04 julho, 2011

Santa Maria da Feira: Moradores intoxicados com lixeira a arder

O fumo vindo das pilhas de resíduos de fábricas está a contaminar o ar e a água. A câmara está a tentar solucionar o problema 

Uma lixeira de resíduos industriais que arde há vários dias, em Romariz, concelho de Santa Maria da Feira, espalhando uma nuvem de poluição na zona, está a deixar a população revoltada.

Não se sabe ao certo se um incêndio que deflagrou em Goim se alastrou ao terreno abandonado, ou se, pelo contrário, as chamas tiveram início na lixeira e se propagaram à área envolvente. A realidade é que o ar que se respira em Romariz tem, segundo os moradores, um “cheiro nauseabundo” e, para agravar a situação, os detritos poluentes acabam por se infiltrar no solo e contaminar as águas.

Nos últimos dias, os bombeiros têm-se deslocado com frequência ao local para tentar apagar as chamas, mas torna-se complicado extinguir o incêndio no amontoado de lixo, do qual continua a escapar uma densa nuvem de fumo, que arrasta consigo um odor pestilento.

Segundo apurou o Diário de Aveiro, esses terrenos pertenciam a uma empresa que fazia a recolha de lixos industriais e que abriu falência em 2002. Com o cessar da actividade, o seu proprietário deveria ter retirado os resíduos do local, mas tal nunca chegou a acontecer.

“Isto está assim há dias. Os bombeiros tentam apagar o incêndio, mas ele volta a reacender. Já não bebo água da torneira, porque sabe a resíduos industriais e a borracha queimada e tenho andado a tapar as frinchas das janelas porque tenho um filho asmático e faz-lhe mal respirar este ar”, queixava-se uma mulher, que reside a cerca de 200 metros da lixeira. 

in DA

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando os problemas se tratam na inicio , tem sempre menos consequencia.
Há anos que se sabe dessa lixeira..
e o que foi feito por parte da câmara e da fiscalização? Nada ou muito pouco para não dizerem que não fizeram nada.
É que a empresa fechou mas o lixo continuou sempre a ser la depositado.

Ai que saudades das guilhotinas...

Anónimo disse...

e uma câmara com tantos engenheiros do ambiente...devem ter imenso que fazer!!!