22 agosto, 2011

Desemprego ou habilidade estrangeira?!

Para os muitos que acham que o nosso dinheiro é “queimado” com subsídios para estrangeiros, é importante saberem que….  Um terço dos desempregados no Luxemburgo são portugueses

Cerca de um terço das pessoas que estão oficialmente registadas como desempregadas ou à procura de emprego no Luxemburgo são portuguesas, revelou o embaixador luxemburguês em Portugal, Paul Schmit.

Segundo o embaixador do Luxemburgo, que falava num debate realizado em Tavira, mais de 32% das pessoas registadas como desempregadas são portuguesas, num universo de 70% de cidadãos estrangeiros nas mesmas condições naquele país. 

Paul Schmit falava no debate "O racismo, xenofobia e outras discriminações", no qual participou também o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e ex-Presidente da República Jorge Sampaio. 

Adiantando que naquele país europeu os portugueses representam 17% da população residente, o diplomata sublinhou que os estrangeiros são os mais afectados pelo desemprego em parte devido à dificuldade em aprender a língua. 

Uma das chaves para a integração, referiu, é justamente a aprendizagem não só da língua-mãe, o luxemburguês, como do alemão, do francês e, numa fase mais tardia da escolaridade, o inglês. 

De acordo com o embaixador, a integração é mais fácil quando as crianças chegam ao país em idades menores, sendo que entram anualmente nas escolas do Luxemburgo cerca de 500 novos alunos. 

in JN

1 comentário:

Anónimo disse...

O problema de Portugal reside na outra "face da moeda". Enquanto no Luxemburgo existem maiores isentivos em sede de IRS, nomeadamente, com a aquisição de vários produtos, no nosso caso ainda pagamos mais por isso. Deste modo, o Luxemburgo consegue obter maiores receitas fiscais de forma a poder distribuir/suportar melhor as suas ajudas/subsídios.