21 maio, 2009

É oficial!

candidato[3]

Pré – Post : a minha vaidade pessoal e intransmissível, não me deixa passar em claro que  há  precisamente 141 dias que este “quase órgão de comunicação social” anunciou oficialmente o que hoje foi anunciado: Alfredo Henriques é candidato à câmara”! Que se sabia, pensava, suspeitava.... é normal! Agora eu não fiz uma “premunição”…dei uma informação. Só não se pode chamar à kouza um “furo jornalístico”…porque eu não sou jornalista!

Dito isto, vamos ao que interessa…que não interessa para nada!

Finalmente, aconteceu o que ninguém esperava. O nosso “Barbinhas” é o candidato à Cambra e desta vez vai concorrer pelo…PSD!

Numa cerimónia onde não faltaram as mais ilustres personalidades do reino laranja local, o nosso “Midinho” iniciou aquela que seria as primeiras de muitas horas de campanha eleitoral.

No seu breve discurso quase levava os presentes a um ataque de nervos! Talvez para criar expectativa sobre quem seria o candidato, “Midinho” apenas referiu o nome do candidato só na parte final do…primeiro parágrafo! Na qualidade de Presidente da Comissão Política da Secção do PSD de Stª Mª da Feira, cabe-me anunciar a recandidatura de Alfredo Henriques à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.”!

A sala ficou gelada! Não…eu é que estava por baixo o ar condicionado!

Segundo o Presidente da Concelhia Laranja, neste contexto de crise nacional e mundial, a candidatura do nosso “Barbinhas” significa que a nossa “Bilha” vai contar com “uma pessoa extremamente bem preparada, conhecedora profunda das pessoas, competente, honesto e que sabe ser firme quando necessário.”

Usando ainda a palavra de “conhecimento, de capacidade e visão estratégica” diz… “tem até uma dimensão supra-municipal: Alfredo Henriques foi escolhido pelos seus pares para os representar no Conselho Estratégico da Região Norte no QREN, que é o órgão onde se discute a melhor aplicação dos Fundos Comunitários.”

“Midinho” termina com “Num contexto de grandes incertezas e mudanças, Alfredo Henriques é o líder em que se confia plenamente.

Então foi a vez do até aqui pré-candidato, e agora candidato laranja à Cambra, em tomar da Palavra!

Como “NãoMapeteceFlorear” mais a kouza, coloco seu discurso na íntegra:

DSC00156

“Sinto que posso e devo continuar a dar o meu contributo.

A decisão de me candidatar a mais um mandato na Câmara Municipal foi pessoal e solitária. O que não quer dizer que não tenha sido influenciada.

Na verdade, foram muitas, e dos mais diversos quadrantes, as pessoas que me abordaram directamente e manifestaram a sua convicção na utilidade, para o Concelho e para os Feirenses, da minha continuidade na liderança da Câmara Municipal.

Conheço bem as aspirações dos feirenses. E os Feirenses conhecem-me bem. Conhecemo-nos há muito tempo!

As grandes aspirações dos Feirenses e as obras que vão concretizar essas aspirações estão claramente identificadas, programadas, planeadas. A grande maioria encontra-se em fase de execução.

Foi assim que concretizámos a obra de abastecimento de água no Concelho. É assim que estamos a trabalhar nas redes de saneamento, quer em Alta, quer em Baixa.

Santa Maria da Feira é um concelho de grande dimensão e dispersão demográfica. Dotá-lo com estas infra-estruturas básicas foi uma missão difícil, complexa e muito exigente. É caso para dizer que atravessámos o “Cabo das Tormentas” na gestão municipal. E orgulhamo-nos disso!

Falamos de obras que nos obrigaram a “esburacar” ruas e estradas, cuja recuperação é para nós uma prioridade. O plano de intervenções está devidamente estruturado e programado, para avançarmos em força com a requalificação de toda a rede viária.

Vivemos uma nova realidade nacional e mundial. Impõe-se adaptar a nossa estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade a uma nova dimensão, tendo por base a Educação, o Ambiente e a Saúde, e dedicando especial atenção às respostas sociais.

