Face às recentes notícias veiculadas pela comunicação social local, relativamente à construção do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e às alterações significativas que o projecto poderá vir a conter, urge um esclarecimento cabal sobre tal situação.
De acordo com o publicado na imprensa local, o projecto passará a abranger dois pólos, um na zona industrial de Roligo, Espargo, em terreno do Município, destinado à concepção de espectáculos e residências artísticas; e um outro na pedreira das Penas, para apresentação de espectáculos.
Este último implicará a demolição Cine-Teatro António Lamoso e, futuramente, das escolas da avenida Professor Egas Moniz.
“O objectivo é ficar com um edifício de espectáculos moderno, para dar resposta às exigências actuais” - explicou Alfredo Henriques em numa reunião de Câmara, onde avançou ainda a possibilidade da instalação de “uma grande superfície comercial”.
A CDU pretende que sejam cabalmente esclarecidos os motivos que levam à alteração do projecto inicial, ele próprio envolvido em controvérsia uma vez que o CCTAR inicialmente ficaria sedeado no antigo Matadouro e qual exactamente o projecto idealizado pelo executivo para este equipamento.
Assim, nos termos legais e regimentais aplicáveis, requeiro a V.Exa, que através do Exmo. Sr. Vereador do Pelouro do Planeamento e Urbanismo:
• Terá o CCTAR dois pólos, um em Espargo e outro na Avenida Egas Moniz?
- Será necessário demolir o Cine-Teatro António Lamoso, espaço feirense emblemático, bem como as escolas?
- Em caso afirmativo, onde frequentarão os alunos o ensino primário?
- Qual o montante de despesa previsto para a construção destes equipamentos?
Lúcia Gomes
4 comentários:
Utopias...
Eu sugiro, se posso sugerir, que se construa o novo espaço para a cultura no parque de estacionamento do hospital. Assim ficava tudo aconchegadinho.Ele é Justiça, Saúde e Cultura de mãos dadas.O estacionamento é mais que muito......
Isto sim ,são estudos a sério, bem calculados.
E tem mais, com espaços a sobrar no "AERIOPARQUE", com salinhas, salas e salões fica bem ao municipio construir mais espaços para ficar à mercê das moscas. Parece impossível!!!!!!
Sou eu que estou a "endoidar"?????
Ah!!!!! Já me olvidava. Quanto aos alunos da EB1 podem muito bem mudar-se para o antigo tribunal. E esta, hem!!!!!!
Manuel Lopes
Desculpem-me mas na minha ignorância pensar que a EB1 seja aquela escola primária,junto aos semáforos do montinho.é de louvar o civismo dos encarregados de educação que vão buscar as suas criancinhas e como não podem estacionar nas salas de educação conseguem estacionar em plena via prejudicando aqueles que circulam no sentido norte-sul entupindo essa artéria perante a passividade das auturidades. ai sim é boa ideia transferi-la para o antigo tribunal, mas só depois de salvaguardar a segurança do edificio.
apoiado
Enviar um comentário