05 janeiro, 2010

31 de Dezembro de 2009. Final da década ou é só em 2010?

imageÉ a época deles e não é de saldos que estou a falar. É de balanços e é no final do ano que se fazem.  Pessoalmente fazemo-los, complicados só pode ser, fazendo contas à vida. É o nosso balanço.
Mas fazem-se a tudo. Até o KL fez o seu. Chamou-lhe balancete. E as contas foram às notícias do ano. Chamem-lhe balanço ou balancete, vai dar no mesmo. Eu, que já em tempos idos andei pelas contabilidades, sei a diferença. Quem não souber, também não perde nada. Mas de uma coisa podem ficar a saber: lucros e perdas só no balanço.
Este ano, os balanços tiveram uma outra variante. Estenderam-se à década. Estendeu-se também a polémica. Se para uns, a 1ª década do séc. XXI terminou a 31 de Dezembro de 2009, logo outros foram lestos a fazer contas e a dizer que não. No final deste ano, concluíram.
Eu cá por mim, já fiz as minhas contas e, não é por ter andado em contabilidade, parece-me que certas. Mas não aposto. São assim: Se a 1ª década da era cristã começou a 1 de Janeiro do ano 1 d.C, mesmo contando pelos dedos, terminou a 31 de Dezembro do ano 10. Não houve portanto, ano zero. E é aqui que está o busílis.
Mas há quem não pense, nem some assim e a polémica aí está instalada. 31 de Dezembro de 2009 é afinal, o final de década, ou é só em 2010?

1 comentário:

Anónimo disse...

As co0ntas do Xeirinhas estão certas? O calendario Juliano, parece-me que se chama assim, baralhou as contas.