28 fevereiro, 2010

Sinais de fogo, a imodéstia de ter opinião!

Declaração de interesses: 
1- Sou e sempre fui admirador de Miguel Sousa Tavares, tendo sido inclusive assinante da revista “Grande Reportagem, há duas décadas, altura em que ele era o Director!
2- Tudo o que o nosso primeiro-ministro possa dizer, sofre uma profunda filtragem no meu ouvido, que neste momento classifica tudo como mentira!
Assim sendo, queria dar-vos a minha (i)modesta opinião sobre o programa de MST, “Sinais de fogo” , em concreto a entrevista a José Sócrates! Não o fiz mais cedo, porque o nosso colaborador “Xeirinhas” também o fez e eu não queria nem devia sobrepor a minha opinião à dele, pois ainda por cima a minha é um pouco diferente…o que é salutar!
Sou da opinião que MST, como disse, pessoa que admiro, mas nem sempre concordo, fez um boa entrevista ao nosso primeiro! Não esteve com “rodriguinhos” e perguntou o que todos nós queríamos também perguntar!
Pela primeira vez, vi uma entrevista onde notava-se que o jornalista não estava ali para prestar vassalagem nem para pedir desculpa pelo que lhe iria perguntar!
Na minha (i)modéstia opinião, um jornalista deve fazer as perguntas, o mais directo possível e tem o dever de deixar que o entrevistado de a sua opinião! Esta regra, por exemplo, não se aplica à Manuela Moura Guedes, que faz a pergunta e exige ao entrevistado que este lhe dê a resposta que ela já tem!
Talvez quem ficou desiludido com a prestação de MST, não esperasse uma entrevista mas sim uma autópsia ao primeiro-ministro!
Não acredito que MST tenha feito um favor ao José Sócrates! E não acredito porque ninguém faz favores ao Primeiro-ministro com perguntas como “ na madeira, segundo técnicos, uma das causas da gravidade é a construção de casas em leitos e cheia. O senhor foi ministro do ambiente e agora primeiro-ministro de um governo que tem feito isso abundantemente! Quando aprendemos a lição”; ou como ““Toma o pequeno-almoço com luís Figo, de seguida ele faz um contrato de 750 mil euros. Como a taguspark é de capitais maioritariamente públicos, é licito concluir que se usaram dinheiros públicos na campanha socialista!”; ou ainda “Como é que alguém que tenho como único currículo ser militante da juventude socialista é aos 32 anos nomeado por si para a maior empresa pública portuguesa com um ordenado de 2 milhões de euros por ano”!
O que se nota, e talvez seja esse o descontentamento/desilusão dos que acham que MST fez um frete, é que o nosso Primeiro-ministro teve uma excelente prestação televisiva! Tenho a impressão/ certeza que foi a entrevista mais difícil que José Sócrates teve até hoje como primeiro-ministro e talvez também tenha sido a que ele melhor esteve!
E como disse no inicio, não acredito numa palavra que ele disse! Fez o seu “jogo”, e nesse aspecto, há que o reconhecer, esteve bem! Não fosse ele o político melhor preparado para estas Kouzas da Comunicação social, talvez saísse do estúdio numa “padiola”… completamente de rastos!
Não esqueçam que ele é reconhecidamente um ministro “nascido da comunicação social”! E esse talvez seja o seu problema, pois talvez por conhecer e bem os meandros desta, não consegue conviver nada bem com a mesma! Razão pela obsessão do controlo da comunicação social!e Ele sabe que assim como qualquer programa de TV, vive das audiências! Porque fora da TV, considero o nosso Primeiro-Ministro uma nulidade! Não passa de um aprendiz de actor publicitário que quer e tenta vender tudo! Desde a venda de ideias que não concretiza, politicas inexistentes e obras que supostamente estão feitas, mas que após 20 inaugurações, não passam dos 30% da execução!
MST, esteve bem, porque incomodou (e muito) José Sócrates, e fez o que qualquer bom jornalista faz: deu o espaço necessário ao entrevistado para responder como bem entende! Se o que diz é verdade ou mentira, não é o jornalista que tem de classificar!
Em suma…. E na minha (i)modesta opinião, nota muito positiva para os dois!
É possível fazer uma entrevista melhor?! É, com certeza que é… mas ainda ninguém o fez!

12 comentários:

José Pinto da Silva disse...

Quando se deixou que o "ouvido" fosse formatado por alguém em certo sentido, nada há a fazer. Porque raio hei-de duvidar de José Sócrates e acreditar, por exemplo, na Ferreira Leite? Ela diz que tem a certeza de que Sócrates tinha que saber o que ele afirma, sem titubear, que não sabia. Não por qualquer formatação, mas pela análise da perseverança de Sócrates, acredito nele e não nela. Será que ele também comprou a voz do Granadeiro? E porque razão é que nas escutas, lá os dois (Rui Soares e Penedos, acho eu) disseram que ele (Sócrates) tinha ficado f... por não ter sido informado? Depois de tantas audições "eticamente" loucas, será que, por ex. merece crédito o que disse lá o homem do SOL? Ele escreveu o que escreveu, porque temos uma justiça liderada por sindicalistas e ele sabe que não lhe acontece nada, diga as tontices que disser.

