07 junho, 2010

eu fui ao GRIB…

imageFui fazer uma visita ao nosso estimado amigo António Júlio, presidente do GRIB de Paços de Brandão! E porque  o fiz? Fi-lo por uma serie de razões e principalmente porque “mapeteceu” e assunto arrumado!
O GRIB (Grupo Recreativo Independente Brandoense) é uma colectividade com cerca de 200 sócios e cerca de 200 atletas, dedicados ao Basquetebol! Os atletas são maioritariamente de Paços de Brandão e das freguesias limítrofes. O grib está nos 5 clubes com maior número de atletas inscritos em todo o distrito!

 A aposta é fundamentalmente na formação, tendo uma equipa sénior, sendo esta uma “espécie” de complemento aos seus formandos e não como uma aposta no Basquetebol sénior! No futuro a aposta será ainda mais forte na formação, pois é vontade desta direcção em apostar em treinadores ainda com mais qualidade!

As verbas que são gastas são naturalmente elevadas, que são atenuadas pelo pagamento de 75 Euros que cadaimage atleta faz anualmente! Para além, é claro, de receber subsídios da autarquia, apoios de algumas empresas, publicidade na sua revista e quotas de sócios.

A este respeito, questionei o senhor presidente se os “atrasos” dos subsídios por parte da Cambra estarão a fazer falta! Este diz que realmente fazem falta, mas a kouza não é dramática porque, segundo ele, vai algumas vezes ao banco tratar de alguns assuntos, como requisitar livro de cheques….e aproveita para também pedir dinheiro! 

Não descurando a parte mais importante (formativa e desportiva), o que mais me impressionou foi o Pavilhão! Estava uma tarde de calor, mas quando entrei, o local estava agradavelmente fresco! A razão para tal deve-se ao facto das paredes exteriores serem, forradas a cortiça! Também as energias alternativas são algo que o grib tem em consideração! Dai ter aquecimento solar para as águas que usam! 

O pavilhão teve um custo aproximado de 1,5 milhão de Euros e segundo António Júlio, não teve derrapagens! Algum ajustamento deveu-se apenas a alguns extras que foram surgindo. 

O presidente demonstra ainda que o facto de “Aniceto do Carmo (ex basquetebolista) ter sido o vencedor no concurso para a execução das obras, foi o melhor que podia acontecer, porque este era um homem do Basquete e estava (como esteve) atento a pormenores que passariam “ao lado” de outros menos familiarizado com este desporto!

Outra (enorme) mais-valia que o pavilhão tem, é o seu piso flutuante! Muito importante na prevenção de lesões, pois amortece os saltos que os atletas fazem! Importado dos Estados Unidos, este foi fabricado por uma empresa que também forneceu à maioria das equipas da NBA! 

Pelas contas do senhor presidente, o pavilhão deverá estar completamente pago dentro de 5 anos! Realça ainda que a receita que o grib recebe do restaurante/cervejaria, anexo ao pavilhão, é canalizado na sua totalidade para amortizar divida actual do pavilhão. E neste aspecto, embora haja ainda dinheiro a receber da autarquia, o presidente diz que não tem qualquer tipo de reclamação a fazer! 

A respeito de autarquia, António Júlio mostrou algum incomodo quando algumas vezes tentam fazer ligação entre política e associativismo! Não gosta quando dizem que as associações é composta por militantes deste ou daquele partido. Garante que nunca nenhum militante de qualquer partido tenha sido impedido de integrar os corpos sociais do grib, baseado nas suas preferências políticas. “Eles querem é estar sentados sem fazerem nada, e criticar por criticar, sem qualquer fundamento ou verdade nas suas críticas”! Realça ainda que se sente à vontade nesta questão, porque podia o ter feito e não o fez. “O pavilhão foi inaugurado depois das eleições quando o podia ter feito antes!”

O grib, para António Júlio, é algo que faz parte dele. Como se fosse um braço ou uma perna! A família também faz parte do grib…. Todos os filhos (3) ali andaram e ainda por ali andam dois! Foi um dos fundadores e até há data sempre esteve nas diferentes direcções! É presidente há sete anos, em mandatos de dois!
Quando questionado se pretende continuar…. Fiquei com a ideia que ele vai fazer-se um pouco difícil! Mas se lhe pedirem uma ou duas vezes no máximo…. Ele aceita! 

O que também lhe propus é que tornasse possível a realização de uma “Final Four” (agora parece que são mais equipas) de basquetebol sénior masculino, porque seria algo de extraordinário para a colectividade e para o próprio concelho! 

Ora, pelo que me conta, é algo que já vem pensando há algum tempo e pensa que se for possível juntar algumas vontades, é perfeitamente possível num futuro não muito longínquo! (
sinto-me tão bem a dar estas ideias fantásticas)

E pronto, quero dar os parabéns ao António Júlio e ao grib pelo “excelente”que já fizeram e pelas instalações que dispõem!

Quanto a agradecimentos…. Um especial ao senhor presidente pela prontidão e disponibilidade que teve para satisfazer a minha curiosidade! 

Para ele, aquele Abraço

para saberem mais....  (http://www.brandoense.blogspot.com/)

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

Sem comentários: