Deputados do PSD preocupados com a proliferação da doença do nemátodo do pinheiro O PSD está preocupado com a reflorestação na Região Centro, não apenas na sequência dos incêndios da época estival, mas também em função dos números conhecidos sobre a floresta afectada pela doença do nemátodo. Um grupo de deputados, entre os quais o aveirense Ulisses Pereira, dirigiu uma Pergunta ao Governo sobre a matéria.
Segundo informações divulgadas pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, mais de metade (380 mil hectares) dos 550 mil hectares de floresta de pinhal em Portugal está afectada com a doença do nemátodo (verme que provoca a morte das árvores afectadas). Pelos dados revelados pela mesma Associação, no ano 2000 Portugal tinha um milhão de hectares de pinheiro.
“A Federação Nacional das Associações de Produtores Florestais garantiu recentemente que a praga do pinheiro ‘continua a avançar de forma descontrolada’, por falta de medidas, referindo mesmo que ‘o combate do nemátodo está parado’ – denunciam os deputados social-democratas, preocupados com números que confirmam o declínio acentuado das áreas desta espécie, que ameaça ser ultrapassada pelo eucalipto.
Para o PSD, a confirmarem-se estas informações prestadas por aqueles que no terreno conhecem melhor a realidade e em função dos dados oficiais disponíveis, se não forem tomadas medidas o pinhal poderá mesmo desaparecer, sofrer embargos à sua comercialização, causando graves impactos económicos e na paisagem.
Exigindo “medidas enérgicas e acções concretas”, os parlamentares do PSD querem saber do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas qual o número de acções de prospecção e eliminação de árvores com sintomas de declínio por efeito do nemátodo do pinheiro realizadas na área da região Centro do País e que acções de reflorestação foram realizadas.
A outro nível, os Deputados interrogam o Governo sobre se este admite a hipótese de embargo à exportação de madeira de pinho nacional e, nessa eventualidade, que acções pretende implementar na salvaguarda deste importante sector económico.
Aveiro, 2 de Novembro de 2010
A assessoria de comunicação do GP-PSD/Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário