No presente ano lectivo, o Museu de Santa Maria de Lamas lança a 4.ª edição do Concurso de Artes Plásticas Figuras Recriadas, desta vez dirigido à comunidade escolar do 1º Ciclo do ensino público e particular, preferencialmente, das diversas instituições do Concelho de Santa Maria da Feira.
REGULAMENTO
1.APRESENTAÇÃO
No âmbito do reconhecimento e reorganização do espólio do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML), foram identificados e removidos diversos elementos acrescentados sem critério ou qualidade à colecção original durante as últimas décadas, dos quais destacamos um número considerável de “anjos” em gesso. Procurando aproveitar estas peças e simultaneamente apostando na divulgação, o MSML promove desde 2006 o Concurso de Artes Plásticas “Figuras Recriadas”. No presente ano lectivo (2010/2011), o Museu pretende realizar a quarta edição do Concurso direccionada à comunidade escolar do 1º Ciclo. O Concurso consistirá na livre decoração artística das referidas imagens, fomentando desta forma a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e o desenvolvimento pessoal e social através da realização trabalho em grupo pelos participantes. Por outro lado, propõe-se o intercâmbio Museu/Escola, no sentido de aprofundar relações e troca de conhecimentos.
2.OBJECTIVO
Sensibilizar os participantes para a necessidade de valorizar, conservar e preservar o património cultural. Em simultâneo, pretende-se promover a imaginação e a criatividade, através do recurso a diferentes métodos e técnicas aplicadas na expressão plástica.
3.PÚBLICO-ALVO
O concurso é dirigido à população escolar do 1º Ciclo do ensino público e particular das diversas instituições do Concelho de Santa Maria da Feira.
4.NATUREZA DOS TRABALHOS
Tipo de trabalhos – Serão aceites todos os trabalhos que utilizem todas e quaisquer metodologias e técnicas, na área de expressão plástica. No entanto, é obrigatório manter a integridade estrutural da peça.
5. IDENTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
Todos os trabalhos deverão estar devidamente identificados com:
- Título atribuído ao trabalho;
- Nome da instituição a que pertencem;
- Nomes dos autores;
- Ano que frequentam e turma;
- Metodologias e técnicas utilizadas.
6.CONDIÇÕES DE CANDIDATURA
Todos os participantes terão de fazer uma visita obrigatória ao MSML, cujo encargo do ingresso será da responsabilidade dos participantes. A visita será agendada no acto da entrega da ficha de inscrição no Concurso. O Serviço Educativo do MSML poderá visitar as instituições participantes, caso seja solicitado e com respectiva marcação de ambas as partes. No entanto, mantém-se a obrigatoriedade da visita ao MSML por parte dos participantes no concurso.
Candidatos
Comunidade escolar a frequentar o 1º Ciclo do ensino público ou particular.
Número de participantes
O número de grupos participantes fica limitado ao número de figuras disponíveis no Museu.
Preferências
Será dada preferência de inscrição a instituições públicas e privadas do Concelho de Santa Maria da Feira. Posteriormente, se houver disponibilidade de figuras, as inscrições serão abertas a outras instituições, do território nacional.
Categorias
O concurso apresenta apenas uma categoria:
- Grupo (mínimo 3 e máximo 1 turma).
Cada instituição poderá candidatar-se com o número de grupos (turmas) que entender.
Inscrição
A participação no presente concurso efectua-se mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição. Esta contém informação relativa aos seguintes elementos: Nome da instituição, morada, contacto telefónico, endereço de e-mail da instituição, nome do responsável pelo grupo, nome dos participantes, ano, turma, título do trabalho, área de trabalho e resumo da proposta de trabalho.
A ficha de inscrição deverá ser requerida, preenchida e entregue na data da marcação da visita.
Após a realização da visita será entregue um pack informativo sobre o MSML e a figura a recriar.
Apenas serão aceites as candidaturas formalizadas através da ficha de inscrição, devidamente assinada pelo órgão de gestão da instituição e pela direcção do museu e após marcação da visita geral.
Considera-se que, ao apresentarem candidatura, os participantes concedem autorização aos promotores do concurso para a utilização exclusiva dos seus produtos finais, nomeadamente para divulgar, publicar, editar e explorar os produtos, em qualquer suporte, renunciando a toda e qualquer compensação financeira.
7.LEVANTAMENTO DAS FIGURAS
No momento da realização da visita, será entregue ao responsável pelo(s) grupo(s) a figura a recriar.
As figuras serão entregues devidamente embaladas.
Após a entrega das figuras, qualquer dano, perda ou furto que as mesmas sofram, será da total responsabilidade do responsável pelo grupo.
O responsável pelo grupo será o fiel depositário da figura a recriar.
O seu dano, perda ou furto implica o pagamento de uma multa de 20€.
A entidade promotora do concurso (MSML) reserva para si todos e quaisquer direitos.
8.RECEPÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos finais poderão ser entregues em mão ou enviados por correio, devidamente embalados.
9.PRAZOS
- Inscrição - Entre Outubro e Dezembro de 2010, através do correcto preenchimento de uma ficha de inscrição e respectiva visita ao Museu.
- Recepção dos trabalhos: Entre 06 e 10 de Junho de 2011.
- Período de avaliação: Entre 13 e 16 Junho de 2011.
- Exposição, anúncio dos vencedores e entrega de prémios e menções honrosas: 17 de Junho de 2010 (6.ª feira).
10.CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO
Constituem critérios de apreciação dos trabalhos apresentados: a originalidade, a criatividade, o domínio da metodologia e das técnicas utilizadas e a qualidade das apresentações finais.
11.JÚRI
O júri de avaliação será composto por três elementos anunciados no momento da entrega dos prémios.
12.PRÉMIOS
Serão atribuídos os seguintes prémios:
- 1º Prémio – Livros inseridos no Plano Nacional de Leitura para cada um dos elementos participantes.
- 2º Prémio – Menção Honrosa e 2 entradas grátis no MSML para cada um dos participantes.
- 3º Prémio – Menção Honrosa e surpresa para cada um dos participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário