15 dezembro, 2009

BE - falências fraudulentas


Deputado do Bloco de Esquerda quer investigação de falências fraudulentas
As falências e os despedimentos têm sido uma das mais devastadoras consequências da grave crise que o  país atravessa desde 2008.

Todos os dias o Bloco de Esquerda toma conhecimento de novos casos de despedimentos colectivos na sequência de processos de insolvência de inúmeras empresas, tanto nacionais como estrangeiras. Em muitos casos, como o da Arauto, de Ovar, as unidades empresariais encerram sem pagar as respectivas indemnizações e os salários em falta aos seus trabalhadores.
O Bloco de Esquerda não manifesta qualquer dúvida relativamente à difícil situação vivida pelo sector empresarial em Portugal mas, no entanto, está também consciente da existência de falências fraudulentas, a que certos empresários recorreram, abstendo-se do cumprimento das suas obrigações para com os trabalhadores, para depois abrir portas de uma nova empresa, libertando-se das situações de imparidade.
Desta forma, o Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre quantas falências foram investigadas desde o início do ano de 2008?
Quantas empresas se encontram sob investigação por suspeita de falência fraudulenta e quantas falências fraudulentas foram identificadas neste período? São os meios, quer humanos, quer logísticos, ao dispor da ACT, suficientes para a investigação de todas as suspeitas?
Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

2 comentários:

Anónimo disse...

mais uma perguntas... estes BE são uma anedota! os funcionários o querem são soluções!!!

já estou a imaginar daki a 1 ano, o BE fazer uma estatistica de quantas perguntas ou requerimentos colocaram na assembleia os deputados na feira!

tristeza, como se a colocação de perguntas fossem resolver os problemas! cada vez mais fico desiludido com o Pedro Soares.

Anónimo disse...

as soluções são fáceis. se mandarem os responsáveis pelas falências fraudulentas para a cadeia acaba a maioria das falências. até o sapo sabe isso