No passado dia 9 de Outubro, a Comissão Política Concelhia da JSD de Santa Maria da Feira visitou três associações da Freguesia de Travanca, com o propósito de conhecer as actividades, os objectivos e as dificuldades que enfrentam. A visita reuniu cerca de vinte jovens, provenientes das diversas freguesias do Concelho, e foi conduzida por Vânia Oliveira, representante travanquense na Concelhia, e pelos seus companheiros de Núcleo, Liliana Azevedo, Ricardo Silva e Silvana Silva.
No Núcleo Desportivo, primeira associação a ser visitada, a comitiva foi recebida por Joaquim e Liliana Andrade. Esta associação, fundada em 1976, tem como principal objectivo a formação de novos atletas e a sua integração nas várias modalidades do ciclismo de competição. Actualmente, as actividades desta associação dividem-se entre o BTT, o ciclismo de estrada e o ciclo turismo, apelando ao convívio entre os atletas, mas sem esquecer a competição, que já proporcionou diversas vitórias. A maior necessidade do Núcleo Desportivo passa pela obtenção de uma sede própria, visto que não dispõe sequer de um espaço onde possa guardar os seus troféus, que se encontram na Junta de Freguesia.
Seguiu-se o Real Clube de Travanca, clube futebolístico local, onde as realidades e espantosas infra-estruturas foram dadas a conhecer por António Reis, Presidente do Clube. Fundado em 10 de Junho de 1964, só em 2009 é que o Clube conseguiu instalações próprias. No decurso da visita, ficou patente a vontade de investir nas camadas jovens, o que elevaria o Real Clube à categoria de entidade formadora e proporcionaria o seu crescimento. A grande dificuldade prende-se com questões económicas, o que impede a associação de fazer o tão desejado investimento na formação, e cujo suprimento também passa pelo aumento do número de associados.
O término da visita foi na Associação Musical, Recreativa e Cultural de Travanca (A.M.R.C.T.), fundada em 1995 graças à vontade de um grupo de jovens locais. Inicialmente, esta colectividade funcionava apenas como escola de música, contudo, ao longo do tempo, foram promovidas outras actividades, como a dança, o karaté e o badminton, cuja equipa totalmente federada é umas das grandes apostas actuais. Em 2005, esta associação criou um novo projecto denominado Schola Cantorum, com a colocação deste projecto em prática, passou a ter mais um cartão de visita, “ A Orquestra Schola Cantorum” que já levou o nome da Freguesia a vários pontos do território nacional. Neste momento, a A.M.R.C.T. tem cerca de 20 estudantes de música, sendo esta a sua maior dificuldade: o número de alunos e a desvalorização da associação por parte dos locais. Nas vozes de Elisabete Santos, Presidente da Direcção, e Arnaldo Costa, Presidente do Conselho Fiscal, para esta associação, adquirir instalações próprias não é uma prioridade. Quer antes o aumento do número de alunos e a existência de um espaço que possa ser comum a todas as associações da Freguesia.
Com esta visita, a JSD Concelhia pôde auferir o espólio cultural e desportivo existente na Freguesia de Travanca, conhecendo ao pormenor e em primeira mão o valor acrescentado que estas associações trazem à sua comunidade, assim como as dificuldades inerentes ao associativismo. Às associações visitadas, a JSD reconhece a obra feita, mas sobretudo o mérito de nunca desistirem face às inúmeras dificuldades
(Comissão Política Concelhia da JSD de Santa Maria da Feira)
(fotos da JSD de travanca)
Sem comentários:
Enviar um comentário