pergunta minha e inocente: Um professor recebe quanto por estar “deslocado” muito longe de casa?! sim… recebe (0) Zero!
Eleitos para a Assembleia da República que residem fora da Grande Lisboa podem receber até mais 2144,89 euros por mês no vencimento.
Mais de metade dos deputados da Assembleia da República recebe 69,19 euros por dia por viverem fora da Grande Lisboa, o que ao fim do mês pode representar mais 2144,89 euros no vencimento. O Parlamento prevê que em 2010 sejam gastos 2,9 milhões de euros em ajudas de custo.
Dos 230 eleitos para a Assembleia da República nas últimas Legislativas, 154 residem fora dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro, Amadora e Odivelas, razão pela qual têm direito a auferir 69,19 euros por dia, de acordo com o Estatuto Remuneratório dos Deputados. Já os residentes na Grande Lisboa podem receber mais 23,05 euros diários.
Segundo avançou ao CM Maria do Rosário Boléo, adjunta da secretária-geral do Parlamento, este montante é abonado 'por cada dia de presença em reunião plenária, de comissões ou em outras reuniões convocadas pelo presidente da Assembleia da República e mais dois dias por semana'. Ou seja, um deputado que participe em trabalhos parlamentares durante cinco dias úteis, recebe sete vezes 69,19 euros, o que num mês com 31 dias significa 2144,89 euros a mais no vencimento.
Esta ajuda de custo não inclui os gastos com deslocações, pelas quais os deputados recebem 0,40 euros por quilómetro e por cada dia de presença em trabalhos parlamentares, no caso de residirem nos concelhos da Grande Lisboa. Os restantes eleitos têm quilómetros pagos apenas para uma viagem semanal de ida e volta.
O Estatuto Remuneratório dos Deputados prevê ainda que os eleitos residentes nas Regiões Autónomas recebam o montante de uma viagem de avião de ida e volta por semana. O mesmo se aplica aos deputados eleitos pelos círculos da emigração da Europa e residentes no respectivo círculo eleitoral. Já os deputados eleitos pelos círculos da emigração de fora da Europa têm direito a duas viagens mensais de avião. Um recente despacho de Jaime Gama proibiu viagens oficiais em 1ª classe.
3 comentários:
Agora vejo porque há guerras nos Partidos para serem deputados.Olhai para o que eu digo e não para o que eu recebo.
portanto o amadeuzinho, que ascendeu de estagiário de advogado a deputado sem nunca ter feito nada na vida, ganha cerca de 1000 contos por mês?
- Nada mal. Porreiro pá.
E uma deputada eleita por Lisboa e que reside em Paris recebe quanto? Para já nada mas o seu partido disse para ela não se preocupar com isso que alguém há-de pagar. Só espero não ser eu.
Enviar um comentário