A actual conjuntura coloca-nos perante realidades diferentes e impõe-nos tomadas de posição ajustadas às circunstâncias. Enfrentamos novos desafios e temos de estar preparados para dar respostas.

As respostas estereotipadas que vamos ouvindo podem dar um bom título ou um bom slogan, mas são claramente desajustadas da realidade. Essas respostas estereotipadas não são soluções, nem dão soluções.

É fundamental acompanhar a realidade dos novos tempos e, para isso, tenho confiança na experiência adquirida, no conhecimento que tenho do sentir das pessoas, das colectividades e organizações, tanto patronais como sindicais. Há muito que trabalhamos em parceria.

Esta cooperação será um factor de alavancagem de dinâmicas que permitam dar respostas nas mais diversas vertentes do desenvolvimento. Será também uma mais-valia na coordenação da estratégia, na definição de políticas, na concretização dos projectos.

Neste contexto de aprofundamento de uma crise económica, a experiência e conhecimento permitem-me definir o melhor caminho e encontrar as melhores respostas para a resolução dos problemas sociais, económicos e ambientais. Permitem-me definir estratégias de médio e longo prazo que valorizem os recursos locais de forma sustentada.

Estou convicto de que a minha experiência será uma mais-valia na coordenação da minha equipa. Uma equipa de qualidade, com preparação específica para as diversas áreas da gestão municipal, como aliás se verifica neste mandato.

Há muito que defendo a diversificação do tecido empresarial. Hoje defendo com maior acuidade que o desenvolvimento económico do Concelho e da região tem de assentar na diversificação e na inovação. Daí a defesa que faço do Parque de Ciência e Tecnologia e de outros equipamentos que tragam novas dinâmicas empresariais.

A governação local pode ter um papel preponderante nestas dinâmicas. E eu estou apostado nestas dinâmicas.

É neste conceito que se insere a aposta que fizemos na área cultural. Consolidámos uma política cultural e estamos em condições de avançar para um novo patamar de desenvolvimento económico nesta área, apostando num cluster de indústrias criativas.

Neste sentido, e com este objectivo, quero um envolvimento e uma mobilização cada vez maior das pessoas e dos agentes locais em todas as nossas iniciativas culturais. É esse o meu desiderato.

Estou consciente que a diversificação e a inovação obrigam ao reforço da qualificação dos recursos humanos, ao desenvolvimento de uma consciência colectiva e à sensibilização de todos para participar no desenvolvimento sócio-económico do Concelho.

Para perspectivar o futuro, é necessário reconhecer as incertezas do presente, associadas à realidade nacional. Em época de crescimento, o País cresceu menos do que a Europa. No presente, em época de desaceleração económica, Portugal desacelerou mais do que a Europa, apresentando um crescimento negativo.

Para perspectivar o futuro, é necessário considerar as limitações do emprego a nível nacional e particularmente no Norte do País, que nos toca mais de perto.

Acreditamos na dinâmica e na capacidade empreendedora dos feirenses. Acreditamos na capacidade de reestruturação das empresas.

Queremos potenciar políticas e projectos de forma sustentada, numa ligação muito forte com todos os sectores da sociedade.

Aos empresários, os maiores criadores de emprego, que têm testemunhado a minha disponibilidade, deixo a certeza de empenhamento total.

Aos trabalhadores, a certeza de acompanhamento e apoio, através dos representantes sindicais e comissões de trabalhadores, especialmente nas situações de desemprego ou incerteza de emprego.

Às associações, a garantia de apoio e incentivo na dinamização daquela que é uma das maiores riquezas culturais e sociais do Concelho: o Associativismo - cultural, desportivo, recreativo e associações de pais.

Às associações de carácter social, um reconhecido “Obrigado” e a certeza de apoio ao seu trabalho, marcado pela dedicação e empenho que tão bem conheço e reconheço.

Nestes tempos difíceis que temos vindo a atravessar, as instituições sociais têm desenvolvido um importante trabalho em rede, muitas vezes incognitamente, sempre em parceria com a Câmara Municipal. É esta rede que queremos e vamos reforçar.

Consciente do trabalho que tenho feito, do trabalho que posso e devo fazer, apresento-me aos feirenses disponível para liderar a Câmara por mais quatro anos.”

Sem comentários: