05 janeiro, 2010

Mozelos, aquela Assembleia!

imageNa semana que passou, ou se preferirem, no ano passado, tivemos a Assembleia de Freguesia de Mozelos!

Ainda pensei que poderia acontecer um golpe palaciano devido à forte presença do “exército Popular” por ali! Para além do nosso “Gustinho” estavam mais dois elementos do PP de Mozelos e para liderar este exército….. estava mesmo um Alferes! Não se consumou o golpe, mas desconfio que estavam apenas a tirar as medidas para o assalto final!
Antes mesmo do período antes da ordem do dia (cá por fora) um amigo Xuxa perguntou-me porque razão não tinha publicado uma foto de um buraco qualquer! Depois de uma desculpa qualquer, ele disse-me “Sabes…. Até pensamos que não colocaste a foto, para não chatear o presidente da Junta!”… ora bem, eu não entendi bem, mas cá para mim o xuxinha quis insinuar que eu não coloquei a foto do buraco para não chatear o presidente da Junta! Tive pena que ele não fosse mais claro!
E iniciou-se a Assembleia! Os xuxinhas apresentaram dois votos de louvor : um para a corredora Baptista da JAM e um outro para a própria JAM… parece que foram aprovados por unanimidade….se bem que um elemento do PSD parecia que nem queria votar a favor… nem contra…nem sequer abster-se! Foi necessário que o Dr. Eca tivesse muita calma e persistência para lhe explicar que aquilo não doía nada e era mesmo necessário votar!
Também apresentaram uma alteração ao regimento, onde se propunha que o público pudesse falar no inicio! Obviamente que o Dr. Eca…. Deu liberdade de voto, dizendo que era para votar contra! E tem razão na sua explicação…. se assim fosse, quem ficaria ali até ao fim!? Ali ao lado (tuna) sempre foi hábito colocar as crianças a actuar ao fim para segurar público…. É claro que não tem nada a ver uma coisa com a outra…. Exceptuando o facto de o presidente ser o mesmo! Mas aqui em Mozelos, presidentes de qualquer coisa por acumulação, é usual!
Desta vez e ao contrário das outras assembleias em que os xuxas traziam como temas principais as Obras, Covas e Escola, desta vez ele fizeram um esforço e trouxeram temas muito mais interessantes como …Obras, Covas e Escola!
Por isso, vou saltar um série de questões, até porque como já perceberam, capacidade de síntese é kouza que não nasceu comigo! E relatar que o buraco do lado é mais largo que o meu, que a escola mete água enquanto bom era mesmo se fosse vinho, já não dá pica aqui para o vosso interlocutor! Aliás, devo realçar que a junta parece uma casa de “putos” onde andam à fisgada uns com os outros, leia-se a Junta com o PS!
image
Neste caso, quero e devo realçar o papel dos membros laranjas da Assembleia, que no que disseram não se armaram em “catapultas”! Aliás, o nosso estimado Ruizinho, disse que para não os acusarem de caladinhos (esta é bem capaz de ser para mim) querem falar e apelar a um diálogo construtivo. Por seu lado, a nossa “Baninha Laranja”, teve um discurso que apelidei na altura de paroquiano, fez assim como que uma espécie de plano de actividades para o ano que entramos, muito ligado à cultura, paróquia, solidariedade, paróquia, ambiente, paróquia, educação cívica e finalmente paróquia! Mas mesmo assim, acho que é algo de positivo e inovador, pelo menos nesta terrinha, em que um partido não quer se limitar a ir passar tempo quatro vezes por ano às Assembleias de Freguesia!
Espero que desta vez o grupo laranja não imite o caricato grupo do mandato anterior…. Que esse era mesmo fraquinho!
Temas em concreto: a junta quer fazer o campo de futebol no coteiro! Sem balneários! É bem verdade que eles estarão no projecto para serem feitos, quem sabe se na altura ainda forem necessários, mas por agora não podem fazer porque não há dinheiro, palavra de presidente da Junta! Eu apenas questiono…. fazer o campo para quê? Para a rapaziada jogar à bola?! Então se já está lá um campo, porque vão gastar mais dinheiro para que ele fique com as medidas oficiais?! Se não há balneários, não pode haver jogos oficiais! Há quem me diga que sempre podem colocar uns balneários provisórios tipo contentores da escola! Perante alguma insistência sobre uma promessa antiga de uma pista de atletismo, foi dito pelo “nosso governo” que esta também estaria contemplada no campo de futebol!
O Minguinhos disse que o campo iria para o Coteiro apenas porque a Cambra retirou à freguesia o sítio onde era para ser feito o campo (perto da escola nova)!
O Dr. Eca esclareceu que não foi nada disso! Que o campo em questão estava cedido à tuna para o caso do pavilhão avançar e assim esta teria o terreno! Como agora é a Cambra quem está a concorrer ao pavilhão, é natural que este volte novamente para a Cambra! Porém, o Minguinhos, fez finca-pé e disse que o terreno foi retirado! (calma….ele continua no mesmo local)… mas sobre este assunto, oportunamente colocarei aqui algo que pode ajudar a esclarecer!
Como notas finais e mais ou menos soltas, refiro que Dr. Eca, pela primeira vez não deixou o Gustinho terminar a sua intervenção, feita como sendo do público, mas convencido que está na bancada do PP, para a qual não foi eleito! Após alguns avisos….e habilidade do Gustinho em se furtar, o Presidente da Assembleia tirou a palavra ao nosso líder popular!
Também achei oportuna a insistência que o Minguinhos dá ao nome que estão a dar ao centro escolar! Embora a DREN ainda não tenha dado a designação da escola, esta é tratada como Centro escolar do Murado! Mas, e muitíssimo bem, Minguinhos, diz que é Centro escolar de Mozelos e não aceita outra kouza (porque esta se situa no lugar de Mozelos, freguesia de Mozelos)… muito bem Minguinhos! O que será da vida de todos nós Mozelenses se ficar o nome de Murado! Já agora, para quando a mudança do nome da Escola de Prime! Esta fica muito, mas muito mais longe de Prime do que o centro escolar fica do Murado!
É assuntos como estes que todos nós estamos à espera para uma melhoria significativa das nossas medíocres vidas Mozelenses!
Bem, já acabou…. Estou ansioso por ver se na próxima assembleia vão usar armas letais! Deus nos livres se algum deles resolve enriquecer urânio empobrecido…. Se tal acontecesse, tudo ficaria mais pacífico e perderia a piada!

Sem comentários: