A estrela de cinema Daryl Hannah juntou-se à campanha “100% Cork” - versão americana do InterCork – Promoção Internacional da Cortiça – desenvolvida pela Associação Portuguesa de Cortiça (APOCR), com sede em Santa Maria de Lamas, concelho da Feira.
A actriz, conhecida por filmes como “Splash”, “Blade Runner” ou “Kill Bill”, plantou no ínicio de junho, o 591º sobreiro no espaço verde da Universidade da Califórnia em Davis.
Daryl Hannah esteve no ano passado em Portugal para participar num fórum sobre mudanças climáticas, onde teve a oportunidade de visitar o montado e apaixonou-se pelo mundo da cortiça.
“Envolvi-me para contribuir para a preservação deste ecossistema e das florestas, alertando as pessoas para o potencial da cortiça” - disse a estrela, destacando a importância multidimensional da fileira.
Reconheceu que, antes da visita, tinha uma ideia deturpada do sector: “Pensava que os sobreiros eram cortados e que a cortiça era o coração da árvore”. Mas a visita a Portugal fez dela uma militante, pois pôde apreciar “as florestas de sobreiro e todas as criaturas que vivem lá”. Então, sentiu, que esta era “uma história que precisava de ser contada” ao mundo.
O estado da Califórnia é um importante produtor de vinho, daí que a Universidade da Califórnia dê grande importância a todas as questões relacionadas com este sector. Na mesma acção em que participou a actriz, Andrew Waterhouse, do departamento de viticultura e enologia daquele estabelecimento de ensino, reforçou o argumento de que o dito “sabor a rolha”, que, durante algum tempo, minou a posição da rolha de cortiça nos mercados mundiais, é um argumento ultrapassado.
“Os produtores responderam a este desafio aumentando a qualidade do produto” - sublinhou.
Este responsável salientou as preocupações ecológicas actuais da indústria vinícola, vincando, porém, que “a qualidade” ainda é “a principal preocupação” dos produtores.
O InterCork é um projecto público/privado com uma participação pública do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que o financia em 80 por cento, sendo que os restantes 20 por cento são assumidos pelos associados da APCOR, pelas associações e por empresas do sector presentes nos diferentes mercados.
O projecto decorre até ao próximo mês de Agosto e representa um investimento de 21 milhões de euros.
in 7sete
Sem comentários:
Enviar um comentário