José PInto da Silva

Shrek disse...

Caro senhor e amigo, Pinto da Silva, com este post pretendi apenas dar opinião sobre se foi ou não um favor o que o MST fez ao nosso primeiro-ministro! Como digo, na minha opinião não foi!
Não pretendi discutir se o primeiro-ministro mente ou não. Apenas realcei que não acredito nele, porque de facto não acredito mesmo! Pode contar 100 verdades, mas não acredito…. pode ser injusto, mas é o que penso!
Quando o nosso primeiro dá constantemente como desculpa …“Se usaram o meu nome, usaram-no indevidamente!”…. Se não mente, tem de mudar de amigos e de família, porque são eles que usam (sempre) o nome do nosso Primeiro.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Nem sempre cada um de nós é correcto nos seus comentários, isto porque o nosso cérebro está formatado para defendermos quantas e quantas vezes o que nao é defensável. Quantas vezes conseguimos ver o aguiro no olho do outro e não vimos à nossa frente a trave que nos impede de vermos correctamente. Mas, é assim que nós somos, e nada, nem ninguém nos alterará a maneira de ser ede pensar.Por tudo e algo mais que me digam, que abonem em favor do Senhor (não digo Engenheiro, porque não o é, de certeza absoluta) eu, sinceramente, não acredito minimamente no homem e na sua pessoa, lamento, porque sendo uma das pessoas que deveriam estar acima de toda e qualquer suspeita, não o está e isto porque vejamos, a formatura?, o caso Freeport??, a história da PT???, e por aqui me fico. Por muitissimo menos o Santana Lopes (e muito bem) veio parar ao olho da rua, este não vem porque o nosso Presidente da República é mais do mesmo e todos se cobrem com a mesma manta e então vai daí deixa estar tudo como está porque se tivermos a pretensão de mexer muito na "m...." ela acabará por cheirar mal e o povo pode não gostar. Vivemos numa total paz podre e este não é o meu Portugal de Abril, não é o que todos desejamos, queremos e pretendemos para os nossos filhos. Não foi para isto que se fez o 25 de Abril, só para cada um dizer o que quer ... não o que pensa. Lamento, por mim, pelos meus filhos, pelos meus netos. Afinal Salazar ao lado desta gente era um simples aprendiz. Ele tinha a PIDE? Estes têem o SIS. Ele tinha o lápis azul? Estes condicionam as notícias e impedem publicações, substituem os jornalistas de quem não gostam, etc.... Só há uma única e grande diferença. Salazar quando saiu do Governo, pouco tempo antes de o mandarem abaixo da cadeira (não acredito que caiu sózinho, tal qual não acredito que Sá Carneiro morreu por azar???) disse que quando se fosse embora, limparia bem os sapatos no tapete à saída para nem uma areia levar nos pés, vai daí vê-se o que ele deixou para a sua família ... pobres casas a cair aos bocados. Pelo contrário estes, é o que se vê e muito o mais que não se vê. Não gostei do Salazar,muito menos gosto destes. Todos valem zero ...

José Pinto da Silva disse...

Senhor Shrek, Se, dê no que der, diga-se o que se disser, não acredita no homem, pois que se há-de fazer? Estou em dizer que o problema não não é do trasmissor, será bem mais do receptor.
Qianto ao 25 de Abril não ter sido feito para isto, até dou de barato que algo poderia ser diferente. Mas como eu prefiro o que temos, do que se preconizou a partir de Setembro de 1974 e durante 1975. Por falar em publicar ou não publicar na imprensa, o ilustre Sr. Saramago, de uma assentada SANEOU 24 jornalistas do Diário de Notícias de que chegpou a ser Director. Imagine-se a diferença.
José PInto da Silva

XEIRINHAS disse...

Admiro o MST, quem não admira, mas por isso não deixa de ser intocável. Frete é capaz de ser exagerado, mas um jeitinho brasileiro, porque não? As perguntas fez as que tinha a fazer, as dificeis, sem dúvida. Para mim as respostas, essas estavam mais que formatadas e, nunca foram questionadas, aqui é que acho que o MST vá lá, seja assim, facilitou um bocado. Ao Sr. Pinto da Silva, lanço-lhe de novo o repto, desculpe-me diga-me lá o que pensa e não divague. É que ainda não percebi o seu pensamento.

XEIRINHAS disse...

Passou-me isto e é para si, também. Então ainda não leu que essa conversa dos dois boys a dizer que o engenhocas tinha ficado f... foi para baralhar tudo. É que nessa altura eles já sabiam, dizem que pelo PGR das escutas? É que a partir do dia em que os Procuradores de Aveiro comunicaram ao PGR das escutas, as conversas, mudaram e até os telemóveis. Correio da Manhã, Público e Expresso destes ultimos dias, contam tudo tim por tim. Admira-me o senhor tão bem informado, não saber. A contestação maior, que já vai no pedido de demissão é agora por estes factos novos.

Anónimo disse...

