da Cambra…mas de difícil convencimento na árdua tarefa de dar…são mais que as mães a pedir!

O nosso Ilustre “Barbinhas” assim como que “Há que quebrar o gelo” logo no seu inicio, meteu uma argoladazita quando referiu Comendador Henrique Amorim quando deveria ser “Tio Américo”!...mas também não importa para nada, pois é tudo da mesma família…sublinhe-se: da nossa Família!

Claro, que não é necessário dizer (embora o diga) que o toque comum às intervenções de todos até então foi o enorme agradecimento ao tio Américo.

O (meu) Tio Américo teve um comportamento (normal dele) de naturalidade e sem qualquer tipo de “gajo egocêntrico”!

Disse “ É a minha terra, tinha que deixar algo de positivo!”

Gostei em particular do nome que arranjou para o nosso Dr.FF: “Presidente Cola - cola”! Rezam as histórias que Dr.FF até pelos hotéis de Lisboa não largava o homem…

Acabaram os discursos, colocaram o “papiro” na caixa e cada um dos convidados colocaram uma colher de argamassa na respectiva cova! Não deixou de me causar alguma emoção, quando o nosso ilustre Mozelense, “Riquinho mamão”, também se aproximou e colocou a sua colherada de massa! Deveria estar convencido que era um funeral, onde os mais próximos mandam um punhado de terra para dentro da sepultura!

( algumas fotos em breve)

Sem comentários: