20 junho, 2011

Antero Tavares - Prémio Manuel Laranjeira 2011

image Criado em 1990, na celebração do primeiro aniversário da elevação de Mozelos a vila, este prémio evocativo da memória do escritor mozelense Manuel Laranjeira, tem distinguido o trabalho e a dedicação de diversas personalidades de Mozelos e do Concelho da Feira nos domínios da cultura, do desporto, das artes e da acção social valorizando a sua dignidade, o seu mérito e o reconhecimento público.

No próximo dia 2 de Julho, pelas 15,30 horas, em Mozelos, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, o GDC.M vai atribuir mais um Prémio Manuel Laranjeira, desta vez para a área das Artes. O galardoado será Antero Tavares, acordeonista, colaborador de diversas colectividades, entre as quais se destaca o orfeão da feira que comemora este ano o seu 100º aniversário.

Antero Tavares tem 66 anos, é natural de Vale de Cambra e reside em Mozelos desde os seus 14 anos.

Aprendeu a tocar concertina sozinho na adolescência revelando extraordinárias capacidades musicais, mas não se deslumbrou com as suas aptidões naturais… continuou a aprender música e a tocar outros instrumentos nos tempos livres ao ponto de animar diversas festas e arraiais populares na sua juventude. 

Sobre ele escreveu o Comandante da Companhia no seu livro de memórias sobre a guerra na Guiné, onde serviu como 1º Cabo: “ Ele é dotado das mais excelentes qualidades morais e humanas… Impõe-se pelo rigor, disciplina e energia… Nas horas de descanso animava a malta com a alegria e a boa disposição… e ao som do acordeão ia criando à sua volta um esplendido ambiente. Foi justamente louvado pelo comandante do batalhão!” 

Actualmente toca e ensina a tocar os diversos instrumentos tradicionais usados nas tocatas dos grupos populares e nos Ranchos Folclóricos. Em Mozelos foi fundador e um dos mais empenhados membros do Grupo Cantigas do Talegre e é o acordeonista do Rancho do Orfeão da Feira. 

Esta distinção representa também um testemunho vivo da importância do associativismo local na valorização do potencial humano, na preservação do património cultural e etnográfico, na promoção da responsabilidade cívica e no contributo para a coesão social. 

O Prémio Manuel Laranjeira já distinguiu personalidades de dimensão concelhia como Carlos Martins de Santa Maria de Lamas, Silvina Tavares de Paços de Brandão, Maria Fernandes de Lourosa, Antero Monteiro de S. Paio de Oleiros, Amaro Francisco de Nogueira da Regedoura e Fernando Ferreira de Argoncilhe… Como pessoas mais simples e modestas que apesar de uma actividade discreta e local representam os mais importantes valores da nossa identidade local. 

Esta iniciativa é realizada em parceria com a Junta de Freguesia de Mozelos e está integrada na celebração do 22º Aniversário da elevação de Mozelos a Vil e tem o apoio do Instituto Português da Juventude, da Câmara Municipal de S. Mª da Feira e da Junta de Freguesia de Mozelos.

Sem comentários: