24 março, 2010

Mandatário concelhio de Paulo Rangel… no Kouzas e Louzas

image Em semana de eleições internas do PSD nacional, algumas questões tornaram-se pertinentes a nível local,  como por exemplo se o apoio de dois dos mais destacados “laranjas” do nosso concelho a candidaturas diferentes, poderá ou não trazer mazelas internas ao PSD local!
Para me ajudar a esclarecer essas e outras questões, fiz uma “espécie de entrevista” ao mandatário concelhio de uma das candidaturas!

Domingues Pereira, advogado, 46 anos, membro da Assembleia Municipal pelo PSD e também membro na Área metropolitana do Porto, é o mandatário concelhio da candidatura de Paulo Rangel à presidência do PSD!.
  Shrek (shk) - É o mandatário concelhio da Candidatura de Paulo Rangel para a presidência do PSD. Porque não ter-se ficado pelo “simples apoio”?
domingues  Domingues Pereira (DP) – A pergunta sugestiona o “nim” como o politicamente correcto. Contudo, por vezes somos chamados a tomar atitudes e assumir posições que não se bastam com o curvar de cabeça e encolher de ombros … o que é precisamente o caso em apreço, como se pretenderá demonstrará com as respostas às perguntas seguintes. Além do mais é meu privilégio ser mandatário de tão Ilustre candidato, que espero venha a ser Primeiro Ministro de Portugal a breve trecho.
  Shk- Alguns dizem que a candidatura de Passos Coelho representa a ruptura com o actual PSD enquanto Paulo Rangel seria uma aposta na continuidade! A ser verdade, você aposta na continuidade?
  DP- Na minha opinião Paulo Rangel é o candidato mais competente para o desempenho do lugar, é o mais competente para ser Presidente do PSD e, por consequência, Primeiro-ministro de Portugal.
A ruptura está com Paulo Rangel e não com os outros candidatos, nomeadamente com Pedro Passos Coelho. Aliás, a expressão ruptura não é utilizada num discurso interno, para dentro do partido, mas sim com as políticas do governo e de José Sócrates. Aí sim: aí é que o PSD tem que fazer uma ruptura.
  Shk- Hermínio Loureiro, mandatário Distrital de Passos Coelho disse em Lourosa que o que mais lhe chocava era haver pessoas dentro do PSD que não se importavam sobre qual seria o vencedor nas eleições. Importavam-se isso sim, em derrotar Passos Coelho! Que comentário poderá fazer a esta afirmação?
  DP- Essa afirmação não será a mais feliz do meu amigo Hermínio Loureiro. É uma afirmação vaga e abstracta que não é fácil contraditar, só se poderá compreender esta afirmação no clima eleitoral interno que o PSD vive.
  Shk- O presidente da Distrital, Engenheiro Topa, apoia Passos Coelho enquanto o Presidente da Câmara, Alfredo Henriques, é o mandatário Distrital de Paulo Rangel! Perante isto, poderá haver um certo mau estar nas hostes laranjas do Concelho! Na sua opinião, esse mau estar existe ou é apenas imaginação das pessoas?
  DP- Perante isto somos levados a concluir que o Presidente Alfredo Henriques entende que Paulo Rangel será a pessoa indicada para liderar o PSD e o Eng. Topa entenderá que será mais indicado Passos Coelho. Não vejo, nem vislumbro, donde poderá haver mau estar no seio do Partido no concelho. Por outro lado, não tenho dúvida que algumas pessoas, principalmente da oposição, tenham a imaginação muita fértil e que vejam, ou pretendam ver, cenários que francamente não se colocam.
  Shk- Dentro da própria concelhia laranja, os apoios estão divididos. Acha que a concelhia (também a Distrital) ao não manifestar apoio a qualquer candidatura teve a atitude mais correcta?!
  DP- Parece-me de facto a atitude mais acertada, quer da concelhia quer da distrital.
  Shk- Perante os apoios pessoais de algumas das figuras mais importantes do PSD local em candidaturas distintas, é abusivo afirmar que isto poderá ser uma espécie de contagem de espingardas para os apoios ao próximo candidato à câmara Municipal pelo PSD?
  DP- Caro “Shrek” é de todo abusivo extrair essa conclusão. Na realidade, uma coisa é a eleição do líder do PSD outra coisa totalmente distinta será o próximo processo eleitoral autárquico.
  Shk- Recuando um pouco…. Oficialmente tanto o Engenheiro Topa como o presidente da Câmara estão de bem um com o outro e acham que nenhum vai perder para o outro, caso o seu apoiante perca, porque isto é uma eleição nacional! Penso que embora a amizade entre eles não fique beliscada, ambos querem muito vencer esta eleição e por consequência querem a derrota do “amigo”! Na sua opinião, Alfredo Henriques, como mandatário não terá mais a perder do que o Engenheiro Topa que é “apenas” um apoiante?!
  DP- Esta pergunta, com o devido respeito, não faz qualquer sentido. Não se coloca a questão de quem tem a perder: se o Presidente Alfredo Henriques se o Eng Topa. Um entende que o Presidente do PSD deve ser um e o outro entende que não deverá ser aquele, mas sim outro. Na verdade tratam-se ( Alfredo Henriques e Eng. Topa) de dois destacados militantes do PSD distrital e nacional, aliás, respeitadíssimos, que têm, neste caso concreto, opinião diversa quanto à liderança do PSD.
  Shk - É verdade que existem pessoas que têm medo de dizer abertamente em quem vão votar?!
  DP- Responder a esta pergunta seria alimenta o folhetim da oposição …         
Para a oposição é importante saber quem diz que vota em quem … para nós cada militante é dono e senhor do seu voto.
  Shk - O presidente da Concelhia, Emídio Sousa, afirmou que após estas eleições a união entre os laranjas será ainda mais forte…aqui no concelho! Esta afirmação, é a “ politicamente correcta”. Na sua opinião, para além da resposta que me poderá dar e que com certeza também será a “politicamente correcta”…..acredita mesmo que o que Emidio Sousa diz será a realidade?
  DP- Caro “Shrek” não tenha a mínima dúvida que quando estiver em causa o concelho ou a sua estratégia de afirmação no Distrito ou Nacional, que o PSD estará unido, como já o demonstrou por diversas vezes, inclusivé nas eleições do Eng. António Topa para Presidente da Distrital do PSD.
  Shk - Está preparado para estar calado e manifestar todo o seu apoio ao sector da cortiça….antes 60 dias das eleições?! A famosa lei da Rolha! O que tem a dizer desta “lei” interna do psd?!
  DP- Acho muito bem que o meu caro, com o sentido de humor que tanto o caracteriza, aproveite esta “Lei” para divulgar e publicitar a indústria mais forte do concelho. Já quanto à “lei interna” do PSD que proíbe os militantes e manifestarem antes 60 dias das eleições, sou contra e se tivesse estado no Congresso teria votado, consequentemente, contra. Entendo que a “Lei” estabelece um delito de opinião
  Shk -Após estas eleições directas, acha que o vencedor conseguirá unir o PSD?
  DP- Tenho a certeza que sim.
  Shk - Na sua opinião estas eleições irão eleger o próximo líder do PSD ou o próximo líder a ser “queimado”?
  DP- Acho que será o próximo líder do PSD, parece-me que não haverá lugar a muito mais experiências no PSD e os militantes já perceberam isso. Acho mesmo que o próprio País deseja que o PSD se encontre e se apresente como alternativa, que não tem sido, ao governo de José Sócrates.
Espero que os militantes do PSD demonstrem a vontade de solidificar a próxima liderança com uma ida massiva às urnas no próximo dia 26 de Março.
  Shrek -Agradeço a sua disponibilidade por satisfazer algumas curiosidades minhas e dos leitores. Para terminar, convença os militantes e leitores do Kouzas e Louzas a votarem em Paulo Rangel e não nos outros candidatos.
  Domingues Pereira-
1º Paulo Rangel é competente. Competência essa estribada em factos concretos e não em meras afirmações, aliás o seu percurso profissional e pessoal fala por si.
2º Paulo Rangel consegue envolver e motivar as pessoas, tem carisma e espírito de liderança, consegue criar empatia com as pessoas, como vimos nas eleições europeias.
3º Pelas suas políticas para a educação, nomeadamente o ensino técnico profissional e o combate ao facilitismo escolar.
4º Pelo facto de ser contra as obras faraónicas de José Sócrates ( ex: TGV, 3ª auto-estrada Lisboa-Porto, novo aeroporto, etc ) e canalizar esses milhões e milhões de euros para incentivar as pequenas e médias empresas e a economia em geral, ou seja, pela política de ruptura com o socialismo de José Sócrates, Jorge Coelho, Armando Vara, etc..

