Regressei há pouco tempo a Portugal e digo-vos fiquei atónito com o que encontrei neste rectângulo à beira mar plantado.
Em primeiro lugar ver o Benfica em 1º na liga de futebol, assistir à missa de sétimo dia do Porto no Algarve seguindo pela "A-8" -( cinco já vinham de Londres).
Depois a sessão de teatro em Mafra ( já conhecia a A-8) com os laranjas, laranjinhas e laranjolas ali reunidos. Tudo espremido deu pouco sumo, apenas uns hematomas que não chegou a equimose. Aquilo que deveria ser um debate virado para o futuro, passou a uma discussão entre comadres, quem é o mais bonito, quem é o mais inteligente, quem tem mais história no partido e quem é quem???, de onde veio, como chegou aqui!!! vimos de tudo, a culminar na bendita lei da rolha...
Meus amigos, como já alguém salientou neste Blog, não fora esta alteração aos estatutos do laranjal, e a crise que graça no sector corticeiro, seria bem mais profunda. Foi esta alteração que serviu de tónico para a recuperação deste sector vital para o nosso concelho.
Mas, mais importante que tudo isto, meus fratelos é o divisionismo entre os laranjões, deste burgo.
Não me lembro, de ter assistido alguma vez a um confronto entre o nosso barbinhas e o "Minguitos da Larosa"(mandatário distrital e concelhio do "puto inteligente", respectivamente) e o "Tony Copas" (mandatário do "puto bonito" ou "ex doce"). Os restantes candidatos desconheço sequer a existência de mandatários distritais.
Três ilustres oligarcas do laranjal deste burguinho, que se defrontam taco a taco nestas eleições. Eu nunca vi disto, em 30 e tal anos de "sentido único" ( com pequenas excepções).
É certo que já houve clivagens... dentro do laranjal, mas o confronto foi sempre entre pesos plumas e pesos pesados. Agora entre pesos-pesados nunca assisti.
Será já o cheiro de uma nova era????, em que o "cardume" (se pensarmos no episódio do cherne barroso) já não segue sempre no mesmo sentido, ou que a manada (se pensarmos no patrão da madeira - Alberto João) já não corre com o mesmo objectivo.
E, na equipa laranja da cambra, este divisionismo não vai deixar marcas!!!!????? e o que pensa o nosso nóvel putado "Adeuzinho", já alguém o ouviu tomar posição????!! eu não, nem escrita nem falada, nem "pensada".... (pensará ele e bem, que o melhor é estar calado, caladinho, porque a sua eventual reeleição, começará aqui...., é deixá-los passar...),
Fico, pois, à espera da reacção da carneirada... peço perdão, da laranjada... para saber se a técnica ou a estratégia do cardume/manada ainda resiste, ou se transforma num futebolístico 4x3x3 ou 10x 1 e tudo a monte e fé em.... é melhor fé no tacho!
à Riverdeci…
1 comentário:
Esta pessoa não viu o mesmo congresso que eu. E confunde divisionismo com pluralismo e debate de ideias com confronto.
Merecia um castigo de 6 meses da Liga ou ser recambiado para o estrangeiro!
Enviar um comentário