27 julho, 2011

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria tem entrada paga

image A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria passa este ano a ter entrada paga em determinados horários, mas no primeiro dia tem acesso livre e, nos seguintes, o controlo começa às 17:00, de segunda a sexta, e às 12:00, ao fim-de-semana.

Alfredo Henriques, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, declarou na apresentação da 15.ª edição da iniciativa que esta é uma forma de «substituir» os 200 mil euros da autarquia - no contexto global dos 900 mil necessários à edição de 2011 - por receitas próprias do evento.
«É uma cobrança simbólica, mas tem importância», garante o autarca., «não é para a câmara ganhar dinheiro».
Diário Digital / Lusa

22 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho uma vergonha o povo ter que pagar dois euros. Já dava para uma sandes ou para um copo de sangria. Não há direito. Quer dizer, as pessoas deslocam-se à festa, gastam combustivel, gastam no estacionamento, gastam na sandes, na bebida e ainda vão ter que pagar dois euros? Desculpem, mas eu que tenho uma família de 5 pessoas, é só fazer as contas. Nenhum mede menos do que 1,30m. É uma discriminação, é um ultraje, é um dizer-se, "tu queres ir à festa, queres? Não vais! Queres comer porco no espeto, queres? Espera pelas próximas eleições! Ou não comes!
Havia de haver uma lei que protegesse as famílias numerosas, os que ganham salários mínimos, os que estão isentos de pagar taxas moderadoras. Nós e eles, não podemos pagar!
Senhor presidente, venho por este meio pedir-lhe que repense esta posição e que nos dê livre trânsito para entrar no recinto. Obrigadinho. O senhor, no que a festas diz respeito, é grande.

Anónimo disse...

Caro anónimo...a cultura paga-se,ne?! Quando vai ao cinema,não paga? Quando vai ao teatro,não paga? E olhe quem não são só dois euros!!!

Vale a pena pensar nisto...

José Daniel Lamas disse...

Alguém me responde a estas questões?:

1. Se eu quiser ir, por exemplo, a casa de um familiar meu que mora no centro da cidade, também tenho que pagar "entrada"?

2. Se eu estiver dentro do perímetro e não tiver pulseira, alguém me vai obrigar a sair daquele espaço público?Se sim, quem e com que autoridade?

3. Todas as vendas de pulseiras (incluindo vendas a dinheiro), vão implicar a emissão da respectiva factura?


4. Serão publicadas as receitas provenientes da venda destas pulseiras?

5. Qual a justificação que a CMSMF apresenta para cobrar entrada nestes espaços públicos? Será compreensível que seja já este ano, num ano que se pede um maior esforço financeiro aos portugueses?

6. Porque não foi implementada esta medida em anos anteriores, onde a despesa com grupos cénicos era, supostamente, maior?

5. Não estará a viagem medieval em terras de santa maria a assumir pretensões desmesuradamente economicistas? Era este o seu objectivo?

6. O balanço financeiro (proveitos e despesas) discriminado da Viagem Medieval é publicado e acessível a todos os Feirenses? ao Tribunal de Contas?

Obrigado!

Anónimo disse...

Desculpe, está a chamar cultura à feira medieval? Não será algum pretensiosismo? Bem sei que qualquer actividade que envolva pessoas (passo o exagero) pode ser apelidado de cultura, mas ... O ênfase dado a este acontecimento é que não me parece o mais indicado. Muitas e muitas (a meu ver um número exagerado) pessoas vão à feira apenas para comer e beber, estando a ideia inicial posta em causa. esta é uma opinião discutível? É certamente.

Resumindo, a "época medievel" feirense tem-se vindo a acultural demasiado rápido à contemporaneidade ....

Anónimo disse...

Quando se vai ao cinema, claro que se paga! Trata-se de uma empresa com investimentos próprios e com legítimas aspirações ao lucro! A Feira Medieval, certame de promoção das terras de Santa Maria da Feira, é organizada pela Feira Viva, promovida pela CMF e paga pelos dinheiros de todos nós! São coisas bem distintas! A não ser que mantenham inalterável a descida dos impostos a que vamos assistindo...

Anónimo disse...

Sou a favor que se pague a cultura, o porco no espetO é que não! Financiar a cultura sim, o colesterol NÃO.

Anónimo disse...

Tantos cultos que por aqui andam...o evento chama-se VIAGEM MEDIEVAL,e não feira...

Que cultura é a vossa!

Anónimo disse...

Realmente...o evento chama-se viagem medieval.
E pessoas como vocês,que estão sempre contra ao que se faz de bom na Feira, que nem sabem ao certo o nome dos eventos maravilhosos,também não são muito bem vindos...

Anónimo disse...

Chamar-se viagem é uma ambição. Do que se trata realmente é de uma feira! Olhem, avaliem, tenham atitude crítica! Não se contentem com pouco, mesmo que seja dado! Sejam exigentes! Sejamos exigentes. Pode ser que haja uma viagem, mas o que sobressai, o que reluz e brilha é uma grande feira.

Anónimo disse...

Chamar-se viagem é uma ambição. Do que se trata realmente é de uma feira! Olhem, avaliem, tenham atitude crítica! Não se contentem com pouco, mesmo que seja dado! Sejam exigentes! Sejamos exigentes. Pode ser que haja uma viagem, mas o que sobressai, o que reluz e brilha é uma grande feira.

Anónimo disse...

Esta é a forma ou seja a melhor ideia de tirar uns trocos a quem la vai, á feira que assim sempre vai dar para Camara tapar uns boracos,porque esta feira é das coletividades do Comselho e não da direção da Camara.

Anónimo disse...

Eu pago e acho muito BEM!! Devia era ser 5 euros para não termos tantos labregos e parolos a sujarem e a entupirem a cidade.

Anónimo disse...

No meio de tantos comentários quero salientar o do Sr. José Daniel Lamas pela sensatez nas questões que nos põe...

Efectivamente cobrar uma entrada num ano em que a redução com as despesas nas contratações de grupos cénicos parecem evidentes é algo que parece no mínimo desequilibrado. Ora bem, as pulseiras (supostamente) pagam imposto, está no ticket recibo que nos dão no acto da compra (mas pelo que sabemos, o Feira-Viva E.M. não é muito amigo de pagar ivas heheh).

Outra questão... Porque é que ninguém faz contas às largas dezenas de voluntários PAGOS e seguranças que estão destacados para o controle das pulseiras? E se a isto somar-mos os dezenas de pré-fabricados construídos para o efeito? E o custo das pulseiras? Será que os 2 euritos vão pagar isto tudo?

Na realidade as conta da Viagem Medieval estão bem ocultas em estratagemas de gestão, senão, meus caros amigos seriam uma boa de uma anedota...

Em vez de cobrar entrada porque não reduzir na despesa? Começar a trabalhar na organização atempadamente para que o valor dos custos baixem (e por a CMF e o Feira-Viva a trabalhar em vez de contratar serviços (na quarta-feira anterior à abertura andava uma empresa a lavar o lago em frente à CMF, será que não à esfregonas na Câmara, francamente Alfredinho...) Será que não há electricistas na CMF? E Designers? Enfim...

Caros amigos se as associações pagam cerca de 3000 euros por metade da taberna e os regatões cerca 500 euros façam as contas e expliquem se é mesmo necessário cobrar alguma entrada...

(já sei que vai aparecer aqui algum mordomo do Feira-Viva E.M. / CMF a escrever anedotas e a proferir a frase mais célebre dos incompetentes: "façam melhor" - pois claro que é possível fazer MUITO melhor, mas para isso é necessário que o patrãozinho da V.M., que faz bosta sobre bosta, dê lugar a alguém competente... Mas aqui a culpa é do Afredinho que comprou o silêncio de um P.S. com um bom lugar e salário numa empresa de brincar - pena que com os nossos impostos)

Já agora, o evento de Cultura é 0 (zero) tirem o porco e o álcool e "labregos" e vejam no que fica...

Ò Alfredinho, não borres mais a escrita e põe mão nisto...

Anónimo disse...

É só criticas...o que é certo,é que está sempre repleto de gente...

Anónimo disse...

O que devia ser taxado era o LABREGUISMO e o LAMBE-BOTISMO. Colocava-se uma máquina à entrada que medisse estas duas características e pagava-se ao metro. 5€ metro. Ò senhor presidente, isto é que era facturar! Quem reunir as duas valências ganha uma sandes grátes (de acordo com o novo acordo ortográfico labrego).


OBS: não cobro nada pela ideia, mas quero que se saiba que não se pode chamar isto de LAMBE-BOTISMO.

OBS 2: Os números relativos ao labreguismo na Feira foram recolhidos nos resultados das últimas eleições. Senão houvesse muitas labregos na Feira, o senhor presidente acha que ganharia por maioria absoluta?
Deixo a resposta para analistas conceituados e assadores de porco no espeto!

Anónimo disse...

Desculpem os defensores militantes, mas não se trata de uma viagem, nem de uma feira, trata-se de um shopping do tamanho do freeport. O apelo ao consumo é absolutamente obsceno. A cultura, perdoem-me, é relegada para um plano secundaríssimo. Desde o estacionamento, entrada, bebidas, tendas e tendas e tendas e tendas e tendas e tendas e tendas...Pode ser assim, mas assumam-no, não façam de conta!

Anónimo disse...

Boas,

Queria deixar apenas 3 notas sobre o certame:
1) O recibo que me deram informa como faço para obter a respectiva factura...mas que para isso tenho de me deslocar a um outro local, que não o local de compra da pulseira...o IVA é contabilizado apenas na factura não é?e todos sabemos quantos visitantes irão solicitar a factura, nestes termos.

2) os locais onde se compram as pulseiras não dispõe de livro de reclamações.

3) Por motivos profissionais, não poderei usar a pulseira que adquiri, pretendendo ir à viagem medieval noutros dias. Foi-me dito que a pulseira poderia ser substituída por um suposto cartão (apenas para casos especiais). Desloquei-me ao local onde efectuariam a suposta troca (o mesmo local onde se pode requerer a factura de compra), tendo-me sido dito que "os cartões esgotaram" e que agora seria difícil esta troca...

Ora, estas pessoas não pensaram nestas fragilidades?

Anónimo disse...

O facto de as pessoas não pedirem factura,já é da responsabilidade de cda um. Uma grande parte das pessoas neste país,nãopede factura de nada.Olhe,eu peço!

TT disse...

acabaram de me dizer que embora não divulgado existe um bilhete diário de 0.50 cts. Alguém me sabe confirmar a veraxcidade disto ou será apenas mais um boato tão normal neste país à beira-mar plantado? Eu acho bem que se pague, no entanto acho que os preços da restauração praticados no interior deviam ser mais acessíveis. Cumprimentos a todos. Não sou Feirense mas gosto muito da Feira. Na minha terra também só se diz mal por isso tb saí de lá. Não façam o mesmo relativamente à vossa.

Anónimo disse...

Nós não dizemos mal. Eu tenho imenso medo é das pessoas que só sabem dizer amen. Criticamos o que está mal para melhorar. Tenham é a capacidade de ouvir opiniões diferentes. Burros com palas é em Penafiel (sem desprimor para os burros e para os penafidelenses!).

Anónimo disse...

No próximo ano a entrada devia ser de 50 euros por pessoa e até crianças. Assim evitava-se a confusão, as filas, os ladrões e o estacionamento longe. Há que dar um certo requinte à coisa!

Anónimo disse...

Cultura comestivel é comer com limpeza e sem bactérias! Cultura musical é ouvir musica céltica, canticos gregorianos! Cultura ..cultura...não é bem aquilo...