11 janeiro, 2011

Trompetista é o único português na Orquestra do YouTube

imagePedro Silva tem 20 anos, natural de Fiães,Santa Maria da Feira e professor na Tuna Musical Mozelense, já tinha sido escolhido para integrar a The Worlds Orchestra 2010/11.


São mais de 100 músicos mas só um é português. O trompetista Pedro Silva está entre os vencedores da Orquestra Sinfónica do YouTube, cujos elementos foram escolhidos através de audições na Internet e se estreiam na Ópera de Sydney, na Austrália, em Março.

Pedro Silva é finalista da licenciatura em Música na Universidade do Minho, tem 20 anos, é natural de Santa Maria da Feira e já tinha sido escolhido para integrar a The Worlds Orchestra 2010/11. Os 104 elementos da Orquestra do YouTube, quatro deles trompetistas, foram eleitos após várias audições na Internet, mas só Pedro Silva é português.

“Estou ansioso pela primeira actuação, porque é uma nova experiência e vou aprender muito mais. Todos os músicos sonham tocar em grandes palcos e será uma honra ser orientado pelo maestro Michael Tilson Thomas”, reconhece Pedro Silva, que diz ter ficado “surpreendido” com a distinção. “Sempre tive alguma esperança em ser escolhido, mas não pensava ser possível entrar num projecto deste nível”, acrescenta, citado num comunicado da sua Universidade.

A sua formação na Universidade do Minho decorre em regime pós-laboral, o que diz “trazer vantagens” por ficar com “todo o dia para estudar e crescer musicalmente”. “Quero aprender, aprender, aprender”, sublinhou ao PÚBLICO. Pedro Silva conheceu os resultados antes do final de 2010 e anseia por “partilhar muitas experiências boas” com os colegas, neste encontro de 30 nacionalidades.

A Orquestra Sinfónica do YouTube nasceu em 2009 como a “primeira orquestra colaborativa do mundo”. Os intérpretes prestam provas em vídeo, são avaliados via Internet por um júri que escolhe os finalistas e estes são votados online pelos internautas. Portugal contribuiu então com um violinista – Tiago Santos. Desta vez, volta a fazê-lo, ainda que indirectamente: o brasileiro Vasken Fermanian, de 20 anos, que também foi seleccionado, frequenta o segundo ano da Licenciatura em Violino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Na primeira edição concorreram três mil músicos de 70 países, sendo escolhidos 94. Em 2010 candidataram-se cerca de 10 mil intérpretes e o júri escolheu 336 finalistas, incluindo quatro portugueses – a flautista Ana Carina Sousa, o violinista Nuno Vasconcelos, o trompetista Luís Duarte Moreira e o oboísta Samuel Bastos.

Pedro Silva está no 3.º ano da licenciatura em Musica na Universidade do Minho, área de Interpretação, variante de Instrumento (Trompete), com os professores Vasco Faria e Pierre Dutot. Iniciou os estudos aos 11 anos na Tuna Musical de Fiães. No ano seguinte ingressou na Academia de Musica de Santa Maria da Feira, onde esteve até 2007. Concluiu o 8.º grau no Conservatório de Musica de Fornos há dois anos.

Tem também participado em várias masterclasses, sob a orientação de John Aigi Hurn, Steve Mason e Spanish Brass luur Metals. É membro da Banda e Orquestra Sinfónica de Santa Maria da Feira e do quinteto de metais Feira Brass. Participou em estágios da Orquestra de Câmara do Minho, da Banda Sinfónica da Covilhã e tocou a solo com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Fornos. Fez várias digressões Internacionais, nomeadamente a Espanha, Brasil e Alemanha.

No vídeo que lhe serviu de audição – e que pode ser visto abaixo –, o português percorreu em pouco mais de quatro minutos mais de dois séculos de música, tocando trechos dos compositores icónicos Gustav Mahler, Ludwig van Beethoven, Strauss, Igor Stravinsky e Franz Joseph Haydn, como previsto no regulamento.
in Público

Sem comentários: