11 julho, 2011

notícia em prosa ou um Anjo Prosa ilusionista?!

imageAlguém se lembra do episódio em que um jornalista relatou 20 minutos de um jogo de futebol… quando este estava parado? O que lhe sucedeu?

 O que sucede a quem não informa mas sim, inventa! Não especula, apenas informa o seu receptor de algo que faz crer que aconteceu quando de facto não aconteceu?!

No nosso pasquim, Correio da Feira, página 12 da edição de 4 de Julho de 2011, aparece uma suposta notícia feita por esse vulto do quase imagejornalismo de Prosa, sob o título “somos apenas a capital do trabalho”! A invenção notícia é a respeito da festa da febra realizada no parque do Coteiro, em Mozelos!

Mais uma vez, o nosso Anjo Prosa, fazendo uso do seu amor aos oceanos, diz pela milésima vez que “ o monte do coteiro recebeu verdadeiro mar de gente”! Há que notar que para além de mar…. é o verdadeiro!!!! Adjectivação “tuga” (parola), desnecessária e demasiadamente repetitiva…digo eu!
Mas isto é lá com ele e não é a razão da “invenção”!
No seu 3º parágrafo, 4 linhas depois escreve: “(…) Joana Andrade e os Dagma foram aclamados pelo público, através de temas como “Ausência, Será que será, Se eu dia voltar, Lado Mau”, entre outros. (…)

 Questões: 

- Como é que ele sabe que eles foram aclamados pelo público?
 
- Como é que ele sabe que a aclamação foi através dos temas que diz?
 
Querem saber como? Pronto eu digo! Porque ele pura e simplesmente fabricou, inventou desinformou…. Fez uma mentira jornalística!
 
Porque digo isso???? …. Fácil, a Joana Andrade e os Dagma, ao contrário do que estava anunciado, não fizeram qualquer tipo de actuação no Parque do Coteiro!
 
Pois é…. Inventar noticias, mesmo que “menos importantes” é muito feio e descredibiliza qualquer um!

4 comentários:

Anónimo disse...

AI QUE FOFINHOS!

Anónimo disse...

É GRANDE!

Anónimo disse...

Talvez melhor, comentar os jogadores Hulk e Falcão, quando eles nem do banco de suplentes sairam.

XEIRINHAS disse...

Desculpem-me lá, mas assim é que estará melhor: comentar jogadas de Falcão e Hulk qundo eles nem sequer foram a jogo.