Conheço muito bem a casa de família de Salazar
e a sua sepultura em Santa Comba Dão.
Conheço a sua vida, o que fez,
que deixou o Império Português igual ao que o encontrou.
Não o roubou nem o deixou roubar.
Agora gostaria que me dissessem o mesmo
de Mário Soares, Rosa Coutinho, etc.
inclusive de Sócrates seus apaniguados.
… Peço soltem o Sr. Manuel José Godinho,
o único detido no âmbito da Operação Face Oculta.
Sofre do coração, precisa de ser tratado…
ou será que querem que morra injusta e inutilmente na cadeia!
Quem faz bem fica a sofrer quem é criminoso vive em glórias.

José Pinto da Silva disse...

Ilustre Senhor Xeirinhas,
Leio de facto quase tudo de tudo, inclusive os jornais que refere. Só que não tenho o jeito nem a obrigação de seguir o que dizem o que agora não tenho pejo de apodar de "jornaleiros" que ganham à jorna e quanto mais conseguirem vomitar contra o Sócrates, mais ganharão. É que continuo a ter muito respeito pelo PGR e pelo Presidente do Supremo e muito menos pelos magistrados sindicalistas e sindicalizados que naturalmente vendem segredos para, de certeza aumentarem rendimentos, e para fritarem lentamente a quem eles não perdoam terem mexido nas vacas sagradas que eram e ainda são os juizes e magistrados do MP (não todos, claro. Seria o que mais faltaria).O que penso? Tenho deixado isso expresso em diversas circunstâncias e ocasiões. O Primeiro-Ministro tem sido coerente nas defesas que tem apresentado e nada me impressionam os ataques de gente da política e de certas magistraturas e muito menos dos jornais. Para os casos judiciais, espere-se a sua condenação; para os aspectos políticos, esperemos as armas que os políticos sacarão para esgrimir.
Logo, sem pôr a mão no fogo nem por cristo, acredito no Sócrates até que seja enrolado, se alguém for capaz de o enrolar.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Sr. José Pinto da Silva. este blog tem um único objectivo, ANTI-PS (socrates, ps-feira,etc..) Como o próprio sherk afirma "pode dizer 100 verdades, que mesmo assim nao acredita", dá para notar o quanto parcial esse senhor o é. Mas claro que tem esse direito!
Pelos vistos este blog continua na barra de favoritos dos senhores anti-ps cá do sitio, (já que o site da camara municipal é fraquinho, este sempre alegra os mais interessados) e parece que vai continuar por muito tempo (ainda bem). Sr. Pinto Silva, aconselho-o a os deixar falar, pois estes senhores não merecem qualquer crédito! mas que lá podem escrever o que lhes apetece, isso sim e sempre! VIVA O 25 ABRIl.

Anónimo disse...

O que de bom tem este blog é que podemos exprimir a nossa opinião livremente e graças a este espaço sabemos muitas mais coisas que de outra forma não sabíamos. É verdade que o shrek é anti sócrates desde há muito tempo. Mas devemos reconhecer que nunca disse que era a favor. E tem todo o meu respeito por assumir. Mesmo neste post ele tem o cuidado de avisar que é admirador do jornalista e que não acredita no sócrates. O que retira à partida qualquer tentativa de querer mostrar que está a fazer uma leitura da entrevista imparcial. Ele faz a sua leitura, pelo que pensa e não pelo o que querem que ele pense. Não o quero defender mas falo porque já enviei duas situações para ele e ele publicou uma e teve a coretezia de me enviar um email a explicar porque não podia publicar a outra. Ele tem a noção da importância do kouzas e no caso que publicou, ele assumiu como dele um assunto que nada tinha que ver. É necessário ter coragem para o fazer. E não me venham com o facto de ser anônimo que não o é há muito tempo. Ana Cristina

Anónimo disse...

Cara Ana Cristina (se for realmente esse o teu nome, pois isto da internet tem o que se diga)
O Sherk ou outra pessoa tem o direito a gostar ou não de quem quer que seja. isso é lá com ele! mas a verdade é uma, para quem se dix muito imparcial e que não faz fretes, nota-se bem, que freteiro é o seu segundo nome! e toda a gente sabe que a laranja por vezes é a sua sobremesa favorita. claro que cada um faz as escolhas que bem entender, mas intitular-se de imparcial é que não.

XEIRINHAS disse...

Sr. JPS, completamente elucidado. Por mim, não precisa de dizer mais nada.Por Cristo,não põe as mãos no fogo, diz. Meu caro, olhe que mesmo por viver num tempo sem jornalistas e mesmo jornaleiros, não deixou por isso de ter a sua vida totalmente devassada. Até aos nossos dias, até o nosso Saramago se meteu nisso com o seu evangelho segundo J. Cristo. Acho que já se sabe tudo, o senhor, dúvida. Está no seu direito. Já sobre Sócrates, pôe as mãozinhas nas labaredes, pois o que se diz, é fruto da imaginação, da maldicência dos jornalistas, mais a dos jornaleiros. Por mim, basta-me só, que um quinquagésimo do que se diz ter algum pingo de verdade, para nem à beira do lume as chegar. Mas isso sou eu que tenho horror aos calores.