Quero desde já assumir o meu discurso anti-xenófobo, pois não tenho nada contra os ciganos…mas, ao contrário do que agora seria natural dizer….também não tenho nada a seu favor!
O assunto está na ordem do dia em Sanguêdo! Virão mais 15 famílias de “lélos” (ciganos) para a terrinha ou é apenas um boato?!
As conversas de café e não só é que já há um terreno “comprado”(supostamente por uma instituição lá da terra) para alojar mais 15 famílias que estão prestes a chegar a Sanguêdo!
E o povo….não parece que está muito feliz com a ideia, até porque segundo alguns habitantes, Sanguêdo já contribuiu, e muito, para esse tipo de inclusão!
É público que este tipo de situação serve também para uma “guerrinha política”! Embora com muitos anos a residir em Sanguêdo, recentes acontecimentos, foram logo motivo para algumas trocas de “responsabilizações” entre “laranjas e rosas”. Talvez não seja completamente inocente a “insinuação” que estes supostos novos inquilinos terão de ter a autorização da Junta de freguesia para se instalarem! Havendo desde já algumas pessoas que dizem que se eles vierem, não votarão mais no PSD!
Para complementar, parece que já circula (ou vai circular) um “abaixo-assinado”contra a vinda dos novos “inquilinos”!
Quem não anda nada satisfeito com esta situação é o nosso estimado presidente da junta, “Nogueirinha”! Se por um lado não se sente responsável pela estadia dos que já ali existem há muitos anos e que apesar de um ou outro problema, não tem dado chatices neste anos todos, acha que alguém que insinua que a responsabilidade da vinda ou não de novos ciganos é com alguma intenção..mas que tal é completamente falso! É que segundo ele a junta não é tida nem achada… pois a junta nunca assinou nem tem que assinar qualquer tipo de autorização! A Junta não convidou mais ninguém para se instalar na Freguesia; a Junta não tem qualquer tipo de terreno para os alojar!
Se há algum movimento, ou pessoa, para tal…a “culpa” é de alguém, mas a junta de freguesia diz estar completamente à margem do que se possa estar a passar!
E finalmente…disse…ou acho que disse que a Junta estará, como é sua obrigação, ao lado do povo e da sua vontade!
8 comentários:
Afinal naõ saõ 15 saõ 500 é pena naõ serem acolhidos pela instituiçaõ e pelo presidente,pois
nas áreas circundantes ás suas habitações naõ é possivel acolhelos,esta tudo lotado com moradias de luxo e quem têm que levar com eles é o Zé povinho enquanto o Zé Riquinho enche os cor
dões á bolsa e fica bem visto na sociedade,pois os sanguedentes são pacificos e bons anfitriões...
A comentar Burrinho
Desta vez não é guerra politica, mas, dos pais das crinças da escola e da população em geral.
Tanto quanto sei quem está mesmo descontente é quem se vê obrigado a suportar os seus maus hábitos destes novos moradores que não gosta de normas de conduta social.
Nem Rosas nem laranjas os tem por perto das suas habitações, o problema é mesmo do povo.
O Sr. Nogueira pode dizer o que quizer, mas toda a gente sabe que é maioritáriamente da responsabilidade dele e só dele, mas nós fazemos de conta que não.
Quanto às Rosas, avisaram com tempo mas o povo escolheu assim.
Terra de burros tem o que merece.Ciganinhos cavalinhos e todos os rejeitados são benvindos, alguém hade vir para os ensinar a comportar-se em sociedade porque eles querem mesmo é ser integrados.
O povo de Sanguêdo não é melhor que os ciganos, assim aproveita-se e integram-se todos ao mesmo tempo.
Sr Nogueira e Rosas tragam pesiquiatras, sociologos, policias e ladrões para Sanguedo que esta gente bem precisa.
è o que consta. vaõ ficar n
perto do campo da bola toda a gente diz
A meu ver as familias para incersão social deviam ser distribuidas por igual entre as freguesias do concelho.
Sanguedo já tem a quantidade que merece.
Concentrar um grande numero no mesmo local não é incersão, é exclusão.
Estão a criar um gueto de "ciganos" para os meter separados das outras pessoas.
Tapar os olhos a quem?
Estes levem-nos para o castelo e não para os contentores que planeiam instalar na boavista.
Já saiu o novo acordo ortográfico? Se saiu veio com muitas alterações... ou então é só erros nos comentários...
Ó professor de portugues sai dai que não é nada contigo.
o que os lelinhos dizem na escola é que o avô comprou um terreno para trazer os primos e que os homes ajudaram a comprar e cos primos vem morar pó lado da casa da catequista.
essa comunidade de ciganos que vai chegar aí a sanguedo são os que foram expulsos de um terreno na zona industrial dos carvalhos que estavam na parte de cima escondidos no pinhal e eram conflituosos por naturesa isto não é ser racista mas que eles se poem a jeito pôem t~em é que ter um olho no cigano e outro no burro
Como Sanguedense, cidadão Portugues, e cumpridor da Lei, e tomando como exemplo a recente polémica das SCUT's, lamento ter que chamar hipócritas e cobardes à maioria dos Sanguedenses... Porque se escondem atrás de SMS's e de um Blog???? À que sair para a rua, e pensar em defender principalmente a educação e o futuro dos nossos filhos...
A revolução do 25 de Abril não se fez com SMS's nem com Bloggs!
Tenho pena de OBRIGATORIAMENTE ter que me tornar racista, mas o presente assim o exige, nesta pequenina terra de "cenário" e "Hollywood"...
Pobres que querem trabalhar e não têm ajuda, poucos mas os há, e outros que recebem os nossos impostos, que vão tomar o pequeno almoço ao café a meio da manha, quando ja temos 2,3 e mais horas de trabalho no corpo? E essa Nobre instituição saberá o significado de Solidariedade????
Enviar um comentário