03 agosto, 2011

Lamas - Dispara sobre filha de 12 anos

image António Gomes, 46 anos, disparou um tiro de caçadeira sobre a filha de 12 anos, ontem, durante uma discussão familiar, em casa, na rua de Moure, em Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira. Mónica Sofia sofreu ferimentos graves nas costas e teve de ser sujeita de urgência a uma cirurgia reconstrutiva no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia.

A Polícia Judiciária do Porto deteve António Gomes. O homem, operário da construção civil, será presente hoje ao juiz de instrução do Tribunal de Santa Maria da Feira. 

Segundo o CM apurou, António Gomes sacou da arma inesperadamente com a intenção de ameaçar a filha mais velha, de 17 anos, tendo atingido, na confusão, a menina mais nova. 

Mónica Sofia foi levada pelos bombeiros para o hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Após o disparo, o pai ficou em casa e esperou pela GNR para se entregar. O caso passou depois para a alçada da Polícia Judiciária. 

A discussão familiar ocorreu de manhã e começou por envolver o pai e a filha mais velha, de 17 anos, mãe de um bebé com cerca de um ano. 

A acesa discussão acabou por envolver a restante família. A mãe, Maria da Conceição, e a pequena Mónica Sofia saíram em defesa da rapariga, numa altura em que António pegou na caçadeira. Entre ameaças e gritos, disparou. 

António não tem licença de porte de arma e ao que tudo indica nem a família teria conhecimento da existência da arma em casa. Segundo alguns vizinhos, as discussões familiares são frequentes, sobretudo com a filha de 17 anos e com o companheiro desta. Ainda assim, os vizinhos dizem que António Gomes nunca mostrou sinais de ser um homem violento. 

FAMÍLIA COM PROBLEMAS FINANCEIROS
 
Segundo o CM apurou, trata--se de uma família numerosa e com dificuldades financeiras, Na casa térrea de Santa Maria de Lamas vivem nove pessoas: os pais, cinco filhos, o companheiro da filha e o bebé. Os pais da criança, ambos menores, serão a origem de algumas discussões familiares, alegadamente por não trabalharem. António Gomes é operário da construção civil mas também não tem trabalho certo. Nos últimos anos residiram em várias casas e até chegaram a comprar um apartamento na freguesia de Mozelos, que já está com anúncio de venda. Mudaram-se para a rua de Moure há relativamente pouco tempo. É uma pequena moradia junto à estrada, onde ontem de manhã ocorreu a trágica discussão familiar. 

TIRO CERTEIRO ARRANCA CARNE DAS COSTAS
 
O CM sabe que o tiro não atingiu os órgãos vitais de Mónica Sofia, mas provocou-lhe ferimentos muito graves nas costas. Não corre risco de vida, mas os bagos da munição arrancaram-lhe carne na zona lombar. A menina recebeu os primeiros tratamentos no Hospital de Santa Maria da Feira para estabilizar. Durante a tarde de ontem foi transferida para a unidade de saúde de Gaia para ser operada. A cirurgia reconstrutiva obrigará Mónica a ficar internada durante várias semanas. A menina esteve sempre acompanhada pela mãe. 

In CM

Sem comentários: