14 novembro, 2010

o saneamento do meu bolso!

image Finalmente a quase concretização de um sonho…estou “ligado” ao saneamento! É verdade…agora posso dizer em alto e bom som “já estou a cagar para a rede de saneamento pública!” 

De forma oficiosa, pois os “controleiros” ainda terão de vir à minha “maison” verificar se está tudo bonito e fazerem a ligação da água!

O “pobo” do nosso concelho não cabe em sim de tão contente… é por isso que se explica as enorme “bichas” para adquirirem o serviço que dizem ser obrigatório….. mas estão lá realmente porque querem… deixar de estarem obrigados! 

O inicio do meu sonho foi em Setembro! Fui até aos escritórios e logo ali fiquei espantado…era o número 69 (bom não?) e estava ainda no atendimento o número 24! Mas estávamos tão contentes que até conversávamos alegremente sobre coisa alguma… mas ajudavam a passar o tempo. É claro que aconteceu o que parece ser “norma do estabelecimento”: alguém com aspecto de parva a fazer parvoíce…aos gritos berra “Calem-se!!!! Mando todos embora sem serem atendidos”! Ficamos espantados e felizes…afinal a “Indaqua” quer o nosso bem e a nossa boa disposição! Este tipo de palhaçadas tem de ser mesmo para nos alegrar! 

Graças a algumas desistências…. Chegou a minha vez! Estava eufórico…haveria ainda hipóteses de haver serviço para mim?! Sim, a menina deu-me de imediato essa boa nova! E por ser um fervoroso adepto, ainda terei uns descontos…se for a pronto pagamento! Num total de quase 800 euros! Isto apenas para que os senhores da Indaqua irem lá a casa colocar um contador e cortar a respectiva fita de inauguração! Perguntei à menina (perguntei mesmo) se a fita da inauguração era paga por mim ou se seria oferta da empresa? E menina deu-me mais uma excelente noticia…”é um mimo da empresa”!... estou estragadinho com tanto mimo! 

As obras em minha casa… “do lado de dentro do meu muro ”, e ainda mais um buraco feito no passeio exterior é por minha conta… não queriam, mas eu insisti! Como não eram assim muito complicadas…ficaram apenas pela irrisória quantia de 1000 euros! 

Ora muito bem… 1000 euros + 800 euros = 1800 euros! É uma quantia agradável…. Mas perfeitamente acessível a comum dos feirenses que ganham uma porcaria de ordenado… os que ainda têm direito a ordenado! 

É claro que podem sempre pagar em prestações! Apenas um pequeno senão…perdem qualquer desconto que possa estar vigente! 

Há apenas uma coisita que me faz alguma confusão: a nossa Cambra espalhou por aí uns outdoors enormes a anunciar milhões para o saneamento! Se eles gastam…porque pago eu novamente?! Ou será que no enorme outdoor não tinha lá colocado “ milhões de euros… que você terá de pagar” por falta de espaço?!

1 comentário:

Carla Tavares disse...

Também eu tenho andado indignada com isto! Há meses que venho questionando como é possível exigirem tamanho esforço financeiro às gentes do nosso concelho, sobretudo numa altura destas! Considero uma obra necessária, mas nesta altura não deveria ser exigida da forma como estão a fazê-lo; independentemente dos descontos que possam fazer ou das facilidades de pagamento que possam vir a dar! Não tarda muito quer-me parecer que a Câmara terá de contratar o velho Homem do Fraque! Mas fiquei ainda mais indignada com a resposta dada por parte de um digníssimo Presidente de Junta, à minha pergunta "Porquê a obrigatoriedade de ligação agora?" Resposta: "A Câmara fez um elevado investimento no saneamento, que agora tem de recuperar!" Mas afinal quem paga a factura? Efectivamente tenho visto muita gente a reclamar... mas ficam só por aí! No final das contas, acabam todos por contratar o serviço. O Português é assim! O mesmo se passa com o pagamento das scuts! Os nossos irmãos espanhois reclamaram, já foram para a justiça, mas nós por cá até perdemos um dia de trabalho para ir comprar o dispositivo à Via Verde, mas entendemos que não deveríamos pagar! Já para não falar daqueles que passando na scut sem dispositivo, se têm dirigido aos CTT para pagar a passagem sem qualquer aviso prévio! Afinal não há crise financeira no nosso concelho...!