4 comentários:

Anónimo disse...

Ao que chegou o Kouzas.
O apogeu do laranjal, na sua forma mais requintada.
Para já um aviso:Fica mal ao laranjal falar em Presidente. Ou será que a instituição e o órgão Presidente da Câmara tem de se intrometer nas questões partidárias? Talvez o hábito de 3 décadas de sentido único com dizia o Viriato já esteja entranhado no sangue destes politicos.Claro que o entrevistado controlou as perguntas e as respostas: “...como se pretenderá demonstrará com as respostas às perguntas seguintes...”Está tudo controlado. Sob e sobre controlo.
È vê-los todos aflitos a rir uns para os outros e a fazer continhas para quem terá chances de ser o próximo na camara. Andam todos ao mesmo.

Anónimo disse...

o Terras da Feira deixou de ser o orgão de comunicação da laranjada à quinta feira. Passou a ser o KL.

só falta os editais da CM a serem publicados aqui no blog!

Votem com consciência, mas votem! existirá sempre uma carrinha para vos levar à mesa de voto.

Anónimo disse...

Os blogs vão passar a mandar os avisos das juntas,
câmaras,
tribunais e finanças,
penhoras, leilões, etc.
E recebem à letra e caracter Times New Romano tamanho 12
cada caracter a 20 cêntimos
e e um Euro por visitante do blog

Anónimo disse...

é caro! fala com o Sherk que ele faz mais barato