13 abril, 2011

No mínimo, incompetência…

image A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Santa Maria da Feira está profundamente indignada com todo o processo relativo à marcação das eleições autárquicas intercalares para Canedo. 

A total falta de respeito pela democracia foi absolutamente gritante. A total falta de consideração por Canedo foi verdadeiramente chocante. O que se passou foi mau de mais para ser verdade.
As eleições foram supostamente marcadas para o dia 22 de Maio. A data circulava de boca em boca mas ninguém confirmava. A data saiu em alguma comunicação social mas ninguém confirmava. O sítio do Governo Civil nada informava, o sítio da Comissão Nacional de Eleições nada informava, nenhum outro organismo, entidade ou instituição informava: absolutamente ninguém informava e os prazos estavam a decorrer…
O CDS nunca foi informado por ninguém sobre este processo. Nunca recebemos uma carta, um mail, um sms, um telefonema, um fax de quem quer que fosse com responsabilidades neste procedimento.
Mediante a total inexistência de informação, o CDS-PP estranhou a situação. E ficou boquiaberto quando constatou que o prazo de apresentação das listas terminava na passada segunda-feira, dia 11. Faltavam horas e não dias ou semanas para o fim do tal prazo…
Por um lado, as forças partidárias ficavam com prazos reduzidos para apresentação das listas, impedindo a normal elaboração dessas mesmas listas. Por outro, ficavam impedidas as coligações (com toda a legitimidade poderiam interessar a alguém, que não ao CDS) e a constituição de listas de independentes, direito legítimo de qualquer grupo de eleitores.
O prazo para apresentação das listas terminaria nessa segunda-feira (dia 11) mas a data das eleições ainda não era oficial e ninguém teria sido contactado com essa informação. De facto, surreal e inacreditável…
O CDS protestou durante o fim-de-semana, elaborando uma exposição ao Governo Civil de Aveiro e à Comissão Nacional de Eleições.
A comunicação da nova data chegou na segunda-feira, à hora do almoço, através do assessor do Governador Civil, primeiro por telefone e depois por mail.
Está reposta a legalidade democrática, mas o erro ficou.
Curiosamente a CNE já divulga no seu sítio a data das eleições, embora sem o mapa-calendário – já é melhor que nada – mas o Governo Civil continua sem qualquer informação.
A pergunta que se coloca é muito simples: estamos perante um caso de incompetência ou houve intenção deliberada de favorecer alguém? Se sim, PS ou PSD? O CDS em nada lucrou com a situação, até porque tinha a sua lista já muito adiantada nessa altura. Apenas tivemos de “acelerar o passo”.
Há que apurar o que se passou e responsabilizar os culpados. A culpa não pode ficar solteira, como de costume.
Ficamos a aguardar uma posição da Comissão Nacional de Eleições
Uma última nota que entendemos importante: fazia todo o sentido estas eleições realizarem-se na mesma data das Legislativas, por inúmeras razões, desde as financeiras até às logísticas. Numa altura em que o país está desgraçadamente na bancarrota, sempre se poupava algum dinheiro. Seria uma gota no oceano mas já seria alguma coisa.
Tudo isto é deplorável. O povo de Canedo merecia outro tratamento.
Santa Maria da Feira 12 de Abril de 2011

5 comentários:

Anónimo disse...

É incompetência porque mal feita. Não se destinava a perderem na secretaria. Era por falta de comparência

Anónimo disse...

Parece ser garantido que vamos ter 3 listas - psd, ps e cds. Vamos ver o que sai.

CDS disse...

Cala-te Alferes, só te falta uma bolinha vermelha no nariz.
Não passa de um imcompetente, à quantas eleições o CDS não apresenta lista, com Vexa Excelecia no poleiro????
O problema é de quem?
Enfim...
Tótó......

Anónimo disse...

Já vomito Canedo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

esta merda ja cheira mal.
ja chega de ataques
vamos é lutar para limpar canedo dos velhos do restelo de 25 anos.
vamos unir todos para acabar com
moreiras,coutinhos,hilarios,e outros mostrengos que querem e quizeram a junta para se governar.
é a nossa hipotese para acabar com esta monarquia...o bento e os outros mereciam mais respeito porque estariamos na mesma ditadura.