17 março, 2010

“Che Alferes Pereira” desceu a Canedo

image“Pimenta no cú dos outros, é refresco”. Quem o trouxe para aqui, em forma de comentário, ao adágio  popular brasileiro, acertou em cheio. É que a coisa de repente, já começou a dar coceira. No deles, é evidente.

A acção até agora, parecia que estava confinada aos palcos canedenses. E, não fizeram a coisa por menos, arranjaram-nos logo 3, refiro-me aos estudos universitários para a localização do novo aterro vindos lá dos lados da ria. Quem não riu, foram as gentes das Caldas e Pigeiros, que também foram contemplados, com um local e com a coceira.

Esta 3ªfeira pela noitinha, a saga do aterro lá voltou a entrar em cena em Canedo, em forma de assembleia de freguesia e com lotação esgotada. Desta vez, não foi no palco, o conclave desceu à plateia do Centro Social.
Novidades, não houve, a não ser aqueles que querem à viva força partidarizar a luta. Mas a esses o povo já os conhece e começou a dar mostras que já não os suporta. Assim eles aprendam.

Novidade, mesmo daquelas em primeira mão, chegou à assembleia, mas pela boca, a de Alferes Pereira dos Amigos do Uíma. Não esteve com meias medidas. Apelidou-nos, e sem sentido pejorativo de mansos. Referia-se à maneira, calma e ordeira como temos desenvolvido a nossa luta. “Assim, sujeitam-se a ter mesmo cá o aterro.” E deu-nos umas ideias como deveríamos ir para a luta e não foi de modas. Se apareceu ali com aspecto revolucionário, os métodos que preconizou, não o foram menos. “Porque não, cortarmos estradas ao trânsito” e com a plateia a embarcar na revolução, endureceu a luta:”vamos com uma dúzia de tractores cheios de lixo para a Vila e despejámo-los frente à Câmara” Aquela figura, era agora para os canedenses, um novo Che Guevara, que tinha descido da Sierra Maestra, para libertar os canedenses da maldita lixeira que lhe querem impingir.

Ao meu lado, alguém dizia, mais comedidamente: “o mal, foi ir a jogo a bola, com o nosso nome”. Também acho.

Uma surpresa para mim, foi encontrar um PS com pouca vontade de ir à luta. Parece-me que já desistiram. Em primeiro, não escondem a sua tristeza por ninguém lhes dar mérito pela sua luta. Depois, sentem-se que estão a ser ignorados, nas acções de luta levadas a cabo. Parece-me até, que afinal já não vão tirar da gaveta, as faixas que lá puseram e, quanto ao abrir telejornais como avisaram. Essa tarefa já tem dono e o comando vem de Pigeiros.

17 comentários:

amigos do barulho disse...

O passo seguinte, tirem-se do manso, é a luta armada...de tôcos de vassoura.

Anónimo disse...

é de salientar que o Presidente da assembleia só esteja na assembleia porque o aterro fica junto a sua porta, caso contrario nao estaria.. é vergonhoso esta afirmação... devia de demitir-se ja...

Anónimo disse...

Descarregar no Presidente da Assembleia é a mesma coisa que aceitar a mediocridade que lá reina. É arrepiante ver tanta gente a não dizer nada, a não ter opinião! Que pobreza franciscana! Eu lamento ter votado nas últimas eleições! Todos os outros é que se deviam demitir!

Anónimo disse...

Mediocridade é continuar a elogiar a atitude de quem realmente quer o aterro. Toda a gente consegue ver quem tem duas caras. Percebo é que alguns que tanto lutaram para impedir a vinda do aterro, começem a ficarem cansados de lutar contra a maré. Enquanto alguns agem contra a vinda, outros, na penumbra, abrem caminho.
Ninguém quer saber porque é que a Junta de Freguesia não divulgou convenientemente esta Assembleia? Ou vão todos dar-lhe razão - se fizermos muito barulho não teremos obras depois? Nesta altura quem está a favor do aterro deve retira-se imediatamente.
É preciso novo folego. Espero que Canedo esteja em força na 6ª feira.

Anónimo disse...

Êste é dos que não engana. Tem nome patenteado. Alferes, força camarada.

Anónimo disse...

Se, da ultima vez, os de canedo não couberam todos, imaginem agora mais os de Pigeiros e de S. Jorge.
Até parece uma provocação manterem o local. Mas aceito se é para fazer barulho a rua é o local ideal.

Canedo sem Piedade disse...

Na ultima Assembleia de Freguesia, fiquei a saber que o Presidente da Junta e seus companchas: o Licinio o Pinheiro e mais alguns Zecas, querem mais uma lixeira para Canedo.
Foi mais uma vez demonstrado se não fosse o PS a lixeira já cá estava. Rua com esses interesseiros dos PSD e independentes, só vêm dinheiro e vinho a sua frente.

Anónimo disse...

este pessoalzinho do ps ja esta a querer colocar a populaçao de Canedo contra o biglaticinio e o pinheiro de natal... será que estes dois ja lhe estao a meter medo??

Anónimo disse...

Caro Canedo sem Piedade, o senhior em vez de estar a criticar a politica dos outros se fizesse algo de util pela Freguesia. Eu acho uma piada aos comentarios dos PS, falam falam do aterro, e voces em epoca de eleiçoes INFESTARAM A FREGUESIA COM LIXO, com o vosso lixo de campanha. Se voces quisessem o bem da freguesia, teriam limpo os papeis "anonimos" e os vossos cartazes que ficaram a apodrecer nos postes. Isso sim, era fazer algo de util para Canedo.

AGORA MANDAR VIR, TODA A GENTE GOSTA.

Anónimo disse...

Caro Canedo sem Piedade, o senhior em vez de estar a criticar a politica dos outros se fizesse algo de util pela Freguesia. Eu acho uma piada aos comentarios dos PS, falam falam do aterro, e voces em epoca de eleiçoes INFESTARAM A FREGUESIA COM LIXO, com o vosso lixo de campanha. Se voces quisessem o bem da freguesia, teriam limpo os papeis "anonimos" e os vossos cartazes que ficaram a apodrecer nos postes. Isso sim, era fazer algo de util para Canedo.

AGORA MANDAR VIR, TODA A GENTE GOSTA.

Anónimo disse...

Amanha vamos todos a feira fazer barulho... vamos ver se o psd canedo vai estar ao lado do povo junto as "chefes" da feira... eu vou tar atento , vou ver se eles tem coragem de dizer nao ao aterro junto ao presidente da camara...

Anónimo disse...

Na minha opinião esta assembleia dita “Extraordinária”, com a ordem de trabalhos “Discussão da Proposta da Suldouro a Canedo”, não fez corresponder a cara com a careta, porque os membros que estavam na expectativa de opinar acerca da referida proposta, limitaram-se a ouvir o debate privado entre Licínio e Sr. Bento.
Acho lamentável que os Canedenses tenham memória curta, porque na última Assembleia foi dito aos presentes que pretendiam criar uma “Comissão” (com elementos de todos os partidos), responsável pelo tratamento de todos os assuntos referentes ao aterro, posto isto, fomos confrontados com uma proposta dos INDEPENDENTE uma outra dos SOCIALISTAS. Em que ficamos???
A COMISSÃO, reuniram para quê, para falar dos jogos do BENFICA?
Mas como o Presidente da mesa tem conhecimento do trabalho que fizeram tentou tapar o sol com a peneira….”Provavelmente se o aterro não ficasse por trás da minha casa não estaria aqui”, Para ter este tipo de comentário e não sofrer consequências, é preferível estar calado!

Anónimo disse...

ja agora uma pergunta... alguem é capaz de dizer o que estao a fazer as 4 mulheres na assembleia?? sim 4 pois tanto as do psd como as do PS nao sabem o que estao la a fazer... devem estar a pensar na senha de presença...

Anónimo disse...

Sim concordo...podem não saber o que estão lá a fazer...também a confusão é tanta, devem sentir-se perdidas!

Mas convenhamos "Ficam bem nas fotografias!"

Anónimo disse...

Mas do Abelix, ninguém fala. Esteve lá? Esteve sim senhor, respondo eu que lá estive e falou que é um encanto. É um triste, mas julga -se importante. Depois de falar disse que voltava a falar mais tarde. Eu vi o seu chefe o Coutinho de apertar os lábios com dois dedos como qwuem diz, não metas mais nojo.

Anónimo disse...

Na ultima assembleia antes das eleiçoes autarquicas onde marquei presença como sempre que posso faço fiquei espantado com a intervençao do senhor abelix,disse ele que tinha vergonha de ver penduradas pela freguesia as tarjas contra a instalaçao do aterro em canedo,que davam má visibilidade a que visitava canedo e aos canedenses e disse que era fazer politica baixa afixar tais tarjas e eu pergunto, os politicos de s.jorge e de pigeiros vao afixar tarjas contra a possivel instalaçao nas suas freguesias do aterro,será que estão a fazer politica baixa ou estão simplesmente a lutar com todas as armas possiveis para a não vinda do aterro?
a

Anónimo disse...

Também acho, mas as tais tarjas estão agora na gavetas não sei à espera de quê? Há dois PSs um do Bento. o da politica, o da vaidade pessoal. Esta está a apagar-se lentamente. Há o Dr. Pinho, mais pratico, não quer espectáculo e não quer a lixeira e não quer passar cartão ao outro.